Pra voltar a ter fome de felicidade!
Hoje já se sabe que o neurônio chamando dopamina, é o responsável pela busca de prazer, ou se você preferir, "motivação."
Mas tem um grande problema quando você busca desesperadamente o prazer.
De uma forma bem simplista, mas bem simplista mesmo.
Nós temos no hormônio da dopamina, como se fosse dois canos que libera essa dopamina.Um cano libera a dopamina em conta gotas, de pouquinho em pouquinho.
Pra você ter as "motivações" diárias pra executar as tarefas.Sabe aquela louça chata que você lavou?
Sabe aquela vez que você teve disposição para lavar o carro?
Sabe a caminhada que você faz pelo bairro?
Sabe quando você tem disposição pra fazer aquela corridinha ou sair pra pedalar?
Sabe a hora que o despertador toca, e mesmo com sono, você se levantou pra ir trabalhar?
E por aí vai...Então! Quem fez isso foi a dopamina, que sai desse cano do seu cérebro, que libera a dopamina em conta gotas, de pouquinho em pouquinho.
Agora outro o cano libera a dopamina, como se fosse uma mangueira de água do bombeiro.
Libera a motivação ou a busca de prazer de forma abundante.Sabe aquele dia que você tem disposição de limpar e organizar a casa toda?
Sabe aqueles dias que você tem disposição pra correr muitos km ou fazer um pedal bem longo?
Sabe quando você tá muito feliz que vai viajar?
Sabe quando você fica numa balada a noite e a madrugada inteira, bebendo e dançando?
Sabe aquela noite que você passa namorando e transando?
E por aí vai...É muito bom, né?
Então! Mas o grande problema desse cano da dopamina, é que libera essa dopamina, como se fosse uma mangueira de água do bombeiro.
O problema é que depois de alguns dias, o seu nível de dopamina fica com tanque praticamente vazio.E o que vai acontecer com você?
Você vai sentir um desânimo absurdo!
Sem vontade pra fazer nada!
E, é nessa hora que normalmente você vai começar a beber, comer demais, ver pornografia ou usar drogas.Porque tanto o álcool, o comer demais, a pornografia e as drogas, vão lá no seu tanque de dopamina, abre a torneira e começa a jorrar mais dopamina.
Mas... Rapidamente o seu cérebro percebe que tá derramando muita dopamina. E manda uma galera de outros neurônios fechar a torneira e acabar com a festa.
O que vai acontecer com você?
Você vai sentir um desânimo absurdo.
Sem vontade de fazer nada.E o que vai acontecer?
Você vai sair pra correr de novo.
Você vai sair pra pedalar de novo.
Você vai sair pra viajar de novo.
Você vai sair pra ir a uma balada de novo.
Você vai sair pra namorar e transar de novo.
E por aí vai...Esse processo vai se repetir tudo de novo...
Até que você se tornou um viciado, e uma pessoa desesperada por buscar prazer.Porque agora...
Só correr
Só pedalar
Só viajar
Só ir a uma balada
Só beber
Só transar
Isso não basta mais!
Isso não satisfaz mais!Você precisa de grandes doses de dopamina.
Você precisa de grandes doses de sensações.
Sem essas grandes doses.
Você não sente mais prazer.
Você é agora uma pessoa que busca desesperadamente o prazer.Por isso nunca abra o segundo cano da dopamina.
Abra sempre o primeiro cano da dopamina.Mas o primeiro cano da dopamina, só sai em conta gotas, de pouquinho em pouquinho?
É verdade!Mas sai o suficiente pra você se sentir todos os dias:
Paz
Tranquilidade
Equilíbrio
E viver bem e feliz.Agora se você já se tornou uma pessoa desesperada em buscar prazer.
Eu sinto muito em te dizer:
"O seu cérebro está quebrado!"
E você precisa desesperadamente:
Fazer um jejum de prazer!
Pra voltar a ter fome de felicidade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Conçertamdú ALMAS QUEBRADAS
SpiritualDurante toda a nossa vida, passamos por perdas, dores, feridas, traumas e frustrações. E essas perdas, dores, feridas, traumas e frustrações, ficam escondidas no quarto escuro do meu coração. E com isso a minha alma fica igual um porão, cheios de co...