CENA 1
O MASCARADO LEVANTA-SE,DEIXANDO O PE.LUPI AINDA MAIS APAVORADO
MASCARADO-Boa noite padre!
PE.LUPI-Quem é você?O que você está fazendo aqui na minha sacristia?Como você entrou aqui?
MASCARADO-Calma padre!Não tenha tanto medo de mim.Eu sou apenas um filho de Deus procurando justiça numa sociedade completamente hipócrita...
PE.LUPI-Por favor,sai da minha igreja se não eu vou ligar para a polícia agora mesmo.
MASCARADO-O senhor teria coragem de denunciar um filho que veio até aqui pedir ajuda?
PE.LUPI-Eu não lhe conheço rapaz.Eu não sei da onde você saiu...
MASCARADO(retirando a máscara)-Tem certeza que o senhor não me conhece?
O MASCARADO FINALMENTE RETIRA A MÁSCARA QUE ESCONDIA SEU ROSTO,REVELANDO-SE ENTÃO PAULO
PE.LUPI(sem ação)-Meu Deus!
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
PAULO-Sou eu padrinho,o Paulo.
CENA 2
O DOUTOR GONTIJO CONTINUA EM SILÊNCIO
HIOLANDA-Fale alguma coisa pelo o amor de Deus doutor!
GONTIJO-Bom,o caso do seu amigo e bem delicado.Após ele passar por uma bateria de exames,a gente detectou uma grave lesão no cérebro...
HIOLANDA-Aí meu Deus...
LUPITA-Calma dona Hiolanda!
HIOLANDA-O meu amigo vai morrer filha...
GONTIJO-Talvez não senhora!A gente pode tentar fazer uma cirurgia,porém essa cirurgia não é gratuita.
LUPITA-E quanto custa essa cirurgia doutor?
GONTIJO-Por ser uma cirurgia muito delicada,ela custa esse valor aqui.
O DOUTOR GONTIJO ENTREGA UM PEDAÇO DE PAPEL COM O VALOR A LUPITA
HIOLANDA(ao ver o valor)-É muito dinheiro doutor!Eu não tenho condições de arrumar esse valor nunca...
LUPITA -Pode opera-lo doutor!Eu consigo arrumar esse dinheiro.
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
HIOLANDA(comovida)-Filha...
LUPITA-Dona Hiolanda,a senhora fique aqui que eu vou arrumar esse dinheiro.Eu prometo voltar o mais breve possível.
LUPITA SAI CORRENDO EM DIREÇÃO A PORTA DE SAÍDA
CENA 3
CAROLA RETRUCA PARA FERNANDO MUITO EMPOLGADA
CAROLA-A gente vai se mudar para a fazenda que você comprou meu amor.E então,o que achou da minha decisão?
FERNANDO-Pra mim pouco importa.Inválido que nem estou em qualquer lugar que eu estiver pouco importa.
CAROLA-Não fique assim meu amor...
FERNANDO-Tira essa mão de cima de mim Carola!Se eu estou assim é por sua causa.Você é a grande responsável por todo o meu sofrimento.
CAROLA SAI EM SILÊNCIO,REFLETINDO A ACUSAÇÃO DE FERNANDO
JACIRA -O senhor dessa vez pegou pesado seu Fernando!
FERNANDO-Azar é dela que não consegue ouvir a verdade!
CENA 4
(UM TOQUE SENTIMENTAL COMEÇA A TOCAR)
O PE.LUPI CORRE PARA OS BRAÇOS DE PAULO MUITO ABALADO
PE.LUPI-Paulo...
PAULO-Meu padrinho!
PE.LUPI-Paulo,Paulo!
PAULO-Eu estou vivo padrinho!Eu estou vivo.
PE.LUPI-Agora você vai me explicar tudo o que aconteceu seu moleque!
(O TOQUE SENTIMENTAL PARA)
PAULO-claro!Eu vou explicar tudo direitinho ao senhor.
PE.LUPI-O que está esperando pra começar falar seu moleque?
PAULO-Bom,como o senhor está vendo eu não morri.Tudo não passou de um plano para mim poder fugir da cadeia...
PE.LUPI-Mas como encontraram seu corpo carbonizado na cela?
PAULO-Os bandidos a quais me uni deram um jeito de outro corpo se passar pelo meu...
PE.LUPI-Mais que jeito?
PAULO-Eles compraram um policial para que ele facilitasse minha saída e afirmasse perante a todos que eu morri.Pagaram uma alta quantia para que tudo ocorre-se como planejado.Perante a todos aquele era o meu corpo...
PE.LUPI-Meu Deus quanta loucura!E como foi que você saiu da cela que estava em chamas?
