Minha cabeça e meu corpo ansiavam a hora de terminar aquele maldito plantão, estava tão cansada que nem meus dedos eu sentia mais. Sentei por alguns minutos na cadeira da minha sala e repousei a cabeça sobre meus braços. Eu realmente ansiava pela hora de sair da porta do hospital para ir para casa. Quando finalmente fui interrompida por uma enfermeira que me conversou em termos técnicos:
Homem, policial, 32 anos, baleado no morro do Turano durante uma operação do BOPE. Ferimento por arma de fogo no tórax, com possível pneumotórax. Pressão arterial 90/60 mmHg, frequência cardíaca 120 bpm, saturação de oxigênio 85% no ar ambiente do paciente.
Rapidamente entrei em estado de alerta, sabia que ferimento por arma de fogo é sempre gravíssimo e muitas das vezes não acabam bem. A adrenalina começou a tomar conta do meu corpo enquanto eu levantava a cadeira, evitando o cansaço. Caminhei rapidamente até a sala de emergência, onde uma enfermeira continuou me fornecendo informações sobre o estado do paciente.
"Ele está com uma perfuração de abdômen, a pressão está caindo rapidamente", disse ela, com um tom urgente na voz.
NATHÁLIA: - Chegam em quantos minutos Mile?
MILE: - Cinco minutos, doutora.
Organizem sangue O negativo, preparem o bloco cirúrgico e providenciem compressas cirúrgicas, ordenei, tentando manter a calma enquanto preparava minha equipe para a emergência.
Vamos precisar de quinze bolsas de sangue para a transfusão enquanto estabilizamos e pedimos para preparar o bloco cirúrgico. Imediatamente respondi, já pensando nos próximos passos para tentar salvar a vida do policial.
MILE: - ok, doutora
O estado de nervosismo e tensão se instalou entre mim e minha equipe de enfermagem. Em seguida, o silêncio era quebrado pelos sons de ambulâncias e viaturas misturadas, criando um caos nas ruas.
Paramédicos, me passem o relatório!
Paramédicos: - - Homem, policial, 32 anos, baleado no morro do Turano durante uma operação do BOPE. Ferimento por arma de fogo no tórax, com possível pneumotórax. Pressão arterial 90/60 mmHg, frequência cardíaca 120 bpm, saturação de oxigênio 85% no ar ambiente do paciente.
NATHÁLIA: - Trauma 10 rápido!
Fui dando as ordens para minha equipe!
Mile prepare uma bolsa de sangue, Henry acesso venoso central com soro, 25 gotas por minuto e 5mg de midazolam Caio kit de intubação orotraqueal.
NATHÁLIA: - Vamos apagar ele agora.
Fui dando as ordens para minha equipe!
Mile prepare uma bolsa de sangue, Henry acesso venoso central com soro, 25 gotas por minuto e 5mg de midazolam Caio kit de intubação orotraqueal.
NATHÁLIA: - Vamos apagar ele agora.
Antes de apagar o paciente, ouço sua voz chamando por "MATHIAS"
NATHÁLIA: Henry apaga ele, não tem condições para falar agora.
Henry: - Contagem em 5,4,3,2,1 apaguei, doutora.
Faço o procedimento de intubação e agora ele está em ventilação mecânica.NATHALIA – Gente, consegui, ele já é nosso agora... Caio controla a respiração!
Caio: - Ok, doutora!
Enquanto o paciente está estabilizado, sou interrompido por um policial, que aos berros, chama a mim e à minha equipe de incompetente e berrava aos quatro cantos da minha emergência.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Destinos
RomanceNathália Ungaretti é uma médica responsável, ética e muito humana, que trabalha na emergência de um hospital em um bairro nobre do Rio de Janeiro. Seu destino muda depois que ela conhece o Capitão do BOPE.