Nessa parte final do livro, preciso mostrar pra você, a diferença muito importante que existe entre o sentimento e o conhecimento, que vai fazer muita diferença na sua vida.
Nunca ache que o seu sentimento é o seu inimigo.
O sentimento é o seu melhor amigo!
Mas... O sentimento só se torna o seu melhor amigo, quando você tem a alma curada e consertada pelo Espírito Santo.Mas, antes de falar muito bem do sentimento, e falar muito mal do conhecimento, você precisa saber de duas coisas antes, sobre o sentimento.
Primeiro:
Nunca faça uma escolha
Nunca tome uma decisão
Nunca tenha uma atitude
Se você estiver sob uma "forte pressão".
Porque com certeza você vai se arrepender!Segundo:
Nunca faça uma escolha
Nunca tome uma decisão
Nunca tenha uma atitude
Quando você estiver sob uma "forte emoção".
Porque com certeza você vai se arrepender!Dito isso, agora posso falar, ou só desabafar nessa parte do livro, sobre o que eu penso e sinto, sobre a briga interna que passamos, quase que diariamente, que é saber:
Se vou obedecer a razão, através do conhecimento.
Se vou obedecer a emoção, através do sentimento.Sem nenhuma pretensão de ser um falso humilde.
Eu sou uma pessoa muito inteligente, mas muito inteligente mesmo, e não só inteligente, também sou uma pessoa muito sensível na minha alma.E não só inteligente e sensível, mas cheio de todo tipo de conhecimento.
Tenho tanto conhecimento, que por várias vezes, me torno uma pessoa chata e sem noção.Que às vezes uma pessoa me diz, um simples: como vai?
Aí eu já quero explicar.
A pessoa me pergunta: que horas são?
Aí eu já quero explicar a origem do relógio e das horas.Eu tô dizendo isso, porque se você leu esse livro, só pra ter mais um novo conhecimento, sinto muito em te dizer: mas você só leu mais um livro, como outro qualquer.
Mas, se você leu com o seu sentimento, esse livro pode transformar a sua vida.Eu continuo estudando todos os dias: filosofia, teologia e psicologia.
Já estudei até física quântica.
Um assunto difícil de entender!O meu assunto preferido de estudo nesses últimos anos, tem sido a neurociência dos sentimentos e afetos.
Estou apaixonado e fascinado!Só que agora, vem o tal do "mas" que eu adoro escrever nos meus livros
Mas... O conhecimento não serve pra nada!
Lógico que estou exagerando na frase e fazendo uma hipérbole.
Mas mesmo assim vou manter a frase:
"O conhecimento não serve pra nada!"Tenho muitos amigos e conhecidos que eram cristãos católicos, alguns cristãos evangélicos, outros espíritas e budistas.
A maioria deles perdeu a fé!
Na verdade, trocou a fé.
Antes tinham fé em sentir Deus.
Hoje tem fé no conhecimento.
"O conhecimento agora é o seu deus!"Espero não provocar esses meus amigos e conhecidos, que podem ler esse livro.
Mas hoje olho pra eles, e só vejo pessoas vazias, angustiadas, tristes, e muitas delas estão deprimidas.Por que?
Porque trocaram o sentimento por conhecimento.
Eu também fiz essa troca louca por vários anos.
Buscava conhecimento dia e noite.É muito bom ter conhecimento.
Mas, você acaba ficando preso no labirinto sem fim do conhecimento.
Porque como já dizia Salomão, o homem mais sábio e cheio de conhecimento na bíblia:
"Quanto maior é o conhecimento.
Maior também é a tristeza!"E também ficamos presos, igual os homens no mito da caverna de Platão:
Que o conhecimento deles se tornou uma prisão e labirinto, que os impediu de sair da caverna.
E como dizem alguns acadêmicos, brincando:
"Saúde e ignorância é uma benção."Hoje, eu sigo o conselho do apóstolo Paulo, na bíblia:
"Saiba só o que te convém saber!"Nunca mais faço do conhecimento o meu deus.
O conhecimento me mandou, para o labirinto do inferno da minha própria alma.
Foi muito difícil sair de lá!
Hoje o meu "deus" é o meu sentimento.
Levo muito a sério o que eu sinto.Não faço mais nada!
Não faço nenhuma escolha...
