Nota do Autor

129 8 10
                                    

Depois de muito tempo, é com imenso prazer anunciar que estou voltando com a republicação do meu livro nesta plataforma. Para quem não sabe, Entidades foi originalmente publicado no Wattpad por volta de 2014 e arrisco dizer que foi um de seus grandes sucessos na época, chegando a ter mais de 350k de leitura, ficando na lista de mais lidos do site por semanas e tendo sempre vários comentários de leitores fiéis. Sendo que tudo começou de maneira despretensiosa quando um amigo de um grupo literário começou a publicar seu livro na plataforma e me incentivou a fazer o mesmo com os primeiros rascunhos deste romance, que acabou ganhando certa proporção e fazendo parte do imaginário de muitos leitores.

Entretanto, nunca cheguei a concluir de fato a história de Entidades no Wattpad, pois, em seus momentos finais, fiquei sabendo que meu livro estava sendo plagiado na própria plataforma. Muitas eram as semelhanças com a minha história, inclusive o uso do termo "semianjo", o que sem dúvida me deixou muito desmotivado e com uma sensação de que meu trabalho não estava protegido, incluindo minha conta, que eu suspeitava estar sendo vítima de hacker. O que até hoje isso não faz muito sentido para mim. Meu livro ganhou sim um espaço, mas existia outras obras na época que tinham o dobro do meu número de leitores e eu não via serem vítimas dos mesmos tipos de infortúnios. De qualquer forma, lembro de ter entrado em contato com a pessoa que plagiara meu livro e posteriormente a obra acabou sendo retirada. Mas eu já estava me sentindo tão desestimulado que acabei resolvendo retirar o livro do Wattpad com a promessa de que ele voltaria quando tivesse sido publicado em formato físico.

Após isso, anos se passaram e esse projeto ficou no meio de muitas procrastinações e pouquíssimas revisões. Acontece que percebi o quanto o tempo e novas vivências nos amadurecem, e o que antes me parecia ser uma ideia incrível e inovadora, passou a ser só mais uma história de fantasia adolescente. Chegou um ponto que eu não me sentia mais tão interessado em continuar com um livro onde praticamente todos os personagens eram americanos brancos cis héteros e recheado de elementos do cristianismo. Hoje em dia me parece uma ironia cósmica que algo assim tenha sido escrito por um homem negro, LGBT e pagão.

Porém, mesmo depois de tantos anos, muitos dos meus antigos leitores continuaram a me procurar em outras redes sociais exigindo de mim um final para essa história. Eu sempre respondia que ainda estava em processo de revisão ou algo do tipo, mas, apesar de ficar levemente feliz por ainda ver pessoas interessadas em um trabalho meu, na maior parte do tempo eu estava praticamente cagando pra Entidades e queria que todos focassem nos meus novos projetos, que eram bem mais maduros. — Mas que projetos eram esses que eu também não finalizava nenhum? Bom, essa ainda é uma questão que pretendo mudar o quanto antes, então aguardem por novas histórias.

Enfim, de 2014 para cá muita coisa mudou, inclusive eu, e muito dos pensamentos daquela época — quando eu tinha somente 14 anos — não condizem mais com os meus de hoje. Porém, percebi que apesar de tudo eu sempre irei ter um carinho muito especial por essa história e por tudo o que ela representou e ainda representa, mesmo que tenha sido apenas um projeto experimental que serviu mais como pontapé inicial no meu mundo da escrita. Por conta disso, entendi que tinha que valorizar mais minhas origens literárias e decidi de uma vez por todas que eu precisava dar um ponto final nesse capítulo de minha história. Literalmente.

Então com a ajuda de um amigo muito querido, embarcamos na jornada que foi revisar esta obra. Meu livro passou por muitos processos de reescrita, edição e revisão, mas é importante deixar claro que Entidades em momento algum sofreu com um mudança brusca na história, apesar de ter muitos momentos que eu quis fazê-lo — até mesmo iniciei a escrita de novos capítulos que ampliariam um pouco mais esse universo, mas nunca os concluí e acabaram por sendo descartados. Compreendi que gosto da ideia de deixar registrado a essência de um fragmento de tempo, das influencias que eu tinha de quando eu o havia escrito, da pessoa que eu era naquela época. O que eu fiz foi amadurecer um pouco mais a escrita e acrescentar alguns detalhes; os personagens continuam os mesmos, a história continua a mesma, os capítulos foram melhorados e estendidos, mas nenhum novo foi incluído, com exceção do Epílogo. Sendo assim, enfatizo que Entidades continua sendo um livro que eu escrevi quando era um escritor iniciante, e muitas caraterísticas referentes a isso permanecem presentes na obra.

Por fim, após todo esse processo, foi somente em 2019 que Entidades foi finalmente direto para publicação independente no site do Clube de Autores, onde desde então se encontra disponível para compra em formato físico. Depois de todos esses anos, a sensação que tive de finalmente ter esse livro em mãos foi completamente indescritível. Agora, me sinto ainda mais realizado por poder estar voltando com este projeto para a plataforma do Wattpad, onde muitas pessoas geralmente só querem entretenimento e poder sair da realidade, o que certamente este livro oferece de sobra.

Entidades é uma obra com uma narrativa instigante e com sua própria mitologia. A história de Lola Witt é repleta de aventuras e lutas emocionantes, com diálogos icônicos e reviravoltas imprevisíveis. É um prato cheio para leitores mais jovens que querem se aventurar em uma realidade onde uma raça híbrida entre anjos e humanos se arrisca para salvar o mundo de malignas criaturas com motivações desconhecidas. É uma história que fala de amor e sacrifício, sobre uma verdade capaz de mudar o destino.

Entidades é e sempre será uma história do Wattpad e agora está de volta à seu lugar de origem, independente de números ou comentários. Mas para sempre eternizada.

Sejam bem-vindos à Édenia, antigos e novos semianjos!

EntidadesOnde histórias criam vida. Descubra agora