Maite, ao chegar em casa, percebeu que seus pais estavam tendo uma conversa séria. Curiosa, ela se escondeu para escutar o que estavam dizendo, e no exato momento em que mencionaram algo intrigante sobre o passado de Any, Maite decidiu ficar ali, ouvindo cada palavra com crescente surpresa e curiosidade. A revelação iminente deixou-a ansiosa, sem saber como isso impactaria a dinâmica familiar que ela conhecia até então.
Valério: Conversei com o advogado hoje
Lu: Por favor me dê uma notícia boa
Valério: Estão fazendo todo o possível para que Isa não volte para a mãe biológica
Lu: Isso é possível?
Valério: Jamais irei permitir que minha neta fique com uma viciada vivendo em situação precária, tem algo aí, pra essa mulher querer a Isa de volta, assim como impedi de levarem a minha filha anos atrás, vou impedir de levar a minha neta
Lu: Ela é a mãe biológica, tenho medo que isso interfira, você sabe que eles dão preferência para a família
Valério: E mesmo eu sendo o pai biológico da Any, eles queriam tirá-la de nós após o acidente
Mai ficou completamente estática com oque acabará de ouvir
Mai: COMO?
Ao verem Maite surgir na sala, o silêncio se fez presente, e uma grande tensão tomou conta do ambiente. A revelação abalou as estruturas da família, deixando todos os perplexos diante da complexidade de suas histórias entrelaçadas.
Mai: Quero uma resposta!! Como assim a Any é filha biológica do papai?
O clima tenso pairava na sala enquanto Maite processava a revelação surpreendente. O segredo que Valério e Lucina mantiveram por anos estava agora diante de todos, criando um cenário complexo de emoções e incertezas. A família, que já enfrentava desafios com a situação de Isa, agora se via diante de uma nova camada de complexidade, com o passado ressurgindo em meio às circunstâncias atuais.
Valério: Descobrimos quando eram pequenas, depois daquele acidente quando Any precisou da transfusão
Mai: A Any sabe?
Lu: Não...
Maite: E por que esconderam isso da gente?
Valério: Queríamos proteger vocês, não queríamos que isso afetasse a família, foi a decisão mais difícil que tivemos que tomar
Valério e Lu explicaram a Maite que a decisão de esconder a verdade foi motivada pela vontade de proteger a família, evitando que o conhecimento do passado afetasse negativamente o relacionamento entre eles. A revelação trouxe à tona não apenas a complexidade da história de Any, mas também a dificuldade que seus pais enfrentaram ao manter esse segredo por tantos anos. O impacto dessa verdade refletiria em cada membro da família, abalando as bases de suas relações e desafiando-os a enfrentar as consequências dessa revelação.
Mai: Como isso foi acontecer? eu não entendo
Valério: Calma filha, eu vou lhe explicar, quando você era pequena, eu e sua mãe estávamos passando por um momento difícil em nosso relacionamento. Estávamos em crise, e não sei se você se lembra, mas eu e ela nos separamos por um tempo. Ficamos dois meses separados, enfrentando momentos difíceis. Nesses dois meses, corri atrás de sua mãe todos os dias. Em uma noite, em mais uma tentativa frustrada de reconquistá-la, discutimos, e ela disse que já não sentia mais nada por mim. Pediu o divórcio, alegando que nossa relação não tinha mais jeito. Ela colocou um ponto final em tudo. Saí para beber, jurando esquecê-la. Após dois copos de conhaque, conheci uma mulher e resolvi ficar com ela na tentativa de superar sua mãe. Depois de ficar com ela, a culpa me consumiu por completo. Senti-me o pior homem da face da terra por ter traído sua mãe. Após alguns dias, fui pego de surpresa quando sua mãe me procurou. Após várias terapias de casal, sentimos que conseguiríamos reatar o nosso casamento.
Ele suspira criando coragem para prosseguir
Valério: Foi uma batalha árdua para salvar o nosso casamento. Depois, saímos em uma viagem de lua de mel, e no seu aniversário de cinco anos, voltei para casa.
Lu: Quando você tinha sete anos e já estava maiorzinha, comecei a ajudar a paróquia, para ocupar a cabeça, visitando o orfanato e levando doações. Em um determinado dia, seu pai foi comigo. Enquanto caminhávamos pelo corredor, avistamos uma noviça segurando nas mãos de uma linda bebê de dois anos. Foi amor à primeira vista, nos apaixonamos por ela. Naquele momento, lembramos do quanto você queria uma irmãzinha. Começamos a visitar o orfanato todos os dias apenas para ver a Any, estavamos muito ligados a ela, conversamos e demos entrada nos papéis para a adoção. Um ano depois, ela se tornou legalmente a nossa filha.
Mai: Como descobriram que o papai é pai biológico da Any?
Lu: Tudo aconteceu quando fomos para o sítio dos meus pais e ela sofreu aquele acidente
Mai: Quando Any tinha cinco anos e caiu do tornado?
Valério: Sim, quando descobrimos que ela precisava de uma transfusão de sangue, travamos uma luta para encontrar um doador, pois Any tem um tipo raro de sangue. Todos nós fizemos exames para ver se éramos compatíveis.
Lu: Seu pai foi o único compatível, ele doou o sangue para Any. Enquanto ela ainda se recuperava em estado grave, Padre Carmelo nos entregou as coisas que estavam com Any quando ela foi entregue ao orfanato. No meio das coisas, havia um envelope lacrado junto com uma foto.
Valério: Quando bati o olho na foto, vi que se tratava da mesma mulher com quem fiquei quando me separei da sua mãe. Dentro do envelope, junto com a carta, havia o colar que esqueci no quarto na noite em que fiquei com ela, o mesmo colar que sua mãe me deu.
Lu: Aquela mulher era a mãe biológica da Any,
Valério: conversei com sua mãe, fizemos o teste de DNA, e oque só comprovou tudo ao descobrirmos isso, nosso mundo virou de cabeça para baixo. Decidimos manter isso em segredo para proteger a Any e preservar a paz na nossa família.
Lu: Foi uma decisão difícil, Maite, e esperamos que entenda que tudo o que fizemos foi para proteger e amar a nossa família da melhor forma possível.
Mai: Eu... Eu não sei o que dizer. Isso é muita informação para processar.
Valério: Sinto muito por ter escondido isso de vocês, mas agora é o momento de enfrentar as consequências.
O silêncio pairava no ar, enquanto a revelação do passado de Any ecoava pelos cômodos da casa. Maite, atônita com a descoberta, sentiu a complexidade das histórias entrelaçadas de sua família. Valério e Lu, por sua vez, enfrentaram as consequências de segredos guardados por anos.