× × × × ×
Sempre tenho problema com apresentações. Ou ficam grandes demais, ou completamente desinteressantes. Ou seja, leiam por própria conta e risco a descrição abaixo, rs.
Meu nome é Giulia Cavalcanti, sou Niteroiense e formada em Sistemas de Informação. Nesse exato instante, tenho 26 anos (nasci em 29 de janeiro de 1992) e trabalho como Analista de Inteligência de Negócios, no Rio de Janeiro. Escrevo na internet desde uns treze anos de idade, quando comecei a escrever fanfics para o site Floreios e Borrões e, atualmente, sou a autora da série Amores de Cinema, no Wattpad. Sou uma leitora compulsiva, do tipo que compra mais livros do que é humanamente possível ter tempo para ler e sonho com o dia em que os autores do Brasil ganharão bem o suficiente para trabalhar integralmente com a escrita.
1 - Quando surgiu seu interesse pela escrita?
Lembro que, desde muito pequena, minha mãe me contava histórias. Sério, aquela mulher tem uma criatividade invejável! Eu tenho que ficar horas em frente ao word para apenas um pedacinho da história surgir e ela consegue montar tudo conforme narra em voz alta. Eu sempre achei incrível essa capacidade de moldar todo um mundo com as palavras e logo depois de aprender a escrever percebi que, ainda que eu não conseguisse contar histórias em voz alta como a minha mãe, eu conseguia criá-las no papel. E quero dizer papel mesmo, porque no período que escrevi minhas primeiras histórias, computador em casa não era algo muito comum.
Meu interesse pela escrita nasceu assim, mas só foi estimulado quando, depois de publicar uma fanfic de Harry Potter na internet, percebi que as pessoas conseguiam gostar e se divertir com o que eu escrevia.
2 - Tem alguma referência literária?
Algumas... Harry Potter, obviamente, é uma delas. Mas acho que foi a Meg Cabot quem mais influenciou meu estilo de narrativa. Aquela mulher é uma deusa do infanto-juvenil. Sério, por favor, leiam a Mediadora.
3 - Como você lida com as críticas?
Não lido, elas não existem! Hahahahaha.
Mentira, óbvio. O espírito do Petrus encarnou em mim por poucos segundos aqui.
Acho que depende da crítica. Quando é uma crítica sobre a qual eu consiga agir para melhorar a escrita, acho super válido. Algo como evidenciar um vício de linguagem ou uma palavra que eu escreva constantemente errado. Ou quem sabe um fio solto na narrativa, coisas assim. Já comentaram que todas as minhas personagens eram muito caseiras e comportadas, e foi dessa crítica que nasceu a Bianca de 100 Coisas.
Se for uma crítica sobre como resolvi levar o história, algo como "Ah, mas a Lena não deveria terminar junto com o Gael", eu ignoro. Primeiro porque eu nunca vou conseguir agradar a todos com as minhas escolhas de vida, quanto mais em minhas escolhas narrativas. Segundo que, se alguém não vê que Gael e Lena são perfeitos juntos, essa pessoa é louca.
4 - Como é sua relação com seus leitores?
Ou os meus leitores são as pessoas mais fofas entre as que caminham na face da terra ou são terrivelmente falsos e me tratam bem enquanto secretamente me odeiam por sempre demorar anos (literalmente) para atualizar 100 Coisas Que Eu Odeio Em Você.
Agora sério, todos os leitores que eu tive contato foram carinhosos e compreensivos. Obviamente, alguns ficam chateados com a demora, mas ao invés de me xingar (como eu faço mentalmente comigo mesma) eles me dão o apoio que eu preciso para continuar escrevendo.
5 - Quando e como descobriu o Wattpad?
Olha, segundo o Wattpad, eu me cadastrei em 2012 mas confesso que não lembro disso. Provavelmente foi algum cadastro semi-automático pelo facebook que você acaba fazendo enquanto está perdido no buraco negro da internet. Tipo o cadastro para aqueles sites de testes de "Qual verdura você seria?".
Em 2013, quando uma prima minha começou a usar a plataforma e comentou comigo como ela funcionava, foi que resolvi dar ao Wattpad uma chance. Eu postei uma história que estava iniciando, "Lua Negra", e consegui um total de... zero leitores. Tá, não zero, mas uns cinco leitores. Todos amigos já conhecidos que eu obriguei a ler e comentar a história.
Só por volta de 2015, quando resolvi dar uma segunda chance para o site, foi que eu comecei a publicar "Ela não está tão a fim de você". E, para a minha surpresa, apareceram leitores! E de pouquinho em pouquinho formaram esse grupo lindo das pessoas que acompanham "Amores de Cinema".
6 - Qual dos seus livros você mais gostou de escrever?
Acho que foi uma fanfic que publiquei no Fanfiction.net chamada "Colado em Você". Eu escrevi sobre a época dos Marotos em Hogwarts e sobre como Lílian e Thiago Potter ficaram juntos. Foi a primeira vez que testei escrever com alternância de pontos de vista e com os personagens se comunicando diretamente com o leitor, foi muito divertido!
7 - Livro preferido?
Harry Potter e Como Nos Filmes (da Júlia Braga <3 ).
8 - Um filme?
Across the universe! Assistam e depois venham comentar comigo!
9 - Lena ou Carina?
Eu sinto como se cada personagem fosse um pedacinho da minha personalidade, então fica meio difícil pensar em quem eu prefiro. Acho que a Carina é um ser humaninho mais fácil de lidar (apesar do humor irritadiço), a Lena é dramática demais.
10 - Algum conselho para os novos escritores?
Sim, e um conselho que eu gostaria que tivessem me dado anos atrás. Escrever não é só inspiração. Não fiquem esperando por momentos iluminados nos quais a história chega facilmente até você. Esses momentos existem, mas são raros e você pode passar anos sem tê-los. Então escreva. Mesmo quando não está inspirado. Mesmo quando você está achando tudo uma porcaria. Não pare de escrever. Porque a escrita também é treino, dedicação e trabalho duro. E eu confesso que ainda preciso de muita força de vontade para seguir esse conselho, rs.
Mas meu conselho principal obviamente é: se divirtam. Coloquem seu coração na história e nos personagens e saibam amar o que estão fazendo. Se você ama o seu trabalho, você torna mais fácil para os outros o amarem também.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aquelas Autoras
RandomSabe aquela sua autora favorita? Aquela que criou seus personagens favoritos e até mesmo o seu crush literário? Encontre-a aqui. Esse é um livro de entrevistas com algumas, das muitas, autoras do Wattpad. • Capa e GIFs por @123_Maria_123