CENA 1
"ANOITECE"
LÚCIA ESTÁ NA SALA ASSISTINDO AO JORNAL NACIONAL,QUANDO DER REPENTE MAURÍLIO VEM CHEGANDO
MAURÍLIO-Finalmente encontrei-la em casa!Posso saber aonde a primeira dama do Rio de Janeiro passou a manhã inteira?
LÚCIA-Vai querer controlar meus passos agora é Maurílio?
MAURÍLIO-Não,eu quero apenas saber por onde a minha mulher anda sem a minha companhia.Eu não posso correr o risco de ter meu nome manchado por causa de uma mulher...
LÚCIA(levanta-se furiosa)-O que você está insinuando Maurílio?
MAURÍLIO-Eu não estou insinuando nada!Quero apenas manter meu nome invicto de qualquer mancha...
DER REPENTE O JORNALISTA COMEÇA ANUNCIAR O ATENTADO OCORRIDO COM O DEPUTADO ANTÔNIO PRADO
LÚCIA-Escuta aqui Maurílio...
MAURÍLIO(atento à notícia)-Silêncio!
JORNALISTA-Exclusivo!Hoje pela manhã o deputado Antônio Prado sofreu uma misteriosa tentativa de assassinato.Dois bandidos misteriosos tomaram a frente de seu carro e acabaram disparando um tiro em sua cabeça .Segundo o boletim médico divulgado agora a pouco,o caso do deputado é crítico...
MAURÍLIO SORRIR DISCRETAMENTE
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
CENA 2
ERIC VEM CHEGANDO EM SEU APARTAMENTO,PORÉM ACABA SENDO SURPREENDIDO COM A PRESENÇA NADA DISCRETA DE IVONE
IVONE-Como foi o dia com a sua querida coroa meu amado Eric?
ERIC(surpreendido)-Ivone!Como você conseguiu entrar aqui?
IVONE(levanta-se)-Não adianta se fazer de desentendido Eric!Eu o vi logo cedo saindo com aquela senhora.Me fala,quem é ela?É mais uma de suas amantes?
ERIC-Você está completamente equivocada!A Edith é apenas minha amiga...
IVONE-Para de ser falso Eric!Eu sei muito bem o tipo de cafajeste que você é.Pra você se rebaixar a tanto aquela caduca deve ser montada na grana,estou certa?
ERIC-Está bem Ivone,eu vou jogar as claras com você.Aquela velha é sim muito rica e eu estou afim de me casar com ela...
IVONE(aproxima-se seduzindo-lhe)-E é claro que esse casamento não passa de um pretexto para você conseguir colocar as mãos na fortuna da velha.
ERIC-Exatamente!Você agora me entende?
(A MÚSICA "HALLO" COMEÇA A TOCAR)
IVONE(lhe joga na cama)-É lógico meu amor!Agora vamos comemorar esse plano em grande estilo.
IVONE SE ATIRA NOS BRAÇOS DE ERIC AOS BEIJOS
CENA 3
GERMANO ESTÁ EM UMA LANCHONETE DO BAIRRO A ESPERA DE RICARDO
GERMANO(consigo mesmo)-Amanhã eu vou até o laboratório tirar essa dúvida que está me matando...
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
EM QUESTÕES DE SEGUNDOS RICARDO VEM CHEGANDO E SEGUE ATÉ A SUA MESA
RICARDO(cumprimenta-o)-Boa noite doutor!Trago comigo uma notícia que não vai lhe agradar nenhum pouco.
GERMANO-Mais uma Ricardo?Até quando esse inferno vai durar?
RICARDO-Quanto mais fuçamos nessa história,mais ela fede senhor.
CENA 4
INÊS ESTÁ SENTADA A MESA SOZINHA JANTANDO EM TOTAL SOLIDÃO
INÊS(consigo mesma)-Tanta gente nesta casa e eu aqui jantado sozinha.Quanta ingratidão comigo.
ROSÁRIO VEM VINDO DA COZINHA EM SILÊNCIO
ROSÁRIO-Com licença senhora!
INÊS-O que você quer comigo sua inútil?
ROSÁRIO-Eu queria saber se a senhora podia me liberar mais cedo hoje?
INÊS-Olha,a empregadinha arrumou um amante foi?
ROSÁRIO-Não senhora!Eu quero ver a minha filha.
