Flagra

99 14 0
                                    

Cena 1
Nervosa, Neide se mostra revoltada com o questionamento de sua prima.
NEIDE- Tá maluca Leinha? Que pergunta idiota é essa?
LEINHA- Essas marcas Neide? São marcas de agressões...
NEIDE- Eu nunca encostei um dedo na minha mãe. Cuidei esses anos todos dela com muito amor e carinho. O Fábio está por prova.
LEINHA- E que marcas são essas?
NEIDE- Eu não sei. Ela deve ter se machucado... Sei lá Leinha. Eu juro por tudo que é mais sagrado que eu nunca encostei um dedo na minha mãe. Eu não seria capaz de cometer tamanha crueldade.
LEINHA(encara-a)- Eu acho bom que esteja falando a verdade Neide. Eu não sei o que eu seria capaz de fazer com você se descobrisse que você anda agredindo a tia Zenaide. (pausa) A nossa família na Paraíba iam morrer de desgosto.
Neide respira fundo tentando se controlar.
LEINHA(continua)- Depois do banho, eu vou passear um pouquinho com ela no parque.
NEIDE(retruca séria)- Ela não pode ficar muito tempo exposta ao sol...
LEINHA- Quanto a isso não se preocupe. Eu vou cuidar muito bem da tia Zenaide. Ela pra mim é como se fosse uma mãe.
Cena 2
Entretida com o celular, Sheila está chegando em seu consultório, quando então é surpreendida por Rafael.
RAFAEL(chama - a sério)- Sheila.
SHEILA(surpresa)- Rafael!
RAFAEL- Podemos conversar?
SHEILA- Claro. Vamos a uma lanchonete que tem aqui próximo. Lá podemos conversar a vontade.
Cena 3
Já na lanchonete, Sheila e Rafael estão sentados em uma mesa começando uma longa conversa.
RAFAEL(sério)- Você conseguiu. Você conseguiu me ter de volta ao seu lado. (pausa) Eu vou me casar com você. Eu vou assumir essa criança.
SHEILA(pega sua mão)- A gente se ama Rafael...
RAFAEL(puxa a de volta)- Não. Eu não te amo Sheila. Eu não sinto nada por você. (pausa) Se estiver pensando que essa criança vai mudar alguma coisa entre a gente, você está enganada. Como eu já falei: eu vou me casar com você, mas não vai ser por amor. Eu vou me casar por causa dessa criança. Seremos marido e mulher apenas no papel, mas sentimento, amor, paixão... Isso nunca vai existir entre a gente.
SHEILA- Como pode ter tanta certeza? Você não se sente atraído por mim? Não me acha bonita?
RAFAEL- Você é linda Sheila, mas não é pra mim. Eu amo outra pessoa que não é você. Eu sou completamente apaixonado por essa outra pessoa, e só estou deixando-la de lado por causa dessa criança e desse maldito medo que existe aqui dentro de mim.
SHEILA(enxuga as lágrimas)- Mas pro seu azar vai ter que casar comigo. Vai ser meu marido querendo ou não. E essa pessoa que dizes amar, terás que esquecer...
RAFAEL(interrompe-a)- Esquecer essa pessoa eu não esqueço nunca. (bate no peito) Ela vai está sempre aqui no meu coração. Entre eu e você existirá essa pessoa. Uma barreira indestrutível. (pausa) Vê se realmente vale a pena viver ao meu lado. Ter um casamento apenas no papel, porque amor meu, você nunca há de ter. (pausa) Pensa nisso!
Rafael levanta-se e se retira deixando-a muito nervosa.
Cena 4
Leinha está chegando no parque com Zenaide, e logo a conduz para debaixo de um lindo pé de ipê rosa florido.
LEINHA(questiona-lhe olhando nos seus olhos)- Está bom aqui tia?
Nesse momento, Lucas vem se aproximando com sua câmera fotográfica e acaba vendo-a ali, então se aproxima.
LUCAS- Oi.
LEINHA(levanta-se encantada)- Oi. Leinha, prazer! Sou lá da Paraíba.
LUCAS- Você é filha dela?
LEINHA- Sou sobrinha.
LUCAS(apresenta-se)- Sou o Lucas.
LEINHA- Encantada Lucas!
