Eu juro que eu queria saber...
E pra piorar, eu não tenho a menor ideia de como curar a sua tristeza.
Mas... Eu sei porque o seu cérebro faz você ficar triste, angustiado, ansioso e deprimido.Quem já estudou só um pouquinho de neurociência, já entendeu que o cérebro faz mais de 80% das coisas das nossas vidas no automático.
Pense agora no seu dedinho da mão direita.
Antes de mandar você pensar.
Você nem lembrava que tinha um dedinho na mão direita.
Porque o seu cérebro usa o seu dedinho da mão direita, e todo o resto do seu corpo no automático.E por que o meu cérebro faz as coisas no automático?
Simplesmente pra não gastar energia atoa.O seu cérebro é menos de 3% do seu corpo. Mas no automático ele gasta sozinho 25% de energia.
Agora imagina quanta energia a mais o seu cérebro gasta, quando você está estressado.Por isso:
A sua respiração
Quando você anda
A sua digestão
Quando tem sono
A sua tristeza
A sua angústia
A sua ansiedade
A sua depressão
E por aí vai...Tanto às coisas no seu corpo ou nas suas emoções, o seu cérebro faz tudo isso no automático.
Só pra você não gastar energia atoa.Agora quando o seu cérebro de tempos em tempos, começa a trazer lembranças de tristezas.
De tempos em tempos, você começa aparentemente do nada a ficar angustiado.
Aparentemente do nada ficar ansioso.
Do nada você se sente deprimido.Saiba que isso está acontecendo, porque o seu cérebro não está conseguindo resolver de forma automática:
A sua tristeza
A sua angústia
A sua ansiedade
A sua depressãoAí o que o seu cérebro faz?
Ele começa a te fazer sentir:
Tristeza
Angústia
Ansiedade
DepressãoE pode parecer muito ruim sentir tristeza, angústia, ansiedade e depressão.
Mas não é!
O ruim é quando você anestesia a dor, a ferida e o trauma, que o seu cérebro lançou para fora.E aí você começa:
Comer demais
Beber demais
Usar drogas
Vê muita pornografia
Faz sexo com qualquer pessoa
E por aí vai...
Quando você faz todas essas coisas, isso sim, vai ser muito ruim pra sua alma.Mas... Sentir a dor, a ferida e o trauma, que pode vir, como:
Uma tristeza
Uma angústia
Uma ansiedade
Uma depressãoPor mais que possa parecer absurdo, é muito bom quando isso acontece...
Porque simplesmente o seu cérebro está jogando a toalha, como numa luta de boxe, e te dizendo:
"Eu desisto!
Resolve aí!
Porque eu não consigo resolver as suas dores, as suas feridas e os seus traumas do passado no automático."E essa é a hora e o momento que você tem que se permitir:
Sentir a dor
Sentir a ferida
Sentir o trauma
E o mais importante...
Bancar essa tristeza, angústia, ansiedade e depressão.Você pode bancar chorando a sua dor.
Você pode bancar ficando sozinho.
Você pode bancar se aconselhando.
Você pode bancar orando ou meditando.
Você pode bancar fazendo terapia.
Você pode bancar desabafando com um amigo.Não é fácil...
Na verdade, é muito difícil!
Ninguém quer sentir dor!Mas... Se você fugir dessas dores, feridas e traumas...
Em algum momento a tristeza, a angústia, a ansiedade e a depressão vão diminuir ou vão passar.Porque o seu cérebro está vendo o seu sofrimento gastando muita energia.
O seu cérebro vai dar algum jeito pra diminuir ou fazer passar esse sofrimento.
Porque esse sofrimento agora está gastando muita energia.
E vai passar um tempo, e você vai voltar a ficar bem de novo.Mas... Se você viver fugindo da dor, da ferida e do trauma, que o seu cérebro não conseguiu resolver no automático.
Saiba que vai passar um tempo, e você vai voltar a sentir tudo de novo:
Tristeza
Angústia
Ansiedade
DepressãoPorque nem tudo na sua vida o seu cérebro consegue resolver no automático.
Principalmente as dores, as feridas e os traumas da alma.
E o que o seu cérebro não consegue resolver no automático, ele chama a sua atenção te fazendo ficar triste.Então na próxima vez que você ficar triste...
