Cena 1
Deixando de lado todas as diferenças, Rafael imediatamente deixa sua arma de lado, e começa ajudar Neide a ter seu bebê.
NEIDE(grita)- Aí!
RAFAEL(nervoso e ao mesmo tempo emocionado)- Só mais um pouco, vai!
NEIDE(grita no limite das suas forças)- Ah!
Não demora muito, Rafael pega o bebê nos braços e por conseguinte entrega para Neide, que não consegue conter a emoção.
NEIDE(olhando para seu filho)- Meu bebê!
RAFAEL- É um menino!
NEIDE(olha para Rafael)- Eu sei que você tem mil motivos para me prender, mas não me afasta do meu filho. Não me afasta do meu filho nesse momento. Me deixa ficar com ele. Não me tira esse direito. Eu desapareço da sua vida. Eu esqueço tudo que aconteceu, mas não me prende. Eu te imploro!
RAFAEL- Dessa vez você conseguiu! Eu não posso te prender, mas eu não esqueci o que você fez. Agressão contra um idoso seguido de abuso financeiro e agora associação ao tráfico. (pausa) Eu vou relevar pro teu lado, mas não faço isso por você porque você não merece. Faço isso por essa criança que acabara de nascer. Ela não tem culpa de nada. Espero muito não me arrepender por isso.
Rafael se levanta e por conseguinte se retira cautelosamente.
NEIDE(resmunga olhando para o seu filho emocionada)- Te amo meu bebê!
Cena 2
Fábio está sendo levado para a penitenciária, onde fica encostado nas grades pensativo.
FÁBIO(consigo mesmo)- Eu vou recomeçar do zero! Dessa vez, vai ser diferente. (pausa) Eu não vou voltar a cometer o mesmo erro. Vou sair daqui um novo homem.
Cena 3
Na laje, Nem está reunido com alguns traficantes muito nervoso.
NEM- Aquele Major dos infernos conseguiu nos abalar, mas nós num vai cair não, porque o Nem aqui é esperto. Agora avisa pra geral, de uma próxima vez não vai ter moleza. Nós vamos bater de frente, e não importa as consequências. A bala vai comer cumpade!
Cena 4
Anoitece.
Em seu quarto, Alzira está vendo algumas fotos de Rafael quando criança.
ALZIRA(consigo mesma)- O que fizeram com você Rafael? O que fizeram com você? (pausa) Só pode ser tentação do coisa ruim.
Cena 5
No morro, Nem está fumando seu cigarro, quando então Neide vem se aproximando com seu filho nos braços.
NEIDE(para Nem)- Nasceu.
NEM(surpreso)- Nasceu?
Neide se aproxima e o apresenta.
NEIDE- É um menino lindo!
NEM(emocionado)- É lindo mesmo! Carinha de anjo.
Os dois soltam uma risada espontânea.
NEM(questiona-lhe)- Tá sabendo que o Fábio foi preso?
NEIDE(retruca tensa)- Quê?
NEM- Ó maldito Major o prendeu!
NEIDE(tensa)- O Fábio andava muito diferente, mas eu não queria que isso tivesse acontecido... Não agora! A gente tinha planos.
NEM- Você ainda gosta dele?
NEIDE- No momento da raiva fazemos é falamos coisas impensadas. Estaria sendo hipócrita comigo mesma se dissesse que não sinto mais nada por ele. (pausa) Vivemos uma história juntos. Tivemos momentos bons, ruins, mas sempre juntos. Eu me apeguei a vida aqui no morro, mas o Fábio não. Do nada mudou da água pro vinho, e eu acho que foi aí que nos perdemos.
NEM(tímido)- Eu tô gostando de você perigosa. Eu nunca senti algo assim como tô sentindo por ninguém. Eu quero ficar ao teu lado, e juntos crescermos muito aqui no morro. Temos visões de mundo semelhantes...
NEIDE- Também estou gostando de você, mas e o meu filho? Aonde ele fica nessa história?
NEM- Eu assumo esse moleque. Eu assumo como se fosse o meu filho. Ensino ele a jogar bola, a atirar...
(A música " En cambio no" de Laura Pausini começa a tocar ao fundo)
Os dois trocam olhares, e Nem complementa:
NEM(pega em sua mão)- Me apresenta o amor, porque eu ainda não conheço.
Neide o beija.
Cena 6
Em uma lanchonete Rafael e Lucas estão tomando um sorvete.
RAFAEL- Foi tenso a invasão do Morro do Macaco ontem, mas felizmente nenhum policial ficou gravemente ferido.
