APRENDIZ

4 1 0
                                    

CENA 1
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
SEM ESCOLHAS,PAULO OU "O MASCARADO" ACABA SE RENDENDO AS AMEAÇAS DE EDGAR
MASCARADO-Está bem!Eu estou na mão de vocês,não é mesmo?
EDGAR-Isso mesmo Paulinho!Você não sabe como eu gosto de você,quando você age utilizando um pensamento lógico.
EDGAR BAIXA O REVÓLVER E COLOCA-O NA CINTURA
PAULO-Agora se você me dá licença,eu preciso me arrumar pra ir trabalhar.
EDGAR-Eu vou,mas eu volto!Não tente bancar o esperto pra cima de mim Paulinho,porquê você sabe do que eu sou capaz.
EDGAR SAI,DEIXANDO PAULO COM OS NERVOS À FLOR DA PELE
PAULO(resmunga)-Se você está pensando que vai conseguir me dobrar por muito tempo,está muito enganado Edgar.Assim que eu provar a minha inocência,eu te jogo na cadeia.
CENA 2
LUPITA ESTÁ TOMANDO O CAFÉ DA MANHÃ NA COMPANHIA DE SUA MÃE
LUPITA -A gente precisa encontrar uma cozinheira,uma arrumadeira e uma copeira pra trabalhar aqui mãe.Agora que estou rica,eu não posso permitir que a senhora fique se matando pra da conta dessa mansão sozinha.
ROSÁRIO-Não precisa gastar dinheiro com isso filha.Você sabe que eu amo meu trabalho,e outra,eu não vou ficar o dia inteiro de braços cruzados olhando as horas passarem...
LUPITA -Já está decidido mãe!Hoje mesmo eu vou colocar um anúncio no jornal.A senhora já está com uma certa idade,e tudo que precisa agora é relaxar.
DER REPENTE A CAMPAINHA TOCA
ROSÁRIO-Eu vou atender!
LUPITA -Está vendo só!Eu não quero que a senhora fique sendo incomodada,principalmente nas horas das refeições...
AO ABRIR A PORTA,ROSÁRIO DEPARA-SE COM RAMIRO TENDO EM SEU PODER UM BUQUÊ DE ROSAS VERMELHAS
RAMIRO-Bom dia dona Rosário!A Lupita encontra-se por aqui?
ROSÁRIO-Claro,ela está tomando o café da manhã!Queira entrar por favor.
LUPITA(chegando na sala)-Quem é mãe?...
RAMIRO(o encara apaixonadamente)-Sou eu Lupita!
LUPITA -Ramiro!
CENA 3
VERÔNICA ESTÁ DEIXANDO ALGUNS DOCUMENTOS NA MESA DO SENHOR MASCARADO,PORÉM UM CERTO DESEJO COMEÇA BROTAR EM SEU PEITO,E ELA ACABA SENTANDO EM SUA CADEIRA ENFEITIÇADA POR SEU CHEIRO NELA IMPREGNADA
VERÔNICA(consigo mesmo)-Aí Mascarado,se você soubesse como eu sou louca por você.Esse teu cheiro me deixa maluca.Eu daria tudo pra tê-lo em meus braços...
DER REPENTE O SENHOR MASCARADO ENTRA,E VERÔNICA LEVANTA-SE RAPIDAMENTE FINGINDO ELA ESTÁ ORGANIZANDO SUA MESA
MASCARADO(ignora)-Verônica!
VERÔNICA(nervosa)-Bom dia senhor!Eu vim trazer esses documentos pro senhor,e aproveitei pra da uma geral em sua mesa.
MASCARADO-Obrigado por essa gentileza!
VERÔNICA-O senhor saiba que pode contar comigo para o que precisar.É meu prazer poder ajudá-lo.
MASCARADO-Obrigado Verônica...
VERÔNICA-Bem,eu vou indo.Com licença!
VERÔNICA SAI
CENA 4
MARIANO VEM CHEGANDO COM IGNÁCIO EM UMA CLÍNICA PSIQUIATRA
IGNÁCIO-Onde você está me levando Mariano?Você está me levando pra cadeia,é isso?Você não acredita na minha inocência?...
MARIANO-É claro que não Ignácio!Eu acredito sim na sua inocência,por isso estou lhe trazendo aqui.
IGNÁCIO-Eu não quero ser preso!Eu não quero ser preso...
MARIANO(pra secretária da psicóloga Vanda)-Bom dia!Eu marquei uma consulta ontem a noite com a doutora Vanda...
SECRETÁRIA -O senhor é o seu Mariano Olivares,não é?
MARIANO-Exatamente!
SECRETÁRIA-Pode entrar nessa sala aqui de frente que ela já está esperando-lo.
