Então, essa cerimônia melosa e estupidamente luxuosa era a segunda notícia que Holly queria contar ontem? Abbe pensou, tentando lembrar se o comentário de Holly chegou a mencionar, claramente, o casamento da filha do melhor amigo de Andigus. E então se surpreendeu com a capacidade do seu cérebro rejeitar informações que considerava inúteis. Sim, porque a mulher certamente dissera alguma coisa. Sua língua quase não cabia na boca ultimamente.
Só que descobrira que não era uma informação tão inútil quando Holly apareceu no seu naquela tarde de sábado, para sua surpresa, segurando uma roupa de festa.
A moça se surpreendeu com a perfeição com que o vestido preto e longo caíra em seu corpo. Aquilo evidentemente não lhe serviria meses atrás, nos seus três ou quatro quilos a mais.
Mas naquele exato momento, apesar de todo o esforço em se concentrar em cada movimento da família Aspen, Abbe não conseguia focar em nada além da cerimônia grandiosa, com cerca de 300 pessoas, num salão absurdamente grande e luxuoso, em Oxford.
***
O garçom mal serviu o vinho e Abbe trouxe a taça para perto do nariz, aspirando o cheiro com os olhos fechados, como Roger fazia.
_ Aceita um Bouillabaisse? _ O garçom ofereceu. E ela aceitou, mesmo sem olhar para o prato. Estava atenta aos detalhes ao redor.
_ Não deve ficar chateada em não se sentar à mesa com a família _ Holly disse à Abbe, cochichando. _ Andigus estava preocupado com você, de se sentir excluída por isso. Ele só não quer ficar dando explicações aos amigos, por enquanto. Uma parte dessas famílias que você está vendo é composta de pessoas que estudaram com ele na faculdade. A Srtª Membi, a noiva, é uma das filhas do melhor amigo dele. Soube que o velho está com os dias contados: câncer de próstata.
Abbe o buscou com os olhos. Provavelmente fosse o homem alto, grisalho, meio corcunda, que conversava com Andigus há mais de meia hora. Ela sabia porque seus olhos, não raramente, aterrissavam na mesa da família Aspen. Todos estavam lá, exceto Richard. E a ausência dele era bem curiosa.
_ Na verdade, sinto-me aliviada. Sinto-me mais à vontade com vocês _ Abbe declarou.
_ E já sabe o que deve dizer caso lhe perguntem, certo? _ Holly perguntou, cochichando para ela.
_ Sim. Não tem com o que se preocupar, Holly.
E como podia se esquecer do que a mulher repetira dezenas de vezes?
Você é minha afilhada. É filha única. Não conheceu o pai. Sua mãe era brasileira e faleceu há um ano. E agora você veio para a Inglaterra. Vai morar comigo. Evite sair dessa linha. Se perguntarem algo que saia do combinado, diga que não se sente à vontade de falar da sua vida. Sorria naturalmente e se afaste. Deve evitar contato direto com essas pessoas. Qualquer tipo de contato, inclusive visual.
_ Aquela é a atual esposa do pai da noiva _ Holly segredou à mesa, apontando com o nariz para uma linda jovem de cabelos pretos e lisos. Tinha no máximo 30 anos de idade. _ É a quinta. Estão casados há menos de um ano. Ele disse que só aos setenta encontrou o verdadeiro amor.
_ O verdadeiro amor por pessoas de trinta aninhos _ Isla achincalhou, virando os olhos, bicando o vinho. _ É tão agoniante como unhas deslizando pelo quadro negro.
Elas riram.
_ Basta se manter casada com um francês viciado em bridge por mais de um ano para entender que o "amor" é um argumento para vender perfumes _ Olívia disse, meio cantando, arqueando as sobrancelhas brancas. _ ou flores, sei lá.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Canção para o Anjo I (COMPLETO)
RomanceO intercâmbio na Inglaterra era para ser um ensaio de liberdade para Abbe, uma jovem de 21 anos, que vivia sob a sombra da psicose desde a infância. Ela tinha uma forte expectativa de que fosse o primeiro passo rumo a uma vida normal. Mas alguns di...