PAULO-Eu já estava fora da cela quando o fogo se espalhou.Quem estava em meu lugar já era o corpo do outro detento.Enquanto todos corriam desesperados com medo do fogo,eu vesti uma roupa de bombeiro que arrumaram para mim,e daí então fugi.
PE.LUPI-E pra onde você foi quando fugiu?
PAULO-Quando saímos,um carro já estava esperando por a gente há alguns metros do presídio.
PE.LUPI-Que carro era esse?
PAULO-Era o carro de um irmão...
PE.LUPI(ignora)-Irmão!Que irmão?
PAULO-Um dos chefes da máfia de Madri...
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
PAULO(continua)-É assim que eles se tratam.
CENA 5
GERMANO VEM SAINDO DA EMPRESA,QUANDO DER REPENTE É ABORDADO POR LUPITA MUITO NERVOSA
LUPITA-Senhor!
GERMANO(surpreendido)-Lupita!Que cara é essa?Aconteceu alguma coisa?
LUPITA-Eu preciso falar muito com o senhor doutor Germano!
CENA 6
CONTINUA A TENSA CONVERSA ENTRE PAULO E SEU PADRINHO,O PE.LUPI
PE.LUPI-Você está me dizendo que viajou para Madri junto de todos esses bandidos?
PAULO-Eu não tive escolha padrinho!Ou eu fugia com eles,ou eu seria preso de novo.
PE.LUPI-Eu não posso acreditar que o meu afilhado que eu cuidei com tanto amor e carinho se juntou a bandidos tão perigosos...
PAULO-Não me critique padrinho!Eu estou aqui porquê estou precisando da sua ajuda.
PE.LUPI-Eu vou logo lhe avisando que eu não vou lhe ajudar em nada que esteja envolvido com esses criminosos...
CENA 7
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
A CIRURGIA DE EMANUEL COMEÇA A TODO VAPOR,PORÉM EM GRANDE ESCALA DE PERIGO
CENA 8
HIOLANDA CAMINHA ATÉ O FINAL DO CORREDOR ONDE LÁ ENCONTRA-SE A IMAGEM DA VIRGEM DE GUADALUPE
HIOLANDA-O poderosa virgemzinha de Guadalupe,estou aqui para pedir pela vida do meu amigo Emanuel.Lhe dê forças virgemzinha para passar por essa cirurgia sem que nada lhe aconteça.Não permita que ele se vá dessa vida,eu te imploro virgemzinha poderosa.
CENA 9
GERMANO ESTÁ EM SEU ESCRITÓRIO AINDA NA EMPRESA NA COMPANHIA DE LUPITA
GERMANO-Fale filha,o que está acontecendo pra você está tão nervosa?
LUPITA-Eu vou direto ao ponto que eu estou sem tempo doutor Germano.(pausa)Eu estou precisando desesperadamente por uma quantia significativa em dinheiro no valor disso aqui.
LUPITA LHE ENTREGA O PEDAÇO DE PAPEL COM O VALOR
GERMANO(pega-o)-Você sabe que o que você precisar pode contar comigo sempre Lupita.É um prazer para mim te ajudar.Você sabe que pra mim você é como uma filha.
LUPITA-Eu sei doutor Germano!O senhor pra mim também é como se fosse um pai,mas não é por isso que eu vou aceitar que o senhor me dê esse dinheiro.Eu farei questão de pagar cada centavo...
GERMANO-Você está me ofendendo Lupita!Eu já lhe disse que você não precisa pagar nada.Esse dinheiro é seu,e se precisar de mais não se intimide em me procurar.
LUPITA-Eu lhe agradeço muito senhor,mas eu preciso correr.Outro dia eu venho até aqui ficar com o senhor mais tempo.Tem uma pessoa entre a vida e a morte precisando desse dinheiro.
GERMANO COLOCA O DINHEIRO DENTRO DE UM ENVELOPE E O ENTREGA
CENA 10
CONTINUA A CONVERSA DE PAULO E SEU PADRINHO,O PE.LUPI
PAULO-Pode ficar tranquilo padrinho,eu só quero que o senhor guarde segredo ao meu respeito,e esteja a disposição para quando eu precisar.Eu posso contar com o senhor?
O PE.LUPI FICA EM SILÊNCIO PENSANDO A RESPEITO
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cúmplices De Um Assassinato
RandomQuando o amor bate em sua porta,mas uma grande fatalidade acaba tirando-lhe de sua vida...E quando você é punido pelo um crime que não cometeu...Será que vale a pena se vingar do verdadeiro responsável?Gostou?Tudo isso está abordado neste belo roman...