Capítulo 18: Um Novo Começo no Caminho do Amor

16 4 0
                                    

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” — (Salmos 40-1).



Os dias se estendiam em Barcelona, o inverno começava a se fazer ainda mais presente nas ruas de Las Ramblas, também conhecida como “Ramblas” — a rua mais famosa e encantadora da cidade. Com cerca de dois quilômetros de extensão, a rua se estendia do Porto até a Plaça de Catalunya. Cada trecho da rua tinha um nome diferente, e a rua onde Emma e seus avós moravam era chamada de Rambla de Santa Mônica, localizada no início da Plaça del Teatre e descendo até o antigo convento de Santa Mônica, fundado em 1619.

Desde sua infância, Emma amava passear e explorar os encantos daquela região da cidade. No entanto, nos últimos dias, ela não havia tido a oportunidade de voltar ao antigo casarão e adentrar no espelho mágico, como havia feito várias vezes antes, permitindo-lhe passear pelas belas ruas do passado. As circunstâncias recentes não permitiram que ela atravessasse novamente para o outro lado, mesmo que a passagem estivesse disponível.

Naquele momento, com os pensamentos sobre o sonho ainda frescos em sua mente, Emma sentia-se ainda mais desolada por não ter recebido resposta de Leonardo após sua última mensagem. Ela juntou suas mãos novamente para uma breve oração.

Muitas vezes, cometemos o erro de esquecer que a primeira coisa que devemos fazer em qualquer momento de nossa vida é buscar a Deus. Por isso, Emma buscava, em todos os momentos, principalmente nesses momentos difíceis, buscar e confiar em Deus, pois somente Ele trazia a verdadeira paz para o coração e o espírito. Era necessário encontrá-Lo em todos os momentos, pois somente Ele poderia acalmar a dor de um aflito, restaurar a esperança de um perdido e trazer de volta a alegria de um angustiado. Assim, Emma ajoelhou-se ao lado do sofá, fechou os olhos e chorou como nunca antes, buscando consolo no Deus Todo-Poderoso, que confortaria seu coração e lhe daria forças naquele momento.

Senhor, reconheço que é somente em Ti que encontro a verdadeira paz e segurança. Pois Tú és um Deus de renovação e sempre ouve a oração de um aflito. Entendo que essa paz não significa que as aflições desaparecerão imediatamente, mas creio que ela traz alívio ao coração, removendo a ansiedade e o medo. Pois em Tuas asas encontramos nosso refúgio, e Tua presença é suficiente para acalmar uma alma abatida. Por isso, peço que me ajude a confiar mais em Ti e a compreender que tudo o que acontece tem um propósito. Sei que o Senhor tem algo maravilhoso reservado para aqueles que esperam e confiam verdadeiramente em Ti. Agradeço pela Tua graça diária e peço que continue me guardando, assim como sempre fez. Amém.”

Após sua oração, Emma sentiu um grande conforto novamente tomar conta de seu coração, sabia que era o Espírito Santo a reconfortado e trazendo paz para seu interior, ficou feliz com isso, a angústia dela foi se diluindo e começou a sentir-se mais calma.

E nesse meio tempo, Emma não imaginava que Leonardo iria até lá para confortá-la. “Quem você está se tornando, Leonardo Livión?” — refletiu, admirando a ousadia dele ao ir até sua casa. E ela pensando que ele nem tinha se importado mais...

Ela não se enganou: Ele realmente era um anjo; o seu anjo.

E assim, sem pensar duas vezes, Emma avançou em sua direção, e ele envolveu-a em um caloroso abraço. Lágrimas escorriam por seu rosto, comovida com a atitude dele de oferecer um ombro amigo naquele momento.

Fazia sentido Leonardo estar ali? Naquela casa, onde a chuva caía lá fora? Ele estava lá para consolá-la? Para trazer conforto e demonstrar preocupação genuína por seu estado? Enquanto olhava para ele, a única pergunta que saiu de seus lábios foi: — O que você estava pensando? — Emma sorria surpreendentemente, gostando da presença dele — Você viu que horas são? — sussurrou, inclinando-se enquanto ele a observava, vendo-a naquele momento, com os olhos ainda úmidos pelas lágrimas derramadas.

