× × × × ×
Hey, Folks! Aqui quem vos fala é a Bruna Fontes. *pisca* Eu nasci em 1993 em Niterói, amo coroas e sou proprietária da Cova Coletiva. Em outra vida fui Anastásia Romanov, me shipo com queijo e tenho 3 leões
1 - Quando surgiu seu interesse pela escrita?
Foi quando eu me mudei pra Maricá, minha primeira casa aqui era numa região super afastada e eu tinha o total de vários nadas pra fazer. Foi nessa mesma época que descobri as fanfics (eu lia e escrevia fanfic de RBD #paz) e aí não teve como parar minha mente. Eu literalmente passava o dia inteiro pensando nas histórias, era uma coisa quase compulsiva que, de certa forma, permanece até hoje.
2 - Tem alguma referência literária?
Tenho várias! Minha primeira inspiração foi a Meg Cabot, rainha da ficção adolescente, dona do mundo todo. Mas minha tríade literária do amor hoje em dia são a Lauren Oliver, a Tahereh Mafi e a Maggie Stiefvater. Acho que elas são escritoras incríveis demais e com certeza influenciaram no meu processo de descobrir minha própria voz literária.
3 - Como você lida com as críticas?
Eu acho que lido bem, críticas construtivas são muito bem-vindas. Eu sempre quero saber o motivo das pessoas terem as opiniões que têm e às vezes isso pode abrir sua mente pra coisas que você nunca pensou. Mas tem muita gente que xinga e fala mal sem fundamento nenhum, com grosseria, daí eu nem escuto.
4 - Como é sua relação com seus leitores?
Olha, eu não sei se eles concordam comigo, mas pra mim nós somos todos grandes amigos. Uma das minhas coisas preferidas é responder comentários aqui no Wattpad e poder surtar com eles sobre os personagens, os ships e tudo mais (eu surto horrores, nem parece que sou eu que escrevo). Meus leitores são tão divertidos e engraçados e muitos deles são muito sensíveis também e abertos às discussões da história, assim como eu acho que sou quando leio. Postar histórias como Terceiro Tempo ou Sob O Mesmo Teto é tipo convidar seus amigos preferidos pra uma festa e rir das suas piadas internas. Eles também são super fiéis, eu nem sei se mereço, mas os amo demais e agradeço por podermos ter essa conexão tão incrível.
5 - Quando e como descobriu o Wattpad?
Foi em um evento literário que participei com outras autoras daqui (Chris Salles, Thati Machado, Aimee Oliveira, Clara Savelli). Eu fui a última a entrar na plataforma, mas não sem as meninas ficarem insistindo pra eu me aventurar por aqui de uma vez! Gratidão por vocês, meninas.
6 - Qual dos seus livros você mais gostou de escrever?
Nossa, mas que pergunta malvada essa! Eu gostei de escrever todos, mas acho que Sob O Mesmo Teto e Platônico foram os mais intensos. SOMT porque eu escrevi tudo em 4 meses (juro pra vocês, nem eu sei explicar como que isso aconteceu), então eu senti esse livro inteiro à flor da pele. E Platônico porque foi um processo de redescoberta muito pessoal pra mim. Doloroso, mas que me mudou completamente.
7 - Livro preferido?
Físico: A Sombra do Vento, do Carlos Ruiz Zafón.
No wattpad: Querido Bebê, da minha filha linda Júlia Braga
8 - Um filme?
Anastásia (insira aqui muitos pontos de exclamação).
9 - João Augusto ou Isaac?
Você está fazendo um jogo comigo, garota? Esse tipo de pergunta não se faz! Mas ironicamente o menino jão e o Izzy são duas faces da mesma moeda, eles são fruto da mesma inspiração, então os dois, na verdade, são um combo. Por isso irei escolher o Isaac Augusto.
10 - Algum conselho para os novos escritores?
O maior conselho que eu consigo pensar hoje em dia, depois das minhas andanças pelo Wattpad, é que vocês sempre se preocupem com a verossimilhança. Ou seja, se preocupem em deixar a sua história crível, se importem com os detalhes, dediquem o tempo de vocês a pensar na coerência do enredo e a serem críticos consigo mesmos. E, é claro, leiam muito! Leiam sempre! A leitura é que abre as portas da imaginação e nos dá intimidade com as palavras. Garanto que é sucesso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aquelas Autoras
RandomSabe aquela sua autora favorita? Aquela que criou seus personagens favoritos e até mesmo o seu crush literário? Encontre-a aqui. Esse é um livro de entrevistas com algumas, das muitas, autoras do Wattpad. • Capa e GIFs por @123_Maria_123