CENA 1
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
IVONE VEM CHEGANDO NO APARTAMENTO DE ERIC FURIOSA
ERIC ESTÁ ANDANDO DE UM LADO PRO OUTRO
IVONE(atira a bolsa em cima do sofá)-Maldito seja!
ERIC-O que já foi dessa vez?
IVONE-O maldito mordomo do Lamerque estava me seguindo...
ERIC(nervoso)-Viu o que você fez Ivone!Você agora está sendo perseguida.Já imaginou se esse mordomo abre o bico e fala que você já foi noiva desse Lamerque?A polícia vai vim pra cima de você com tudo...
IVONE-Eu já dei um jeito de calar a boca daquele maldito!
ERIC-O que foi que você fez Ivone?
IVONE-Eu matei-lo!
CENA 2
(A MÚSICA "DUELE EL CORAZON" COMEÇA A TOCAR)
FERNANDO ESTÁ CAVALGANDO PELA FAZENDA QUE DESEJA COMPRAR,NA COMPANHIA DO ATUAL DONO
ALGUNS MINUTOS DEPOIS,OS DOIS PARAM A MARGEM DE UM RIO QUE BANHA O TERRENO
(A MÚSICA PARA)
DAMIÃO-E então,o senhor se agradou da fazenda?
FERNANDO-Eu me encontrei aqui dentro!É tudo que eu estava sonhando e um pouquinho mais.
DAMIÃO(estende a mão)-Então,fechamos negócio?
FERNANDO(pega em sua mão)-Mais é claro!Hoje mesmo vamos ao foro passar todas essas terras para o meu nome.
CENA 3
PAULO COLOCA SEU TRAVESSEIRO E SEU LENÇOL NA PARTE DE CIMA DA BELICHE,PORÉM GUTO QUE ESTÁ ENCOSTADO SOBRE AS GRADES APROXIMA-SE
GUTO-Aí já é meu canto!Só resta aquele colchão velho no chão mané...
PAULO SEGUE EM SILÊNCIO PARA O COLCHÃO
DOUGLAS-Aqui não tem mordomia não malandra!Se é acostumado viver no luxo,vai ter que aprender conviver na miséria.
MARIANO(resmunga de cima da beliche)-Miséria...
GUTO-O que foi que tu resmungou aí riquinho?
MARIANO-Não te interessa!
GUTO-Olha como fala comigo!Está com saudade da solitária?Você sabe muito bem que eu posso te mandar pra lá.
MARIANO O ENCARA EM SILÊNCIO
CENA 4
HIOLANDA ESTÁ VOLTANDO PRA CASA NA COMPANHIA DE SUA JUMENTA JERUSA
HIOLANDA -Aí Jerusa,eu estou morta com farofa!Parece que daqui a alguns dias o meu reumatismo não vai me deixar mais trabalhar.
CUCO ESTÁ ESCONDIDO ATRÁS DE UMA ÁRVORE,PREPARANDO-SE PARA ATIRAR
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
CUCO(procurando uma boa pontaria)-Para um pouco velha maldita!
HIOLANDA -O que seria da gente se não fosse o Emanuel minha amiga?Aonde a gente estava morando?...
CUCO(faz pontaria na cabeça de Hiolanda)-É agora!
CENA 5
(A MÚSICA "PERDONAME" COMEÇA A TOCAR)
LUPITA ESTÁ ANDANDO PELA A RUA SE DEBULHANDO EM LÁGRIMAS,RELEMBRANDO CADA MOMENTO QUE VIVEU COM PAULO
LUPITA -Eu te amo Paulo!Eu juro que vou te tirar desse lugar...A gente vai casar,e juntos vamos construir uma família.(pausa)Eu sei que você é inocente meu amor...
CENA 6
CAROLA ESTÁ NO JARDIM ACOMPANHADA DE SUA ENFERMEIRA JACIRA,QUE ESTÁ FAZENDO EXERCÍCIO DE FISIOTERAPIA EM SUAS PERNAS
CAROLA-Para,para,para!Eu já estou cansada de tanto você mexer em minhas pernas.Agora eu quero relaxar um pouco.Me leve para o meu quarto.
JACIRA-Sim senhora!
CENA 7
JACIRA VEM CHEGANDO COM CAROLA EM SEU QUARTO
JACIRA-Eu não intendo!...