LUCAS- Eu fico muito preocupado com você quando vais pra esse tipo de operação. Tenho medo que te aconteça algo de ruim.
RAFAEL- Eu já te falei que tenho a proteção de São Jorge guerreiro...
Nesse momento, Alzira entra na lanchonete, e ao vê os dois fica encarando - os séria.
LUCAS(para Rafael)- É a sua mãe!
De imediato, Rafael volta seu olhar para Alzira, que permanece encarando-os.
LUCAS(acena para ela)- Dona Alzira.
ALZIRA(se aproxima furiosa)- Como ousa falar comigo seu desgraçado?
RAFAEL(intervém)- Que isso mãe?
ALZIRA- Foi uma pena aquela bala não ter te pegado de jeito...
RAFAEL- Foi a senhora quem atirou no Lucas no dia do nosso casamento?
ALZIRA- Eu só desejo que tudo de ruim que há nesse mundo aconteça com você seu miserável. Que você seja amaldiçoado pelo resto da sua vida...
LUCAS- A senhora não sabe o que está falando!
ALZIRA- Desviou o meu filho do caminho de Deus! O transformou num exímio pecador...
RAFAEL(furioso)- Já chega mãe! Não venha dar os seus shows aqui. Se não tem algo de bom pra falar vá embora.
ALZIRA- Você está doente Rafael. Você precisa se tratar. Aceita a minha ajuda. Eu quero te salvar meu filho...
LUCAS- Pelo visto a única pessoa doente aqui é a senhora! Diz amar tanto o Rafael, mas não consegui nem respeitar os sentimentos dele...
ALZIRA(grita furiosa)- Cala essa boca! Você não sabe o que está dizendo, seu demônio.
RAFAEL(intervém)- A senhora ainda não me respondeu a pergunta que eu fiz! Foi a senhora quem atirou no Lucas?
ALZIRA(com desprezo)- Meus pêsames! Que Deus tenha de misericórdia da sua alma Rafael.
Alzira se retira.
LUCAS- Sua mãe é carne de pescoço, em?
Cena 7
Dias depois...
Já no presídio, Fábio está tomando banho de sol acompanhado de muitos outros presos.
Logo, um detento se aproxima e questiona-lhe:
DETENTO- O que te trouxe até aqui?
FÁBIO- Eu cometi algumas burradas na vida, mas tô arrependido. (pausa) Eu quero recomeçar do zero. O passado pra mim quero que seja apagado para sempre. (pausa) O Fábio de hoje não se deslumbra mais com o que outrora o fascinava.
Cena 8
Na casa de Nem, atualmente seu namorado, Neide está trocando a frauda do bebê acompanhada de Suzy, uma jovem que ela conhecera recentemente.
SUZY- Fica de olho no teu homem colega. Aqui no morro tem um bando de Maria fuzil...
NEIDE- Eu já estou de olho bem aberto! Aí de quem se aproximar do meu homem. Eu sou capaz de tudo! Esse bando de vagabunda não tem espaço aqui no meu território.
Nesse momento, a polícia mais uma vez começa a subir o morro, e uma troca de tiros se inicia entre traficantes e policiais.
Cuidadosamente Rafael revida e acaba atingindo um criminoso.
Muita assustadas, Suzy e Neide se agacham, Neide por sua vez, com seu bebê nos braços.
SUZY(nervosa)- É a polícia que tá subindo o morro de novo!
NEIDE(tensa)- Eu preciso fazer alguma coisa! Eu preciso ajudar o Nem. (entregando-a o bebê) Toma! Fica com meu filho.
SUZY(recebe-o)- Você vai pra onde?
NEIDE- Vou fazer o que tem que ser feito!
SUZY(recebe-o sem intender nada)- Como?... Mas...
Neide levanta-se, pega seu revólver que está dentro da bolsa, dar um último beijo na testa do seu filho e diz :
NEIDE- Mamãe te ama!
Assim ela se retira, e de imediato já começa trocar tiros com a polícia. Todavia, ela acaba se defendendo e logo vê Rafael subindo o morro por um beco estreito.
NEIDE(consigo mesma)- É ele! É o Major!
Sem pensar duas vezes, Neide faz pontaria no seu peito e dispara um tiro certeiro.
RAFAEL(coloca a mão no peito e vai caindo aos poucos)- Ah!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Todas as Formas de Amor
RomanceRafael Alencar Gurgel, um Major linha dura que trabalha empenhado para combater o crime organizado no Morro do Macaco. Filho único, ele perdeu seu pai, também policial, muito cedo vítima de um confronto entre criminosos. Criado apenas por sua mãe Al...