Não tomo nenhuma decisão...
Não tenho nenhuma atitude...
Se o meu coração não estiver cheio de um sentimento de paz.O conhecimento te dá muita vaidade, e também muito orgulho na alma, que te impede de ser uma pessoa simples e feliz.
O sentimento te dá amor e paz na sua alma.Sentimento & Conhecimento
Duas forças poderosas!
Mas, fiz uma escolha
Mas, tomei uma decisão
Mas, tomei uma atitudeQuem escolhe por mim
Quem decide por mim
Quem toma atitude por mim
Não é o meu conhecimento
É o meu sentimento!E saiba que o sentimento é a linguagem, e a forma que Deus fala com a gente.
Eu tive duas experiências de como o sentimento é a coisa mais importante, quando Deus quer falar comigo e com você.
Eu estava um dia, simplesmente lendo a bíblia, e do nada, o capítulo um e o versículo onze, do livro de Gálatas, saltou da bíblia, esse versículo, ficou flutuando diante dos meus olhos.
Eu fiquei impactado
Eu fiquei impressionado
Eu fiquei muito emocionado
Eu era um jovem de vinte anos, e novo como cristão.
Isso nunca mais aconteceu, mas, eu nunca mais esqueci, o que eu senti naquele dia.Até hoje, a frase desse versículo da bíblia, que dizia:
"Eu faço você saber hoje, que o evangelho que vou te ensinar, não é segundo o que as pessoas já sabem.
Não vai ser necessário que ninguém te ensine.
O próprio Deus vai ser o seu professor!"Essa experiência até hoje, é o que me dá direção de como pregar, aconselhar e ministrar cura interior nas pessoas.
A outra experiência, foi quando eu também era jovem, e fiz um propósito no meu coração de ler a bíblia toda.
Essa experiência só aconteceu, também, uma única vez.Eu tinha acabado de ler o último versículo do capítulo sete de Detereunomio, que é o quinto livro da bíblia. Eu nunca tinha lido a bíblia antes.
Mas, na hora que eu ia começar ler o capítulo oito e o primeiro versículo de Deuteronômio, eu comecei a chorar, mas eu chorava de soluçar.
Me veio um sentimento muito forte no meu coração, que Deus ia falar comigo, era tão forte esse sentimento, que eu empurrei a bíblia pra longe de mim, tamanha era a emoção de saber que Deus ia falar comigo. Porque havia na minha alma uma certeza absoluta, que o próprio Deus iria falar comigo, e isso me assustou muito naquele momento.
Mas, eu nunca tinha lido Deuteronômio capítulo oito, era a primeira vez que eu ia ler.
Eu não tinha a menor idéia do que estava escrito, nessa parte da bíblia.
Mas eu tinha certeza que Deus ia falar comigo.Enquanto eu lia o capítulo oito de Detereunomio, que diz:
"Você precisa sempre lembrar o que eu vou fazer com você, a partir de hoje.
Eu vou te humilhar.
Eu vou deixar você passar vergonha.
Você vai passar fome.
Você vai sofrer muito.
Porque Deus precisa saber o que está no seu coração.
Porque Deus precisa saber, se você vai ama-lo e permanecer fiel até o fim."Eu chorava de soluçar, tamanha era a minha emoção.
Também nunca esqueci da emoção, quando essa experiência aconteceu.Do versículo dois até o versículo seis, de Detereunomio, foi o que me preparou, para todo tipo de sofrimento, que eu passaria pelo evangelho de Jesus.
Essas duas experiências foram carregadas de sentimentos, por isso que eu nunca esqueci, e nunca vou esquecer.
E por isso nunca se esqueça:
A linguagem de Deus é o sentimento.
Quando Deus falar com você: vai ser no seu sentimento.Por isso que entre o conhecimento e o sentimento:
Eu sempre vou fazer uma escolha
Eu sempre vou tomar uma decisão
Eu sempre vou ter uma atitude
Não pelo meu conhecimento.
Mas pelo que estou sentindo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Conçertamdú ALMAS QUEBRADAS
SpirituellesDurante toda a nossa vida, passamos por perdas, dores, feridas, traumas e frustrações. E essas perdas, dores, feridas, traumas e frustrações, ficam escondidas no quarto escuro do meu coração. E com isso a minha alma fica igual um porão, cheios de co...