CENA 5
INÊS ESTÁ CHEGANDO NA MANSÃO DE ANGRA DOS REIS,MANSÃO ESSA QUE ENCONTRA-SE EM ESTADO PRECÁRIO DEVIDO ALGUNS ANOS DE ABADONO
INÊS-Que lugar nojento!Uma mulher como eu não pode habitar num lugar como esse.
INÊS COMEÇA CAMINHAR POR ALGUNS CÔMODOS DA MANSÃO
INÊS(continua pensativa)-Apesar de imunda,eu sinto que esse lugar ainda vai ser muito útil pra mim.Aqui dá um ótimo esconderijo...
INÊS ADENTRA NO QUARTO ONDE PERTENCIA A ELA E AO SEU MARIDO,PORÉM ACABA SENDO SURPREENDIDA COM GERMANO AO LADO DA JANELA OLHANDO PARA O QUINTAL
INÊS(assusta-se)-Germano!
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
GERMANO(vira-se muito sério)-Sua assassina!Eu vou te matar...
INÊS-Não...
INÊS DESCE AS ESCADAS CORRENDO SENDO PERSEGUIDA PELA ALMA DE SEU FALECIDO MARIDO
GERMANO-Eu vou te matar assassina!
QUANDO PUXA A MAÇANETA,INÊS DEPARA-SE COM A PORTA FECHADA
INÊS(tentando abrir)-Não.Eu quero sair daqui.Me deixa ir embora...
GERMANO ENCOSTA-LA CONTRA A PAREDE E AGARRA EM SEU PESCOÇO TENTANDO MATA-LA ENFORCADA
GERMANO-Eu vou te matar vagabunda!
INÊS(grita acordando do terrível pesadelo que teve)-Não!
(O TOQUE DE SUSPENSE PARA)
IVONE ENTRA NO QUARTO ASSUSTADA IGNORANDO SEU GRITO
IVONE-Que grito foi esse tia?
INÊS(trêmula)-Eu tive um terrível pesadelo filha...
CENA 6
LUPITA ESTÁ CAMINHANDO PELO JARDIM COM RAMIRO
RAMIRO-Você está linda Lupita...
LUPITA -Obrigada por esse estonteante elogio,mas eu não me vejo como você está dizendo.
RAMIRO-Você está a mulher mais linda do mundo Lupita!Sua beleza é capaz de seduzir o coração de qualquer homem...
LUPITA -Não seja tão exagerado Ramiro!Eu estou atrasada para ir pra empresa,e se você não se incomoda eu acho melhor você voltar a noite,e assim jantamos juntos e conversamos o que temos para conversar.
RAMIRO-Claro!Agora você é uma mulher atarefada com uma empresa inteira para administrar...
LUPITA -Não me leve a mal Ramiro!Eu jurei pra mim mesma que eu iria dar a última gota do meu sangue por aquela empresa em nome do seu Germano.É uma questão de honra pra mim,se é que você me intende.
CENA 7
MARIANO ESTÁ CONVERSANDO COM A PSICÓLOGA VANDA CAMARGO,ENQUANTO IGNÁCIO ESTÁ AO LADO DA JANELA OLHANDO PARA O PÁTIO ONDE OS PACIENTES PASSAM MAIOR PARTE DO TEMPO
IGNÁCIO(resmunga)-Eu não matei ela!Eu não matei ela.Vocês precisam acreditar em mim...
MARIANO-E então doutora Vanda,o que a senhora achou do seu Ignácio?
VANDA -Eu vou ser sincera com você Mariano!O Ignácio está mergulhado em uma profunda depressão,e eu acho melhor você deixa-lo aqui internado,caso contrário ele pode cometer uma terrível loucura.
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
CENA 8
O SENHOR MASCARADO ESTÁ SOMANDO TODOS OS GASTOS ENVOLVIDOS NO DESFILE,ENQUANTO LUPITA ESTÁ OLHANDO ALGUNS DOCUMENTOS SEM INTENDER NADA
LUPITA(resmunga impaciente)-Droga!
MASCARADO(ignora)-Está tudo bem com você Lupita?
LUPITA -Eu não estou intendendo nada que está escrito aqui...
MASCARADO(levanta-se e aproxima-se)-Calma!Eu vou te ensinar passo a passo de tudo isso aqui...
(A MÚSICA "PERDONAME" COMEÇA A TOCAR)
O SENHOR MASCARADO COMEÇA EXPLICAR-LHE CADA DETALHE DAQUELE DOCUMENTO,E AQUELE SENTIMENTO DE AMOR GUARDADO EM SEU CORAÇÃO COMEÇA FICAR CADA VEZ MAIS VISÍVEL

Cúmplices De Um AssassinatoOnde histórias criam vida. Descubra agora