Cena 1
Após tirarem a foto, Rafael diz:
RAFAEL- Aproveitando esse momento tão especial, eu gostaria de fazer um pedido?
Rafael retira um anel do bolso e ajoelha-se aos pés de Lucas.
RAFAEL- Lucas, aceita casar comigo?
LUCAS(emocionado)- Meu amor...
Leinha se emociona com tal cena.
LUCAS(continua)- Aceito. É claro que eu aceito.
Rafael levanta-se, pega sua mão e coloca o anel em seu dedo.
RAFAEL(colocando o anel)- Eu vou te fazer o homem mais feliz desse mundo.
LEINHA- O que estão esperando para se beijarem?
Lucas o beija muito apaixonado.
Leinha e Zenaide ficam assistindo tal cena emocionadas.
Cena 2
No morro, Nem está prestes a matar Hugo, que tentou dá-lhe um golpe numa quantia significativa em dinheiro.
Estão na cena além dos dois Neide, Fábio e mais três traficantes.
NEM(dá-lhe um murro)- Tu vai morrer! Eu vou te mandar pro inferno parceiro. Ninguém consegue passar pro cima do Nem aqui não cumpade. Comigo o buraco é mais em baixo...
HUGO(nervoso)- Por favor Nem, não me mata. Eu estou arrependido. Eu vou embora. Eu sumo do morro....
NEM(solta uma gargalhada)- Tu acha mesmo que eu sou otário de te deixar ir embora? Você representa um risco pra mim parceiro. Eu não sou esse babaca que tu tá pensando não. Tu vai morrer agora, e quem vai te matar é o Fábio.
FÁBIO(questiona nervoso)- Eu?
NEM- Você Fábio. Chegou a hora de você mostrar serviço...
FÁBIO(nervoso)- Não. Eu não vou fazer isso...
NEM- Para de mimimi! Nem parece homem. Quando a gente entra nessa vida tem que está preparado para tudo. Chegou a sua hora de provar que realmente é digno de está aqui no meu morro me servido. (saca o revólver em sua direção) Mata ele ou eu te mato.
FÁBIO(aflito)- Não. Não faz isso Nem. Eu te imploro! (ajoelha-se aos seus pés) Eu faço tudo que você quiser, mas não me obriga a matar esse cara. Eu não sou assassino!
NEM- Não me faz perder o resto da paciência que eu tenho Fábio. (grita) Mata ele seu merda, ou mato ele e mato você também.
Muito nervoso e ao mesmo tempo trêmulo, Fábio levanta-se, pega seu revólver, saca na direção de Hugo e faz pontaria na sua cabeça. Entretanto, o desespero de Hugo acaba fazendo com que ele baixe a arma.
FÁBIO(chorando)- Eu não consigo!
Nesse momento, Neide que até então só estava observado em silêncio, pega o revólver das mãos de Fábio e dispara dois tiros no peito de Hugo.
FÁBIO(grita)- Neide. Não.
NEIDE- Resolvido o problema.
NEM- É isso aí perigosa! Cada dia mais me surpreendendo. Você sim tem futuro aqui no morro, mas esse babaca do teu marido...
NEIDE- Releva aí Nem. O Fábio não está muito bem. Eu vou conversar com ele e tudo vai se acertar.
NEM- Eu só não dou cabo dele agora, porque é tu que tá me pedindo Neide. Tu merece essa moral.
NEIDE- Agradecida. (para Fábio)- Vem Fábio. Vamos pra casa.
Neide vai caminhando na frente e Fábio a acompanha ainda muito nervoso.
Cena 3
Anoitece.
Já em casa, Neide e Fábio discutem.
NEIDE- O que está acontecendo com você Fábio?
FÁBIO- O que está acontecendo com você Neide? Você mudou muito nesses últimos meses. Eu não te reconheço mais.
NEIDE- O morro transforma a gente Fábio. É questão de sobrevivência. É como a Seleção Natural de Darwin : só sobrevivem os mais fortes.
FÁBIO- Eu não aguento mais. Eu não nasci pra essa vida de bandido...
NEIDE- Foi você quem veio pra cá e me trouxe. Foi você quem escolheu essa vida. Agora se está arrependido, é tarde demais.
FÁBIO- Você não pensa no nosso filho? Ele vai nascer nesse lugar imundo. Ele vai acabar se tornado bandido como a gente. É isso que você quer pra ele?
NEIDE- Essa foi a vida que você ofereceu pra ele. Você que entrou no mundo do crime e me arrastou contigo. Não vem dar uma de coitadinho que não te cai bem.
FÁBIO- Eu estou arrependido. Eu quero mudar de vida. Eu quero recomeçar.
NEIDE- Não existe mais nenhuma possibilidade de recomeçar Fábio. Não dar pra voltar mais atrás, e eu nem quero. Aqui eu tenho dinheiro. Eu tenho tudo que nunca tive lá fora.
FÁBIO- Que adianta ter dinheiro e não ter paz? (pausa) Eu trocaria todo esse dinheiro pela paz que outrora tínhamos. Maldita foi a hora que eu coloquei meus pés nesse morro.
NEIDE- Agora não adianta se lamentar. O tempo não volta atrás. Agora é daqui pra frente. (pausa) O nosso filho muito em breve vai nascer, e a gente vai continuar aqui vivendo essa vida bandida.
Neide se retira para a cozinha deixando-o na sala muito nervoso.
Cena 4
Em seu apartamento, Rafael está deitado ao lado de Lucas.
RAFAEL- Apesar de tudo que aconteceu, eu estou muito feliz pela gente. Você me faz tão bem. Depois que te conheci parece que a minha vida ganhou um sentido. (pausa) Ganhamos até uma nova família. A Leinha, a dona Zenaide, que felizmente conseguimos de alguma maneira devolver-lhe a vida.
LUCAS- Você também tem sido muito importante pra mim Rafael. Só de pensar que em poucos dias estaremos casados, eu chego a ficar emocionado.
RAFAEL- O que me entristece é lembrar que a minha mãe não partilha dessa felicidade comigo. (pausa) Ela acha que estou louco. É incapaz de intender os meus sentimentos.
LUCAS- Eu já te falei que logo ela há de pelo menos respeitar a sua orientação sexual. Ela vai intender que isso vai muito além de um desejo...
RAFAEL- Eu acho que esse dia nunca vai chegar Lucas. (pausa) Eu acho que perdi o amor da minha para sempre.
Cena 5
Amanhece o dia.
Após tomar café, Rafael está saindo do seu apartamento, entretanto acaba dando de cara com sua mãe no elevador.
RAFAEL(surpreso)- Mãe!
ALZIRA(tensa)- Eu vim conversar com você Rafael. Você precisa me ouvir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Todas as Formas de Amor
RomanceRafael Alencar Gurgel, um Major linha dura que trabalha empenhado para combater o crime organizado no Morro do Macaco. Filho único, ele perdeu seu pai, também policial, muito cedo vítima de um confronto entre criminosos. Criado apenas por sua mãe Al...