Abilene já estava disposta a dar seu depoimento, conforme William havia solicitado. Ambos estavam sentados no escritório de Augusto, em duas poltronas reservadas no canto mais próximo à imensa estante de livros dele.
Dava para ver no semblante dela que ainda estava um tanto abalada, mas tentava respirar e oxigenar o cérebro para que pudesse se manter ativa. Depois de dizer seu nome completo, o detetive anotou na ficha: Abilene Aparecida Oliveira Alves.
- Sra. Abilene, minha missão é atentar aos fatos, portanto, levantei algumas hipóteses e acredito que está óbvia a ligação entre os dois casos.
Ela franzia o cenho e prendia alguns fios de cabelo soltos atrás das orelhas.
- E suponho que não haja apenas uma pessoa envolvida nisso...
Por um momento, ela parecia absorta em seus próprios devaneios.
- Alguém queria que minha menina... e o sr. Augusto... morressem... Quem faria uma coisa dessas? - Seu olhar estava distante.
- É para isso que estou aqui, senhora. Quero que me ajude a solucionar isso. Preciso da senhora. Poderemos fazer justiça.
- Sim - ela concordou, e uma lágrima lhe escapou dos olhos.
- Todos os detalhes são imprescindíveis. Reporte-me qualquer fato ou ação de que se lembrar.
- Certo - ela disse, sem emoção.
- Sra. Abilene, - começou ele com o interrogatório - o que fazia enquanto o seu patrão dormia?
- Exatamente o mesmo que ele. Eu estava dormindo.
- Recorda-se de alguma movimentação atípica?
- Ontem tivemos visitas - informou ela, vagarosamente. - Os amigos de Juliet.
- Sim, os jovens envolvidos no caso do jogo.
- Exatamente.
- Não sei se lhe serve de consolo, mas já temos um suspeito preso, o nome dele é Robson Conceição, um dos amigos de Juliet, e caso ele não esteja agindo sozinho mesmo, não se preocupe, garanto que a senhora estará em segurança.
- Obrigada, mas creio que isso já não seja importante.
A frase pairou no ar por alguns segundos antes de William continuar:
- Além dos amigos de Juliet, mais alguém esteve aqui ontem?
- Não... ah, me desculpe, sim. Fabiano, o melhor amigo de Augusto, almoçou aqui.
Ele anotou o nome de Fabiano.
- Certo. E onde posso encontrá-lo?
- Fabiano mora aqui perto, senhor. Posso lhe passar o endereço.
- Ficarei grato.
- A senhora poderia me dizer alguma razão para que tivessem interesse em assassinar o sr. Augusto Gentil?
- Não consigo pensar em nada coerente.
- Acredito que o sr. Augusto Gentil possuía uma concorrência grande no mercado, mas a hipótese de algum tipo de vingança não me parece plausível no momento.
- Mesmo com a loucura do mercado metalúrgico, Augusto não fez inimigos, não o consigo imaginar dessa forma.
- Percebo que isso seria remoto demais. - William fez uma pausa antes de continuar. - E se levássemos em consideração o dinheiro? - Deixou as palavras se espalharem.
- Dinheiro? - Ela perguntou baixinho. - Pode ser, senhor. Aliás, isso seria mais plausível do que um plano de vingança.
- Se tivermos o dinheiro como fator principal para os homicídios, consegue canalizar os pensamentos para algo?
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Cúmplice e o Assassino (COMPLETO)
Mystery / ThrillerCabe ao detetive William Guimarães Silva investigar a morte de Juliet - sobrinha e herdeira do poderoso sr. Augusto Gentil -, assassinada durante um jogo na faculdade com seus amigos. Achando que tinha solucionado o mistério, na mesma noite, descobr...