Ele respondeu, não exatamente à sua pergunta.

— Você realmente não me conhece bem, Emma — afirmou ele depois da garota ter aberto a porta da casa para que ele entrasse — Quantas conversas já tivemos? Quantas vezes brigamos e rimos juntos nessas últimas semanas desde que nos reencontramos? — perguntou, encarando-a. — Você realmente acha que eu conseguiria dormir sabendo que você estava tão angustiada? — protestou. — Mas agora estou mais aliviado por estar aqui, com você.

Ele realmente estava preocupado com ela. Emma sentiu seu coração transbordar de alegria, pois suas orações a Deus por ele estavam sendo respondidas. Ela vinha orando pela vida de Leonardo há algum tempo, intercedendo diariamente para que seu coração e mente não fossem enganados por sentimentos confusos. Naquele momento, com a súbita aparição dele e sua demonstração de total preocupação, suas orações foram confirmadas, trazendo conforto ao seu coração.

Emma reconhecia a bondade de Deus e como Ele sempre age no tempo certo, pois tem o melhor reservado para cada um de nós. Quantas vezes ela havia buscado conselhos de seus avós, de amigos cristãos e até mesmo de irmãs mais experientes da igreja? Em uma dessas ocasiões, uma sábia irmã chamada Carmem havia lhe dado uma palavra específica, incentivando-a a se aproximar ainda mais do garoto com quem ela estava se sentindo tão bem nos últimos dias. Carmem disse que Emma seria usada para ajudar Leonardo, o que a surpreendeu, pois como poderia ajudar alguém que às vezes parecia tão ignorante e provocador? No entanto, a irmã Carmem explicou que Emma poderia ajudá-lo a se aproximar de Deus, e que talvez ele tomasse a decisão de aceitar Jesus e encontrar alívio para as mágoas que carregava em relação à sua família. Foi por esse motivo que Emma permitiu que a amizade entre eles se desenvolvesse, pois em todos os momentos em que estavam juntos, ela sentia que tinha algo a fazer por ele. Ela sabia que havia algo de errado e, por isso, ficava feliz quando ia à mansão nos dias em que não tinha a faculdade, pois lá ela podia ver o sorriso genuíno que se formava nos lábios dele enquanto passavam horas conversando na varanda da casa. Ela sabia agora qual era o problema que se passava na mente dele, e por isso faria o que tivesse ao seu alcance para ajudá-lo. E as conversas que agora eles tinham, foi algo que se desenvolveu entre eles nesses últimos dias depois que se tornaram mais próximos, e até mesmo amenizava as pequenas brigas constantes.

E naquele momento, ao ouvir as palavras do garoto sobre sua preocupação com ela, Emma não conseguiu esconder sua felicidade, mostrando-lhe um sorriso comovido com sua atitude. No entanto, apesar da gentileza dele em ir até ela, ela sabia que era importante revelar a ele a realidade por trás de sua súbita visita.

— Ainda bem que meu avô tem um sono pesado, imagina só se ele tivesse ouvido o som das suas batidas na janela? — Emma falou, um pouco atordoada, olhando para o lindo rosto dele, ainda úmido pela chuva — Você com certeza estaria morto pela espingarda dele, ou seria levado para a delegacia mais próxima daqui com o alarme que o vovô faria, pensando em você ser um ladrão e ainda falando com a neta dele — disse, zombeteira, com um sorriso no rosto ao ver a expressão espantada dele. — Mas, mesmo com essa sua vinda súbita e inesperada, eu gostei muito da sua atitude, Léo. Obrigada por ter vindo, trazendo palavras acolhedoras e um abraço caloroso que eu tanto precisava... — terminou, olhando para as próprias mãos, tímida com as palavras que havia dito.

— Primeiro — começou Leonardo —, seu avô tem uma espingarda? Nossa! — riu comovido e continuou — Segundo: isso é o que devemos fazer por quem verdadeiramente nos importamos, Emma. Fazer o que puder para proteger, cuidar e consolar quando estiver triste ou com medo, e até sair no meio de um temporal como este só para vê-la e fazê-la se sentir melhor.

