× × × × ×
Meu nome é Maria Eugênia Geve e me chamam de Mel porque tem o M de Maria e o E de Eugênia. Hoje em dia eu não me sinto uma super "Mel", mas agora todo mundo já se acostumou e não mudarei meu apelido do nada só porque deu vontade.
Eu tenho 21 anos e morei em São Paulo minha vida inteira, estou agora terminando a faculdade de Direito e nem posso acreditar que logo logo serei supostamente "adulta". Sério, não tem uma célula adulta no meu corpo, preciso de ajuda urgente com isso.
Escrevo desde 2008, quando descobri uma comunidade no Orkut chamada Nossos Romances Adolescentes (NRA), onde várias meninas escreviam livros e faziam comentários nas histórias umas das outras. Como em um mini Wattpad. Muita gente incrível que faz sucesso hoje em dia veio de lá, como a Júlia Braga, a Clara Savelli, a Chris Salles, a Larissa Siriani, entre tantas outras!
Meu primeiro livro chamava Missão Princesa e era sobre uma menina que ia trabalhar como empregada em Nova York. Não é exatamente bom, hahaha, mas só eu posso falar mal dele! Depois eu escrevi alguns outros, mas parei por vários anos e só voltei a escrever em 2016, quando a Jú(lia Braga, minha melhor amiga) me convenceu a entrar no Wattpad. Trago Seu Amor de Volta em Três Dias foi meu primeiro livro desta "nova fase". Depois eu reescrevi Beijoqueiros (que é uma historinha), comecei Brioche (saudades) e estou terminando Inconfidente com a Jú!
1 - Quando surgiu seu interesse pela escrita?
Nossa, já falei lá em cima. Deveria ter colocado um "Spoiler Alert", hahaha, desculpa. Enfim, eu sempre amei ler e li muito, muito, muito. Chegou uma hora, quando eu tinha uns 13, 14 anos, que eu fiquei com a impressão de que já tinha lido tudo que existia (risos). Foi nesta época em que eu encontrei a NRA e vários livros novos escritos por gente da minha idade! Aí eu pensei "ah, se eles escrevem, eu também posso escrever", então fui lá e escrevi. E nisso, descobri a grande paixão da minha vida.
2 - Tem alguma referência literária?
Tenho algumas. Eu sempre fui apaixonada pelo jeito de escrever da Meg Cabot e da Sophie Kinsella, acho que meu estilo se parece um pouco com o delas (oremos), mas meu escritor favorito é o Mia Couto, que tem uma escrita super experimental e bonita. Recomendo dele um livro de contos chamado O Fio das Missangas.
3 - Como você lida com as críticas?
Acho que existem dois tipos de crítica: a construtiva e a destrutiva. Adoro críticas construtivas porque elas me fazem pensar melhor sobre a história, sobre minhas escolhas de linguagem e enredo... . É sempre muito bom encontrar alguém disposto a falar com sinceridade e respeito dos defeitos da minha história. Agora... quando a pessoa chega só para causar e começa a reclamar de coisas sem sentido ("nossa, achei essa roupa feia", "aff, que bosta de fala", "meu deus, como ela é retardada"), eu fico meio irritada. Não irritada no sentido de puta-da-vida-querendo-matar-todo-mundo-e-expulsar-do-Wattpad, hahaha. Só fico meio chateada porque é tão gratuito!
Ah, tem outro tipo de crítica: a crítica de quem não entendeu. Neste caso a culpa é totalmente minha, e não de quem está criticando, mas eu preciso rever o texto inteiro para deixar a mensagem mais clara. [SPOILER DE TSADE3D] Às vezes alguém começa a reclamar da "macumba" de Trago Seu Amor de Volta em Três Dias, falar que o Theo estava errado em ficar bravo, afinal a Amélia pagou por ele... E essa não é a ideia. A ideia é mostrar como amarrações são erradas e desconstruir os preconceitos ao redor da Umbanda. Se o leitor não entendeu e está julgando, eu preciso melhorar o texto porque ele não ficou claro o bastante. Eu fico chateada porque não consegui me expressar direito, mas é uma chateação comigo mesma, não com quem não gostou.
4 - Como é sua relação com seus leitores?
Eu amo, idolatro e dependo de todos eles. Acho que eu não seria suficientemente determinada a escrever um livro inteiro no Word sem ter gente acompanhando a história. Saber que tem várias pessoas esperando por mim, pela minha produtividade, me dá toda a força necessária para escrever.
E eu comemoro loucamente cada comentário, cada estrelinha... Leio todos, é a melhor parte da minha semana, mas confesso que raramente consigo respondê-los porque é muita coisa e eu corro o dia inteiro entre faculdade, estágio, estudo...
5 - Quando e como descobriu o Wattpad?
Eu acho que descobri o Wattpad há vários anos (tipo em 2013?) mas nunca tinha mexido até o começo do ano passado, quando a Jú(lia Braga) me convenceu a começar a postar Trago Seu Amor de Volta em Três Dias.
Foi a melhor coisa que eu fiz!
6 - Qual dos seus livros você mais gostou de escrever?
Nossa, a primeira resposta que vem na minha cabeça é Trago Seu Amor de Volta em Três Dias, porque eu amo a mensagem que ele carrega sobre preconceito religioso, amarrações e amor. Mas... EU AMO TANTO TANTO ESCREVER INCONFIDENTE COM A JÚ, QUE NOSSA (para quem não sabe, está no perfil JuliaBT_MelGV).
É a coisa mais incrível. Eu escrevo, ela escreve, mexe no que eu escrevi, eu mexo no que ela escreveu... E nossos estilos combinam tanto que quando a gente relê capítulos passados, não sabemos de jeito nenhum quem fez o que.
Se depender de mim, este é só o primeiro de muitos livros escritos por nós!
7 - Livro preferido?
UM SÓ? Ok. Acho que meu livro físico favorito no momento é Outlander, da Diana Gabaldon. Mas só o primeiro, que depois a série fica toda esquisita.
Do Wattpad vai ter que ser Querido Bebê, da Júlia. Nossa, é muito amor, né? Não tem uma pergunta que eu não fale nela, meu deus. Mas é sério. Eu gosto de Querido Bebê porque acho a história extremamente sensível, bem pensada e importante para as pessoas. Gosto de livros que mudam o leitor para melhor. QBB é o exemplo perfeito disso.
8 - Um filme?
Eu sempre respondo "Tomates Verdes Fritos", mas hoje estou com vontade de falar "Peixe Grande", do Tim Burton. É maravilhoso e trata de histórias contadas de pai pra filho. É lindo demais.
(Ok, e Amizade Colorida, com a Mila Kunis e o Justin Timberlake. Choro toda vez)
9 - Theo ou Hugo?
Theo, com certeza! O Hugo é parecido demais comigo, eu acabaria dando um soco nele depois de quinze minutos de convivência. Como sou muito avoada e dramática, preciso de alguém que me mantenha firme no chão, não que enlouqueça comigo, hahaha.
10 - Algum conselho para os novos escritores?
Eu sei que parece óbvio e tudo mais, mas escreva. Só isso. Estruturar a história é importante, fazer planos, fichas dos personagens... Mas o mais importante é escrever. Não enrole, não postergue, escreva. O resto é consequência <3
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aquelas Autoras
RandomSabe aquela sua autora favorita? Aquela que criou seus personagens favoritos e até mesmo o seu crush literário? Encontre-a aqui. Esse é um livro de entrevistas com algumas, das muitas, autoras do Wattpad. • Capa e GIFs por @123_Maria_123