Farpas

131 19 3
                                    

Cena 1
Rafael e Fábio continuam se encarando, és que então o Major questiona:
RAFAEL- Por que o espanto? Está com medo de mim? Está aprontando de novo?
FÁBIO(nervoso)- Não senhor. Eu vou dar um rumo na minha vida. Não vou mais me meter com coisas erradas, eu juro pro senhor.
RAFAEL(sério)- Você não tem que me jurar nada. (pausa) Eu estou de olho em você. Um passo errado eu te jogo na cadeia de novo.
FÁBIO- O senhor não acredita que eu mudei, né?
RAFAEL- Eu não tô aqui pra acreditar em ninguém...
FÁBIO- Ninguém estende a mão para um ex-presidiário. Ninguém dar uma segunda chance. Sempre estão a atirar pedra na gente. (pausa) É difícil mudar quando ninguém acredita na gente.
Rafael solta uma risada, lava as mãos, enxuga-as e o encara pela última vez dizendo - lhe :
RAFAEL- Está avisado.
O Major se retira deixando-o muito nervoso.
Cena 2
(A música " Quando a gira virou" de Zeca Pagodinho começa tocar ao fundo)
De volta a mesa, Sheila está chegando com uma garrafa de cerveja.
SHEILA- Uma cervejinha dona Alzira?
ALZIRA- Obrigado filha.
Nesse momento, Vicente se aproxima de Alzira sambando e pergunta-lhe :
VICENTE- Dá - me a honra dessa dança?
ALZIRA(sem jeito)- Eu acho que não...
SHEILA- Vai lá dona Alzira. Vai dançar um pouquinho...
Mesmo sem jeito, Alzira levanta-se e o acompanha, para a fúria de Cremilda que está da mesa olhando enciumada.
Rafael regressa à mesa tenso.
RAFAEL(para Sheila)- Parece que mamãe arrumou uma companhia!
SHEILA- Você acredita que ela queria recusar o pedido do cidadão?
Enquanto isso, mas na frente, Neide está sambando quando então Fábio se aproxima tenso.
NEIDE- Vem dançar com a sua mulher, vem!
FÁBIO(tenso)- Eu não estou com disposição nega.
NEIDE(ignora)- O que aconteceu amor? Você estava tão bem ainda a pouco...
FÁBIO- O Major tá aqui.
NEIDE(tensa)- Que?
FÁBIO- Eu dei de cara com o policial que me prendeu...
NEIDE(nervosa)- Eu não acredito...
FÁBIO- Ele me ameaçou. Falou que vai ficar no meu pé...
Nesse momento, Neide olha para o lado e acaba vendo Rafael sentado a mesa mais à frente.
NEIDE- Eu vou ter uma conversa com esse sujeito.
Neide segue até Rafael, e Fábio a acompanha nervoso.
FÁBIO- Não nega. Deixa pra lá. Amor...
SHEILA(para Rafael)- A sua mãe se amarrou no coroa...
NEIDE(para Rafael furiosa)- Só porque você é policial se acha o dono do mundo, né?
RAFAEL(questiona-lhe sério)- Do que a senhora está falando? 
NEIDE- Acha que pode andar ameaçando quem vê pela frete?
RAFAEL(levanta-se sério)- Escuta aqui minha senhora! Baixe o tom comigo, ou serei obrigado a lhe dar voz de prisão.
FÁBIO(nervoso)- Vamos embora Neide!
NEIDE(encara-o)- Você acha que eu tenho medo de você?
RAFAEL- A senhora não me provoque.
SHEILA(intervém sem intender)- O que que tá acontecendo aqui?
NEIDE- Quem está me provocando aqui é você...
RAFAEL- Eu?
NEIDE- Fica aí ameaçando o marido dos outros...
RAFAEL- A senhora quer sair daqui algemada?
FÁBIO(pega em seu braço)- Vamos embora Neide!
NEIDE- Daqui eu não saio até vê o Diogo Nogueira. Quero vê se vão me expulsar... O dono do mundo.
FÁBIO(insiste)- Vamos Neide!
NEIDE(encara-o)- Fica esperto Major!
RAFAEL- Fique esperta a senhora se não quiser ser presa!
Neide solta uma gargalhada e volta para à mesa com Fábio.
SHEILA- Que mulher maluca!
Logo, Regina sobe ao palco.
REGINA(cumprimenta)- Boa noite meu povo! Dessa vez, a estudantina Glória Perez tem a honra de convidar ao palco Diogo Nogueira.
Diogo Nogueira sobe ao palco e todos aplaudem de pé.
DIOGO(cumprimenta)- Boa noite galera! Vamos aí de pé na areia.
Regina sai do palco, e Diogo começa a cantar a música "pé na areia" levando todos a dançar.
DIOGO(no final da música)- Valeu galera! Viva todas as formas de amor.
Todos aplaudem.
Cena 3
Amanhece o dia.
Na sala, Lucas e Diego estão se despedindo de Cremilda.
DIEGO- Foi um prazer conhecer a senhora dona Cremilda...
