Cena 1
Assustada, Tiazinha regressa alguns passos.
TIAZINHA- Baixa essa arma!
NEIDE- Eu não tô aqui pra brincadeira. O meu marido não vai arcar com a irresponsabilidade do seu sobrinho. De alguma forma ou de outra, você vai pagar essa dívida...
TIAZINHA- Eu já falei que eu não vou pagar. Eu não tenho dinheiro.
NEIDE- Isso não é problema meu!
TIAZINHA- E nem é meu. Eu não vou pagar uma dívida que não me pertence...
NEIDE- Você tá me desafiando? Perdeu o amor à vida foi sua velha nojenta? Com um simples apertar de dedo eu te mando para o inferno...
TIAZINHA- Eu não tenho medo. Atira! Atira, vai!
Quando finalmente Neide vai apertando o gatilho, um vizinho grita da porta e a interrompe:
VIZINHO- Não. Não faz isso.
Neide volta seu olhar para ele, e o Vizinho entra e se abraça com Tiazinha, que cai em planto.
VIZINHO- Não faz nada com ela. Eu te imploro.
NEIDE- Essa velha maldita tá brincando comigo. Eu vim aqui receber o que o sobrinho dela me deve, e essa velha se recusa a me pagar.
VIZINHO- Eu pago. Eu pago. Quanto ele tá devendo? Eu pago, mas deixa ela em paz.
Cena 2
Na cozinha, Alzira está andando de um lado para o outro muito nervosa.
ALZIRA(consigo mesma)- Rafael, Rafael... Você não está bem! Você precisa de ajuda, e eu como sua mãe não posso permitir que você se destrua. Você precisa de tratamento.
Cena 3
Anoitece.
Alzira está chegando na igreja, onde marcou de se encontrar com o pastor Malaquias, que já se encontra sentado em uma cadeira a sua espera.
ALZIRA- Boa noite irmão.
MALAQUIAS- Boa noite irmã. O que aconteceu? Me ligou tão nervosa...
ALZIRA(senta-se ao seu lado)- Eu vou direto ao ponto irmão. É o meu filho Rafael. Ele está possuído pelo demônio!
MALAQUIAS(assusta-se)- Meu Deus irmã!
ALZIRA- Ele agora do nada tá dizendo que é gay. Como pode isso?
MALAQUIAS- A senhora já conversou com ele irmã?
ALZIRA- Ele tá irredutível. Mas a culpa não é dele. São as amizades que ele tem. Outro dia eu o vi com um rapaz, e assim que bati a vista não fui com a cara dele. Estão desviando o meu filho do caminho do senhor...
MALAQUIAS- Calma irmã! A senhora não pode ficar tão nervosa. Ser gay talvez não seja algo tão pecaminoso como muitos acham. (pausa) Acredito que não seja uma escolha, mas sim uma orientação sexual que já nasce com o indivíduo...
ALZIRA- Não. Deus fez o homem e a mulher. Dois homens não podem gerar filhos...
MALAQUIAS- Mas podem viverem juntos se sentirem algo pelo o outro. Não podemos julgar ninguém irmã! Só cabe a Deus julgar-nos. O amor é tão lindo!
ALZIRA- Não me venha com essa história irmão! Eu vou tirar o meu filho do caminho da perdição. Eu vou apresentar-lhe o caminho da salvação. Eu vou casar o Rafael com uma mulher.
Cena 4
Após um dia inteiro de trabalho, Rafael está em seu quarto deitado a cama ainda pensando em tudo que a sua mãe lhe falou.
Logo, ele ouve a campainha tocar e não demora muito vai atender.
Todavia quando abre a porta acaba dando de cara com Lucas.
RAFAEL- Lucas.
LUCAS(questiona-lhe tenso)- Como vai ficar a gente agora Rafael? Agora que todos já sabem vamos ficar assim em cima do muro? Precisamos tomar uma decisão.
RAFAEL(tenso)- Entra.
Lucas entra e Rafael fecha a porta.
LUCAS- Desculpa vir assim, mas a gente precisa conversar. Eu gosto muito de você, e eu sei que você também gosta de mim...
RAFAEL- Eu estou passando por um momento delicado da minha vida. Minha mãe me rejeita, meus amigos me olham torto...
LUCAS- É normal. Mas com o tempo tudo há de se acertar. Sua mãe mais cedo ou mais tarde irá aceitar você como você é.
RAFAEL(com as lágrimas rolando pelo o rosto)- Eu estou numa montanha russa. Eu sabia que seria difícil, mas nunca pensei que chegasse a tanto. Por que é tão difícil para as pessoas nos entenderem? As pessoas que sempre disseram nos amar tanto na primeira oportunidade se revelam piores inimigos. A minha própria mãe falou na minha cara que preferia me vê morto...
LUCAS(aproxima-se)- Não pensa nisso! Ela falou da boca pra fora. No fundo ela te ama. Ela só não quer aceitar que a sua forma de amar é diferente da convencional. (enxuga suas lágrimas) Você vai vê como tudo um dia irá se acertar. Não dá ouvidos para o que falam de você. (acariciando seu rosto) Eu estou aqui com você. Eu vou cuidar de você.
(A música " together The XX " começa tocar ao fundo)
Rafael encosta sua cabeça no ombro de Lucas, que acaricia-lhe delicadamente.
Cena 5
(A música " sign of The times" de Harry Styles começa tocar ao fundo)
Em seu apartamento, Sheila está chegando aos beijos com Glauco, que lhe propicia uma bela noite de amor.
GLAUCO(resmunga em seu ouvido)- Bruxa!
SHEILA(retruca)- Pré - histórico!
Cena 6
Amanhece o dia.
(A música "true colors" de Cyndi Lauper começa tocar ao fundo)
Na clínica, Zenaide está passando por mais alguns exames e no decorrer dos dias começa passar por um tratamento intensivo e os resultados começam aparecerem lentamente.
No morro, Neide continua traficando com Fábio e por consequência começa se aproximar de Nem. Todavia, sua gravidez começa chegar a estágio final.
Por outro lado, Lucas e Rafael se aproximam cada vez mais, para o desespero de Alzira que ainda luta para tirar seu filho do caminho da "perdição".
Enquanto isso, a relação de Sheila e Glauco começa a ficar cada vez mais seria.
Cena 7
Alguns meses depois...
(A música " Hoje é o seu aniversário" de Leandro e Leonardo começa tocar ao fundo)
Em casa, Leinha, Rafael e Lucas estão comemorando o aniversário de Zenaide, que felizmente se encontra com uma significativa melhora.
LEINHA(beija seu rosto)- Parabéns tia!
RAFAEL(beija a outra face)- Que essa data se repita por muitos e muitos anos.
LUCAS(com sua câmera fotográfica em mãos)- Vamos tirar uma foto para registrarmos esse momento!
ZENAIDE(emocionada)- Eu amo vocês!
LUCAS(beija seu rosto)- Nós que te amamos!
Todos abraçados, Lucas coloca a câmera num suporte e bate uma linda foto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Todas as Formas de Amor
RomanceRafael Alencar Gurgel, um Major linha dura que trabalha empenhado para combater o crime organizado no Morro do Macaco. Filho único, ele perdeu seu pai, também policial, muito cedo vítima de um confronto entre criminosos. Criado apenas por sua mãe Al...