INÊS-Não me lembre daquela cachorra!Eu ainda não esqueci aquelas bofetadas que ela me deu.
ROSÁRIO-Desculpe senhora,mas eu não permito que chame minha filha de cachorra...
INÊS-O que você vai fazer sua empregadinha maldita?Vai me bater?
ROSÁRIO-Não senhora,mas eu lhe peço que respeite a minha filha.Ela não está mais morando aqui de favor...
INÊS-Finalmente não é?Após tanto mal que fez a minha família aquela maldita resolveu nós deixar em paz.
ROSÁRIO-O que a pobrizinha fez pra senhora detesta-la tanto?
INÊS-Além de você enfia-la na minha casa e obrigar o meu marido lhe dá um sobrenome,aquela infeliz foi a responsável por afastar o meu filho do meu marido.
ROSÁRIO-Não.O seu filho é que é responsável por esse afastamento...
INÊS(levanta-se furiosa)-Não ouse falar o nome do meu filho sua vaca!
ROSÁRIO-Eu estou mentindo senhora?Enquanto a minha filha é uma moça direita e responsável,o seu filho não passa de um vagabundo...
INÊS(da-lhe uma tapa)-Cala essa boca!
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
CENA 5
CONTINUA A TENSA CONVERSA ENTRE GERMANO E O DETETIVE RICARDO
RICARDO-A dona Lília esposa do seu Ignácio sumiu misteriosamente senhor!
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
CENA 6
HIOLANDA ESTÁ NA SALA DE ESPERA NA COMPANHIA DE LUPITA MUITO AFLITA
HIOLANDA-Cadê o doutor que não vem nós dá nenhuma notícia filha?
LUPITA-Calma dona Hiolanda...
O DOUTOR GONTIJO VEM ENTRANDO NA SALA MUITO TENSO
HIOLANDA-Finalmente doutor!E então,como está o Emanuel?
GONTIJO-A gente fizemos tudo que estava ao nosso alcance dona Hiolanda,mas infelizmente ele não resistiu.
HIOLANDA(grita)-Nãooo...
CENA 7
CONTINUA O TENSO CONFRONTO ENTRE INÊS E ROSÁRIO
ROSÁRIO(furiosa)-Agora já chega!
INÊS-Vai embora da minha casa sua velha maldita...
ROSÁRIO(lhe derruba com um tapa)-Cala a boca!
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
INÊS(cai em cima da cadeira)-Há...
ROSÁRIO-Agora a senhora vai ouvir tudo que está engasgado aqui a muito tempo.
INÊS-Sai...
ROSÁRIO(grita furiosa)-Cale a boca!(pausa)A muito tempo eu venho fazendo vista grossa a todas as loucuras cometidas por a senhora.Eu aguentava todo tipo de humilhação comigo e com a minha filha por respeito ao seu Germano,porquê ele sim é um homem que merece todo respeito do mundo.Quando eu cheguei nesta casa com a minha filha pequena nos braços,ele foi o único que me acolheu.Exerceu a responsabilidade de pai para com a Lupita.Como a senhora mesma disse,deu um sobrenome de pai a ela.Eu nunca vou esquecer o que ele fez,como também nunca vou esquecer as atrocidades cometidas por a senhora...
INÊS-Do que você está falando sua velha louca?
ROSÁRIO-Do seu descaramento com o senhor Ignácio!A senhora pensa que eu não percebia as suas safadezas com ele?Toda vez que o seu Germano viajava a negócios,a senhora trazia-o aqui para dentro de casa alegando que iria falar sobre os problemas da empresa,sendo tudo mentira.A senhora se trancava com ele no escritório por longas horas,mas não era para falar sobre os problemas da empresa,era pra tranzar com ele.
INÊS-Você não sabe o que está dizendo...
ROSÁRIO-Tanto sei que descobri que o seu Mariano não é filho do seu Germano,mas sim do seu Ignácio.
INÊS RESPIRA FUNDO AO OUVIR TANTAS VERDADES QUE JURAVA ELA NINGUÉM SABER
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cúmplices De Um Assassinato
RandomQuando o amor bate em sua porta,mas uma grande fatalidade acaba tirando-lhe de sua vida...E quando você é punido pelo um crime que não cometeu...Será que vale a pena se vingar do verdadeiro responsável?Gostou?Tudo isso está abordado neste belo roman...