CREMILDA(interrompe-o)- Nem dona e muito menos senhora. Já te falei pra me chamar apenas de Cremilda.
DIEGO- Está bem Cremilda. Foi um prazer ter conhecido você.
CREMILDA- O prazer foi todo meu. Espero que você faça o meu filho muito feliz. Se eu souber que está fazendo-lhe sofrer, eu não sei o que sou capaz de fazer com você.
DIEGO- Quanto a isso pode ficar tranquila. Eu vou fazer do seu filho o homem mais feliz do mundo.
Cremilda o abraça.
CREMILDA- Pode contar comigo sempre. Fico feliz que o meu filho tenha encontrado uma pessoa tão boa. (para Lucas) E você meu filho... Já vai embora tão rápido!
LUCAS- Vida de piloto mãe. Mas semana que vem eu tô de volta.
CREMILDA(emocionada)- Eu tô sentido um aperto aqui no peito.
LUCAS- Fica tranquila mãe. Daqui a pouco eu tô de volta.
Lucas abraça-a, dá-lhe um beijo no rosto, pega sua mala e segue com Diego até o UBER deixando-a para trás a chorar.
CREMILDA- Vai com Deus!
Cena 4
Já de pé, Rafael está se arrumando para ir trabalhar. Todavia, Sheila ainda está deitada e questiona-lhe:
SHEILA- Rafael. A gente já namora a quase um ano, e você nunca falou em casarmos. Você está brincando comigo?
Cena 5
Aeroporto Internacional Tom Jobim
Após alguns minutos, Lucas e Diego estão chegando no aeroporto. Aparentemente tenso, Diego fala:
DIEGO(pega em seu braço)- Lucas.
LUCAS(para é olha para ele)- Oi.
DIEGO- De repente bateu uma vontade de chorar. Uma saudade de você...
LUCAS- Por que meu lindo? Eu tô aqui do seu lado.
DIEGO- Me dar um abraço!
LUCAS- Eu dou quantos você quiser.
Lucas o abraça, e Diego não consegue conter as lágrimas que rolam pelo rosto.
LUCAS- Eu vou indo pro avião. Logo mais nos veremos.
Lucas dá-lhe um beijo na testa, solta sua mão lentamente e segue para o avião.
Cena 6
Sheila continua esperando uma resposta de Rafael, que parece nervoso.
RAFAEL- É claro que eu não tô brincando com você.
SHEILA-  Então prova! Eu quero casar Rafael. Eu quero casar com você o mais breve possível.
Cena 7
Com todos já acomodados em seus devidos lugares, a aeromoça comunica:
AEROMOÇA- Atenção senhores passageiros com destino a Portugal, coloquem os cintos que o avião irá decolar em alguns minutos.
Ainda nervoso, Diego enxuga as lágrimas e o avião começa a levantar voo.
Os minutos se passam, e já distante da terra firme Lucas detecta um problema no avião.
LUCAS(para o copiloto)- Tá ocorrendo uma falha aqui. A aeronave tá sem combustível.
COPILOTO(nervoso)- Não.
LUCAS- Teremos que pousar imediatamente.
AEROMOÇA(questiona nervosa)- O que está acontecendo?
LUCAS- Avisa aos passageiros que teremos que fazer um pouso forçado. O avião tá sem combustível.
AEROMOÇA(nervosa)- Meu Deus!
LUCAS(tentando manter a calma)- Fica tranquila! Vai dar tudo certo.
COPILOTO(se comunicando pelo rádio)- Atenção! Atenção! Teremos que fazer um pouso imediatamente. A aeronave tá sem combustível. Estamos passando por uma pane seca...
Sem conseguir camuflar tamanha aflição, a aeromoça vai falar com os passageiros.
AEROMOÇA- Atenção senhores! Devido uma pequena falha na aeronave teremos que pousar imediatamente. Apertem os cintos e façam uso dos aparelhos de segurança.
DIEGO(nervoso)- Aí meu Deus!
AEROMOÇA- Mantenham a calma que se Deus quiser chegaremos em terra firme em paz.
De volta a cabine, Lucas começa se preparar para descer.
LUCAS(consigo mesmo)- Me ajuda meu Deus! A vida dessas pessoas está nas minhas mãos.
COPILOTO(por rádio)- Estamos descendo...
Logo, o avião começa entrar em colapso.
LUCAS- O avião tá parando. O avião vai cair, cara! Nós vamos morrer. Nós vamos morrer.
Entre gritos dos passageiros, pilotos e aeromoças o avião começa a cair.
COPILOTO- Nós vamos cair! Aí meu Deus!
DIEGO(grita)- Socorro! (em planto) Lucas.
Como previsto, a aeronave cai em uma área plana no interior do Rio de Janeiro.

Todas as Formas de AmorOnde histórias criam vida. Descubra agora