Emma se comoveu novamente com as palavras do rapaz. Ele realmente trazia conforto ao seu coração. — Obrigada, Léo. Muito obrigada mesmo. Não imaginei que você se preocupasse tanto assim comigo, a ponto de vir até aqui mesmo nesse temporal, você é realmente uma boa pessoa para mim... — disse, olhando para a janela, onde os pingos de chuva batiam fortemente no vidro.

— Bom... nem eu imaginava, para falar a verdade... — confessou, coçando a nuca enquanto a encarava. — Mas por que você acha que eu faria isso? Acha que um simples amigo faria isso? — encarou-a e se aproximou mais, segurando delicadamente as mãos da garota, aguardando sua resposta.

Emma não respondeu sua pergunta, mas olhou-o com certa ansiedade, imaginando o quê estaria por vir. Seu coração batia acelerado como nunca antes.

— Eu vim porque gosto de você, Emma — confessou simplesmente, ainda encarando os perfeitos olhos da garota de maneira cativante.

— Léo... Eu-eu... — Emma ficou ansiosa com a confissão dele. — Gosta mesmo de mim, mesmo eu sendo “atrapalhada”? — sorriu, lembrando-se do dia em que sua avó pediu para ela levar o lanche dele na primeira vez que foi visitá-la no trabalho. Ela pensava que ele era um completo mimado e ignorante, mas agora sabia que era apenas uma forma divertida dele de se entrosar, e que ele havia mudado ao longo da amizade deles.

— Emma, você não percebe? — revelou, continuando a falar antes que ela pudesse se pronunciar novamente. — Eu gosto de você verdadeiramente, mesmo quando você é atrapalhada às vezes e tem uma língua afiada. — Enquanto se declarava, aprofundava cada vez mais seu olhar no dela. Era um olhar necessitado.

A chuva lá fora estava gradualmente diminuindo, deixando o ar calmo, o que ajudava nas palavras de Leonardo. Ele então continuou, apertando suas mãos firmemente — Emma... — disse, segurando seu olhar — Eu realmente gosto de você, não apenas como uma amiga, pois se dissesse isso, estaria mentindo para mim mesmo e para você. — Ele não a deixou falar, pois precisava expressar seus sentimentos — Confesso que às vezes sou um pouco chato, intolerável ou convencido, como você diz — sorriu ao lembrar das “briguinhas” entre eles —, mas também sei amar, e te digo que nunca senti algo tão forte por alguém como sinto por você, Emma Sabattela. Então, por favor, não rejeite meus sentimentos caso você também sinta o mesmo por mim.

A jovem ficou profundamente tocada com a confissão do rapaz. Seu coração ainda batia acelerado, suas mãos geladas, unidas às dele, começavam a ficar quentes, e sua mente estava repleta de pensamentos frenéticos sobre o que estava acontecendo. Ela jamais imaginou se ver em uma situação como aquela, parecia algo saído dos livros que costumava ler, como um sonho, mas era real e verdadeiro. Estava realmente acontecendo?

— Emma, não sei se fiz como deveria ser feito, mas acredito que sim, pois meu amigo da igreja me ensinou muitas coisas acerca da palavra do Senhor, e isso me ajudou a entender como é um namoro de acordo com a vontade de Deus — disse, lembrando-se daquele amigo tão importante em sua vida, que o ajudou a conhecer mais sobre Deus. — Aprendi que devemos colocá-Lo no centro de tudo, entregar nossa vida em Suas mãos, pois Ele sabe o que faz. Então, Emma, é com o coração exultante que eu te peço em namoro. — Ele sorriu, cheio de expectativa.

O coração da garota pulsava cada vez mais rápido, principalmente com o pedido dele. Ela, sinceramente, faria o possível para fazer com que o garoto conhecesse mais a Deus, pois tinha fé que esse era realmente um dos propósitos dela ao ter entrado na vida do rapaz, após conhecê-lo melhor.

