— Boa tarde a todos! Alunos, pais, professores e amigos. -diz a professora Margarida que tinha a professora Teresa ao lado dela. — Este ano celebramos o 33° aniversário do 25 de Abril.
— Para comemorar a data, a Barra e os Navegantes decidiram juntar-se e apresentar uma dramatização. -diz a professora Teresa. — dos acontecimentos fundamentais para a mudança do país... para a chegada da liberdade.
— Senhoras e senhores... "A caminho da liberdade". -diz a professora Teresa e todos batemos palmas.
— Hoje, é dia 16 de Dezembro de 1973, é dia de fazer um balanço do ano que passou. -começa o Ravina a narrar. — E que ano fulgurante, senhores ouvintes. Progresso, ordem e desenvolvimento são os nomes que podemos usar quando falamos deste grande país, que é Portugal.
— Querido filho, como estás? Eu e o teu pai estamos preocupados contigo. -ouvimos a voz da Sofia. — Ouvimos dizer que a guerra está uma loucura em África. E que já morreram muitos soldados. Mas o meu coração de mãe diz-me que estás bem. Mas eu não tenho a certeza. Nem quero pensar que... mas vamos falar de outros assuntos. O teu pai saiu hoje para o mar com os outros pescadores. Não têm apanhado peixe quase nenhum e não temos dinheiro para comprar mais nada. Ontem éramos seis e tínhamos duas sardinhas... Deves a estranhar sermos só seis não é? O teu tio foi mandado embora de Portugal por ter falado demais e o teu irmão está preso. Ele queria fazer uma grave e sabes que não se podem fazer greves né?
— Eu já disse que não sei nada! -diz o David. — Tirem-me daqui! Tirem-me daqui! -enquanto abanava o cenário de grades.
— Bom, eu agora tenho que ir. Vou queimar os panfletos que o teu irmão deixou. -voltamos a ouvir a Sofia. — Aqui, aqui tudo se sabe... As paredes temos ouvido. Não podemos falar. Tenho medo que me apanhem e me mandem para a prisão. O teu pai não ia aguentar sem mim... -vemos os atores a entrarem amordaçados, viram-se e cada um tinha uma letra no peito a formar a palavra liberdade.
— Liberdade! -gritam eles todos e todos batem palmas e assobiam, olho a mesa de som para ver se estava tudo certo.
Aparece o Rui, a André e outros atores.
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝗗𝗘𝗟𝗜𝗖𝗔𝗧𝗘 - Jota (MCA Edition) [Revisão]
FanficIsabel Morais é uma jovem de Lisboa, conhecida por sua emotividade, determinação e resiliência. Guiada pelo coração, Isa não hesita em expressar suas emoções e defender suas opiniões com firmeza. Mora com os pais, donos de uma pequena livraria, e co...