Mito é uma kunoichi originada do clã Uzumaki de Uzushiogakure, ela também foi a primeira jinchūriki da nove caudas. Mais tarde, casou-se com Hashirama Senju, o Primeiro Hokage de Konohagakure. Durante uma batalha de seu marido contra Madara Uchiha no Vale do Fim, Hashirama, em algum momento ganhou o controle de Kurama. Para ganhar o poder para Hashirama, Mito usou um fūinjutsu para selar Kurama dentro de si, tornando-se a primeira hospedeira da besta. Apesar da força do selo, que quase quebrou em algum momento mais tarde, quando ela estava fazendo o parto. Eventualmente, seu marido morreu de velice, e Mito ficou viúva. Atualmente embora tenha muitos anos, sua aparência seja frágil, velha e enrugada. Ela mantém a aparência de seu eu mais jovem através de uma técnica de transformação única e constante, que só acaba quando Mito fica sem chakra. Técnica que sua neta Tsunade lhe ensinou em algum momento no passado.
Deidara estava caminhando pela rua comercial, quando encontrou Kushina também fazendo compras do dia a dia, mas parecia estar com muita pressa e apenas disse que Mito quer que ele vá jantar em sua casa a noite. Kushina explicou que havia falado de Deidara para Mito, e que ela queria conhecê-lo de perto. Mesmo estranhando o convite, Deidara confirmou que vai comparecer, Kushina ficou contente e despediram-se.
─ Boa noite. ─ sorriu de canto. Tentou esconder a surpresa por se tratar de uma moça jovem e não uma velhinha que o antendeu. ─ Onde esta a senhora Mito? ─ perguntou adentrando o local.
─ Sente-se. ─ disse ela fechando a porta principal. Sentou-se frente a frente ao rapaz. ─ Eu sou Uzumaki Mito.
─ O quê?! ─ arregalou os olhos. ─ Não é a mesma Mito que casou-se com o primeiro hokage da vila?
─ Eu mesma. ─ sorriu minimamente.
─ Mais... ─ abaixou a cabeça confuso ─ Uma hora dessas era para estar bem velhinha e enrugada, ou até morta. ─ ergueu o olhar para ela. Ela deu risada levantando-se.
─ Eu tenho os meus truques. ─ caminhou até a cozinha para pegar um assado.
Dois jarros estavão sobre a mesa, um com água e outro com suco, também massas, bolinhos de arroz, no meio da mesa há um pequeno vaso com flores. Deidara encara essas flores tentando compreender como uma pessoa tão velha, consegue manter uma aparência tão jovem. Mito volta a mesa com o assado, corta os pedaços em tamanhos precisos.
─ Fique a vontade. ─ disse Mito começando a se servir.
─ Por que me chamou aqui? ─ perguntou curioso erguendo o olhar para ela.
Ela parou o que estava fazendo, encarando Deidara com uma expressão boba.
─ Bem... Eu... É que fiquei interessada em saber mais sobre você. ─ termina de se servir desviando o olhar ─ Nunca conheci alguém que possui habilidades como as... As suas. ─ sorriu um pouci nervosa e pegou o suco tomando rapidamente.
Ele estranhou um pouco tudo isso, mas resolveu ir na dela e ver até onde isso vai dar. Serviu-se um pouco de tudo que tinha na mesa, de sobremesa tem bolo.
─ O que quer saber sobre minha arte, senhora Mito?
─ Por favor, me chame apenas de Mito. Sim?
Ele assentiu.
─ A única coisa que sei é que você faz pássaros de argila. O que mais pode fazer, aqueles que você usa como transporte também explodem?
─ Apenas se eu quiser que explodam. ─ Deidara mostra uma das mãos para ela ─ Com isso posso fazer enúmeras peças de argila, pássaros, barata, centopeia, borboleta, dragão, aranhas, anjo, e vários outros, hun. ─ a língua lambe a própria boca da mão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Deidara
FanfictionApós Deidara ter participado de diversos atos terroristas, e da organização Akatsuki, acaba detido pela aldeia da Folha. Em sua liberdade, decide fazer o bem ajudando a vila, provando sua lealdade diversas vezes. No entanto, sempre que tenta alcança...