Verdade

82 11 1
                                    

Cena 1
Rafael sorri para Lucas e diz :
RAFAEL- O destino parece que quer nos unir mesmo, né? Que coincidência nos encontrarmos por aqui.
LUCAS(sem jeito)- É. Tá com pressa?
RAFAEL(olha para o relógio)- Tenho meia hora ainda!
LUCAS- Toma um suco comigo?
RAFAEL- Claro.
Cena 2
Já em um quiosque mais a frente, Rafael e Lucas já se encontram sentados em uma mesa tomando um suco de melancia.
LUCAS- Eu não sei se eu já te falei de uma senhora que eu havia encontrado no parque outro dia...
RAFAEL- Se já falou, eu não estou conseguindo lembrar. Tenho andando cheio de coisas esses dias.
LUCAS- Pois então, eu sempre a via no parque com a filha. Eu tentava me aproximar, mas essa filha não permitia, e agora descubro através de uma sobrinha que essa filha agredia essa senhora. Eu fiquei arrasado! Eu sinto um sentimento tão bom por essa senhora... Um sentimento que eu não sei explicar.
RAFAEL- Infelizmente a violência contra os idosos ainda é um mal que persiste em nossa sociedade. Ainda essa semana prendemos uma mulher que também estava agredindo a mãe.
LUCAS(revoltado)- Eu não intendo como a pessoa tem coragem de agredir a própria mãe. (pausa) Essa senhora é paralítica, com um quadro gravíssimo de depressão. A sobrinha que está cuidando dela agora não tem condições de leva-la a um bom médico, então eu me ofereci pra ajudá-la. Eu vou fazer o que tiver ao meu alcance pra devolver o sorriso ao rosto daquela senhora. Eu tenho umas economias, e se for o caso gastarei até o último centavo.
RAFAEL(emocionado)- Que lindo Lucas! (pausa) Você é um ser humano perfeito. Uma pessoa de um coração que não cabe no peito. (pausa) Pode contar comigo para o que precisar. Eu também quero ajudar essa senhora com você.
LUCAS- Obrigado Rafael. (leva a sua mão até a dele rapidamente) Você que tem um coração gigante. Eu também não quero te incomodar...
RAFAEL- Não será incômodo algum. Eu agora faço questão de ajudar essa senhora. Ah, e quero a conhecer...
LUCAS- Amanhã vou levá-la ao médico. Quer ir com a gente?
RAFAEL- Amanhã eu terei um dia muito corrido...
LUCAS- Então, vamos comigo lá hoje à noite!
RAFAEL- Pode ser.
LUCAS- Às 19 passo no teu apartamento para irmos até lá.
RAFAEL(sorrir olhando no fundo dos seus olhos)- Combinado.
Cena 3
Anoitece.
Após toda a confusão, Sheila está saindo do seu consultório acompanhada de Maria João em direção ao seu carro que está estacionado do outro lado da rua.
MARIA JOÃO- Por pouco a senhora não matou aquele homem dona Sheila...
SHEILA- Não me lembre disso Maria João. Eu fiquei me tremendo todinha.
MARIA JOÃO- A senhora tem muita raiva dele é?
SHEILA- Ele me irrita Maria João. Ele é um ser pré - histórico!
MARIA JOÃO- Sei não, mas pra mim a senhora gosta dele...
SHEILA(furiosa)- Tá ficando maluca Maria João? Quer ser demitida?
MARIA JOÃO(nervosa)- Não senhora. Eu preciso demais desse emprego...
SHEILA(séria)- Então não fale besteira. Boa noite!
Sheila entra no seu carro, liga-o e já de saída pergunta:
SHEILA(baixa o vidro)- Quer carona?
MARIA JOÃO- Não senhora. O meu noivo tá vindo me buscar.
Logo, Sheila sai em alta velocidade.
MARIA JOÃO(consigo mesma)- Pode até negar, mas por trás de toda essa raiva existe amor. Ah se existe!
Cena 4
Já em seu apartamento, Rafael está tomando banho na expectativa de se encontrar com Lucas logo mais.
Cena 5
Na estrada ainda a caminho do seu apartamento, Sheila acaba relembrando da conversa que teve com sua amiga Kelly.
Logo em seguida, ela relembra de tudo que Rafael lhe falou outro dia.
Cena 6
De volta ao apartamento, Rafael está terminado de se vestir. Não demora muito a campainha toca e ele vai atender, e quando abre a porta acaba dando de cara com Sheila.
RAFAEL(sério)- Você?
SHEILA- Precisamos conversar Rafael...
RAFAEL(impaciente)- Sheila, eu tenho um compromisso agora. Não temos mais nada pra falar. O que tínhamos para falar já foi dito...
SHEILA- Só me ouve Rafael. Eu ainda tenho algumas coisas para te falar.
Sheila entra na sala , e Rafael fecha a porta.
RAFAEL(se aproxima)- Seja breve Sheila! Eu tenho compromisso logo mais.
SHEILA- Rafael, a nossa relação sempre foi forçada pela a sua mãe. Ela sempre ficou nos jogando um para cima do outro, e num dado momento eu achei que você me amava. (pausa) Eu cheguei a pensar que poderíamos formar uma família.
RAFAEL(tenso)- Sheila...
SHEILA- Apenas me ouve. (pausa) Quando você falou que não me amava, eu fiquei muito frustrada. Eu fiquei com muita raiva de você. (pausa) Eu só pensei em te prender a mim de alguma forma. Foi aí que a sua mãe veio até mim,  e me fez uma proposta: ela me convenceu a forjar uma gravidez...
RAFAEL(em choque)- Como é que é? Você não está grávida?
SHEILA- Não. Eu nunca estive grávida. Foi tudo um plano da sua mãe pra lhe obrigar a casar comigo...
RAFAEL(nervoso)- Não. Ela não pode ter feito isso.
SHEILA- Ela fez. No primeiro momento eu concordei, mas analisando agora com a cabeça mais fria, eu vejo que não iria adiantar. Eu queria que você casasse comigo por amor, não por obrigação. Por isso estou aqui te abrindo o jogo. (pausa) Eu nunca estive grávida Rafael. Você tá livre pra fazer o que quiser. A partir de hoje não temos mais nada. (pausa) Eu vou seguir a minha vida e você segue a sua. Te desejo do fundo do coração que você seja muito feliz. Você merece. És um grande homem. Me desculpa por tudo. Espero que não tenhas mágoas de mim, e que possamos sermos amigos.
RAFAEL(confuso)- Eu tô sem saber o que dizer.
SHEILA- Não precisa falar nada. (pausa) Bem, eu vou indo. Eu não quero atrapalhar o teu compromisso.
Sheila se retira, e Rafael fica em silêncio muito tenso tentando digerir tudo o que acabara de ouvir.
Cena 7
Na cela, Neide está sentada ao colchão com planos diabólicos em mente.
NEIDE(consigo mesmo)- Você não perde por esperar Major desgraçado! Eu vou acabar com a sua vida. (pausa) Todo mundo vai ficar sabendo quem você é de verdade.
Neide solta uma risada.

Todas as Formas de AmorOnde histórias criam vida. Descubra agora