CAROLA-O que você não intende criatura?
JACIRA-A senhora não poder andar!Cada processo de fisioterapia que a senhora perpassa,eu chego a crê que suas pernas estão muito bem.Seus movimentos estão...
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
CAROLA-Já chega!Vá até a cozinha buscar alguma coisa pra mim comer que eu estou morrendo de fome.
JACIRA-Sim senhora!
JACIRA SAI
CAROLA(resmunga)-Enfermeira maldita!Eu preciso tomar mais cuidado se não essa infeliz pode acabar descobrindo toda verdade.(pausa)Se o Fernando descobrir que eu não estou aleijada,ele não pensa duas e me pede o divórcio.
CENA 8
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
QUANDO ESTAVA PRESTES A APERTAR O GATILHO,CUCO É INTERROMPIDO POR UMA VIATURA DA POLÍCIA QUE VEM SE APROXIMANDO
CUCO(baixa o revólver)-Maldita seja!
CENA 9
(O TOQUE DE SUSPENSE CONTINUA TOCANDO)
ERIC SENTA AO LADO DE IVONE NERVOSO
IVONE-Você está cavando sua própria cova Ivone.Será que você não percebe?Esse teu jeito de agir sem pensar é que vai terminar te destruindo...
IVONE(levanta-se)-O que você queria que eu fizesse Eric?O cara estava me seguindo...
ERIC-Eu já cansei de te alertar pra não agir de cabeça quente.Você já imaginou o estrago se a polícia tivesse chegado no momento?Você teria sido presa Ivone!
IVONE-Chega Eric!Eu não tenho sangue frio como você.Eu não costumo esperar a cobrá me morder.Antes que ela arme o bote,eu o mato.
ERIC-Está bem!Depois não diga que eu não avisei.
CENA 10
"ANOITECE"
O PE.LUPI ESTÁ PREPARANDO O ALTAR PARA CELEBRAR A MISSA DE LOGO MAIS
LUPITA VEM ENTRANDO CHORANDO
PE.LUPITA(ignora)-O que foi que aconteceu minha filha?
LUPITA-O Paulo foi transferido pro presídio padre.
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
O PE.LUPI APROXIMA-SE DE LUPITA TENTANDO CONSOLA-LA
PE.LUPI-Calma minha filha!Eu já estou cuidando de tudo.Meu sobrinho que é advogado está vindo de Brasília especialmente pra cuidar do caso do Paulo.Eu te prometo que vamos conseguir tira-lo da cadeia.
LUPITA(abraço-lo)-Assim espero padre!
CENA 11
HIOLANDA ESTÁ TERMINANDO DE PREPARAR A JANTA
EMANUEL VEM CHEGANDO EM CASA E SEGUE ATÉ A COZINHA
EMANUEL-Boa noite minha flor!
HIOLANDA(ignora)-Boa noite!Que alegria é essa?
EMANUEL(retira do bolso dois ingressos)-Olha o que eu ganhei?
HIOLANDA(ignora)-O que é isso homem de Deus?
EMANUEL-São dois ingressos do filme "Romeu e Julieta".
HIOLANDA-Nossa!
EMANUEL-Os ingressos eu já tenho.Só me resta saber agora se você me dar a honra da sua companhia?
HIOLANDA -Eu nunca fui a um cinema...
EMANUEL-Então,agora chegou a hora de conhecer esse universo fantástico!
CENA 12
(UM TOQUE DE SUSPENSE COMEÇA A TOCAR)
CUCO ESTÁ EM SUA CASA TOMANDO UM COPO DE UÍSQUE FURIOSO NA COMPANHIA DE ALANA
CUCO-Maldita seja!Aquela velha parece ser protegida pelo demônio.A segunda vez que tento mata-la,mas na hora agar é de aparecer alguma coisa para atrapalhar.
ALANA -Eu já estou cansada de seus fracassos Cuco.Agora quem vai matar aquela velha maldita vai ser eu.Eu vou mostrar aquela desgraçada quanto custa se meter na vida dos outros.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cúmplices De Um Assassinato
CasualeQuando o amor bate em sua porta,mas uma grande fatalidade acaba tirando-lhe de sua vida...E quando você é punido pelo um crime que não cometeu...Será que vale a pena se vingar do verdadeiro responsável?Gostou?Tudo isso está abordado neste belo roman...