Lucas agacha-se perto de Zenaide, e passa a mão em seu rosto.
LUCAS- Tá lembrada de mim?
Zenaide o ignora.
LEINHA- Ela não fala mais. Só fica assim com esse olhar fixo. Eu falei pra Neide que ela tá com depressão, mas ela parece que não tá nem aí.
LUCAS(questiona-lhe)- Neide é?
LEINHA- A filha dela.
LUCAS(fica de pé)- Tem que levá-la ao médico. Ela precisa passar por tratamento. Depressão é algo muito sério, principalmente na idade dela.
LEINHA- Eu sei...
LUCAS- Eu conheço um médico muito bom. Eu vou deixar o cartão dele contigo.
Lucas retira a carteira do bolso, abre-a, pega o cartão e a entrega.
LEINHA- Obrigado. (arruma o cabelo) Você costuma vir muito aqui ao parque?
LUCAS- Venho sempre. Eu gosto de ambientes calmos. Posso tirar uma foto dela?
LEINHA- Claro.
Leinha arruma o seu decote, porém Lucas nem dá-lhe atenção e se posiciona para tirar uma foto de Zenaide.
LUCAS(após tirar a foto)- A senhora é linda, sabia? Tenho certeza que ainda vou tirar muitas fotos suas.
Lucas pega sua mão e a beija.
Cena 5
Em seu quarto, Neide está terminado de recarregar seu revólver.
NEIDE(resmunga)- É querida prima, eu não queria fazer isso, mas você não está me deixando escolhas. (pausa) Você não vai ficar sendo uma pedra no meu sapato. Tua passagem para o inferno já foi encomendada.
Neide solta uma gargalhada e beija o seu revólver.
Cena 6
Cai à tarde.
Lucas está chegando no Shopping, onde marcou de se encontrar com Rafael, que já está lhe esperando no restaurante do mesmo.
LUCAS(puxa a cadeira e senta-se)- Como vai?
RAFAEL- Pensei que você não viria mais? Você saiu tão nervoso ontem...
LUCAS- Não vamos falar sobre isso Rafael. Essa história só me machuca. Seremos bons amigos. Fica tranquilo que eu vou saber me comportar. Eu só quero que você seja feliz. Eu confesso que fiquei triste com a notícia, mas enfim, isso não vem ao caso. Seja feliz!
Enquanto isso, Neide está mais a frente comprando um belo vestido.
NEIDE(para a vendedora)- Eu vou levar esse aqui mesmo.
Logo, ela pega o celular e liga para Fábio.
NEIDE- Oi amor. Da pra você vim me pegar aqui no Shopping? (pausa) Tá. Eu já estou saindo. Tô indo pagar agora. Eu vou descer para o estacionamento.
De volta à mesa, Lucas fala para Rafael :
LUCAS- Eu vou indo.
RAFAEL- Mas já? Não vamos comer nada?
LUCAS- Eu marquei de jantar com a minha mãe e uma amiga hoje. Outro dia a gente se vê.
RAFAEL- Que pena. Eu vou com você até o estacionamento.
Os dois se levantam e seguem até o estacionamento. Enquanto isso, Neide está no caixa efetuando a compra do seu vestido.
NEIDE- Vou pagar à vista!
Alguns minutos depois, Lucas e Rafael chegam ao estacionamento que encontra-se sem movimento.
LUCAS(abre a porta do carro)- Vou indo!
Sem conseguir se conter, Rafael segura o seu braço.
RAFAEL- Eu te amo Lucas! Eu não paro de pensar em você um só minuto.
Nesse momento, Neide vem chegando no estacionamento entretida com o celular.
LUCAS(tentando resistir)- Não faz isso Rafael. Não faz isso. (pausa) Você não vê que fazendo assim nos faz sofrer ainda mais.
RAFAEL- Como eu queria que tudo fosse diferente. (pausa) Como eu queria poder gritar para os quatro cantos que eu te amo...
Sem conseguir conter tamanho desejo, Lucas o beija apaixonadamente, entretanto acabam sendo vistos por Neide, que imediatamente se esconde por trás de um carro.
NEIDE(resmunga em choque)- Que isso? É o Major!
Sem pensar duas vezes, ela tira várias fotos com o celular.

Todas as Formas de AmorOnde histórias criam vida. Descubra agora