Não fique desesperado!É só o seu cérebro chamando a sua atenção, te fazendo lembrar das suas dores, feridas e traumas do passado. E também te dizendo que não está conseguindo resolver a sua tristeza, angústia, ansiedade e depressão no automático.
Por isso que do nada você fica triste!Eu não posso afirmar categoricamente que eu tive depressão, porque eu nunca fui em um psiquiatra, para receber o diagnóstico. Mas eu fiquei por cinco anos sem sair de casa, sem passear, sem viajar.
O máximo que eu fazia na época, era levar de carro a minha esposa e o meu filho para o trabalho e a escola.
Eu tinha uma angústia e uma tristeza que não passava.Aí um dia o casamento acabou, porque no coração da minha esposa não cabia mais o meu coração, cabia agora no seu coração, outro coração. Isso foi como uma bomba caindo na minha cabeça.
Eu que já estava triste, angustiado e deprimido, fiquei pior.Mas... Teve um dia que eu, de forma discreta, pedi pra voltar com a minha ex-esposa, claro que ela recusou.
Eu sabia que ela ia recusar, mas eu precisava ficar em paz com a minha consciência, pela última vez, porque eu ia fazer uma estratégia muito ousada e arriscada, pra sair daquela tristeza, angústia, depressão e dor do fim do casamento.O que eu fiz?
Eu me tranquei no quarto por dois meses, disse ainda sem muita fé no meu coração:
"Espírito Santo, eu só saio desse quarto daqui a dois meses.
Eu vou até o fundo do meu poço!"Fiquei trancado no quarto esses dois meses.
Sai curado do quarto?
Não!Mais saí com uma direção e estratégia do Espírito Santo no meu coração:
Que foi morar literalmente dentro de uma igreja. E alí fiquei por um ano, foi maravilhoso para a minha alma.Depois de um ano morando na igreja, eu estava completamente curado da depressão e dar dor do fim do casamento.
Mas antes disso tudo, que eu acabei de contar, ter acontecido, um dia, eu acho que era umas três horas da tarde, eu estava muito triste, angustiado e deprimido.
Entrei no quarto do meu filho, que estava na escola, me ajoelhei, e fiz uma oração de uns três minutos, eu disse na oração:
"Deus! Não tô aguentando mais ficar comigo!
Deus! Me ajuda voltar a ser quem eu era!
Deus! Tô com saudades de mim!"Passou se um tempo, e começou acontecer um monte de coisas estranhas na minha vida.
E a mais marcante, foi o fim do casamento de uma forma tão violenta na minha alma, que me deixou marcas até hoje.O que você acha que eu fiz?
Como eu disse agora a pouco:
Sai correndo para os braços de Deus.Eu falo correndo, porque fui morar literalmente dentro de uma igreja.
Foi a melhor escolha que eu fiz!
E ali, pude de novo, renovar a minha fé, a minha espiritualidade, e a comunhão com a igreja.
Foi um ano incrível!Depois fui colocando coisas na minha vida, que me fazia mais feliz ainda, como: fazer caminhada, correr e pedalar.
E isso me fazia cada vez mais, ficar mais próximo de mim.É horrível ter saudades da gente.
É muito ruim quando a gente não aguenta ficar com a gente.Hoje adoro estar comigo
Hoje sou o meu melhor amigo.
Hoje amo passar horas sozinho orando com Espírito Santo.
Que se tornou de novo o meu melhor amigo.
Também me tornei celibatário pra ficar mais tempo comigo.Nunca mais quero sentir isso.
Nunca mais quero viver isso.
Nunca mais quero ter:
Saudades de mim!Então da próxima vez que você sentir tristeza, angústia, ansiedade ou depressão, você já sabe que o seu cérebro não conseguiu resolver o seu problema no automático.
Aproveita essa oportunidade para conversar com alguém, fazer terapia e o mais importante:
Orar para o Espírito Santo curar e consertar a sua alma quebrada.Porque senão, de tempos em tempos, você vai sentir tristeza, angústia, ansiedade e depressão.
Tudo de novo...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Conçertamdú ALMAS QUEBRADAS
EspiritualDurante toda a nossa vida, passamos por perdas, dores, feridas, traumas e frustrações. E essas perdas, dores, feridas, traumas e frustrações, ficam escondidas no quarto escuro do meu coração. E com isso a minha alma fica igual um porão, cheios de co...