Enquanto ela vagava entre os bons pensamentos, chegou à conclusão de que nunca havia namorado ou beijado alguém, pois conhecia plenamente os princípios bíblicos e sabia que no tempo certo isso aconteceria. Ela também nunca havia se sentido daquela forma por ninguém no colegial ou na faculdade de dança que cursava. No entanto, agora via-se extasiada de alguma maneira inexplicável pelo garoto que a irritou logo no primeiro momento em que cruzou seu caminho. Ela não tinha mais dúvidas sobre seus sentimentos e a quem verdadeiramente seu coração pertencia. Com isso em mente, Emma decidiu responder ao inesperado pedido de namoro de Leonardo: — Sim, eu aceito ser sua namorada. Porém, quero que continuemos nesse ritmo de aprendizado para fortalecermos primeiramente nosso espírito.

Leonardo ainda não entendia completamente os princípios bíblicos, apenas o básico que seu amigo Pablo lhe ensinava nos momentos em que estavam juntos ou nas vezes em que ele ia aos cultos com ele. No entanto, principalmente agora que conhecia Emma, ele percebia que ela o ensinava, com palavras e atitudes, coisas que o faziam refletir mais sobre a vida e como ele vivia.

Naquele momento, ele se sentia extremamente feliz e extasiado por ter seu pedido de namoro aceito. Para ele, Emma era uma fonte de esperança diante dos problemas que enfrentava e dos sentimentos que tinha em relação ao pai. Ela, assim como sua mãe, preenchiam aquele vazio que sentia com a ausência do pai, que parecia cada vez mais distante deles devido ao excesso de trabalho. Ele já não parecia mais o mesmo pai de antes, dos momentos tão bons que tiveram no passado, durante sua infância. E ao olhar para Emma, quando tinham seus momentos juntos, uma brisa agradável e um ar de esperança passavam por eles. Ele sabia que podia confiar nela, pois eles pertenciam um ao outro, e disso tinha certeza.

— A única certeza que tenho agora, Emma — disse, aproximando-se dela —, é que você é a garota certa para mim. — Ele confessou e, em seguida, a abraçou suavemente.

Emma esqueceu-se do mundo ao seu redor naquele momento, como se tudo se resumisse apenas a ela e a Leonardo naquela pequena sala, que agora parecia tão preciosa por causa daquele momento.

— Confesso que já namorei antes, mas não pense que fui um mulherengo ou algo do tipo, pois já te falei sobre isso naquele dia — ele falou, sendo completamente sincero. — Mas nunca senti algo tão emocional e prazeroso como sinto agora ao estar com você, Emma. Você é tão pura e tem uma luz que não sei explicar, e isso me faz querer ficar cada vez mais perto de você e protegê-la com tudo o que eu puder — ele expressou, olhando-a intensamente.

— Eu... eu fico genuinamente feliz em ouvir isso, Léo. Isso me faz confiar ainda mais em você — confessou, encantada pelas palavras dele. — Para mim, — ela inspirou profundamente, reunindo coragem para dizer — Você é como um anjo em minha vida. — declarou, com o coração pulsando acelerado.

Ele ergueu uma sobrancelha, mas logo seus olhos se suavizaram, transmitindo caloricidade enquanto a fitava.

— Eu sempre serei o seu anjo, protegendo-a enquanto estivermos juntos. — Ele afirmou e então a abraçou novamente.

Emma sorriu, envergonhada. Ele não imaginava, mas ela também se comprometia a protegê-lo e garantir que aquele sorriso convencido e alegre que ele sempre tinha continuasse estampado em seu rosto.

— Antes de mais nada, há algo que preciso te dizer — ela interrompeu o abraço e ergueu o rosto para encará-lo.

— O quê? — ele respondeu, mantendo o olhar terno, percebendo a leve timidez em seu semblante.

— Eu nunca tive um relacionamento antes.






Leonardo e Emma são um amor ❤️ 😍

O que estão achando? Deem estrelinha por favor 💖💕😊

Através Do Espelho Onde histórias criam vida. Descubra agora