× × × × ×
Olá amores! Meu nome é Fátima Aparecida da Silva, mas meus leitores me chamam de Fá. Sou autora de diversos livros Young Adult (jovem adulto), tanto no Wattpad quanto na Amazon. Ganhei o Wattys em 2015, com meu livro Manual do Anti-Esquecimento, mas tenho outros livros como os da série Sonhos Canadenses, da trilogia Just e Brilhando no Escuro. Atualmente tenho 19 anos (farei 20 no Natal desse ano), estou cursando Letras na cidade em que moro, São Paulo e, em três anos e meio, já escrevi 12 livros. Sempre escrevo ouvindo músicas, geralmente McFly, One Direction, The Vamps, Shawn Mendes, Owl City, Jonas Brothers, James Arthur e Griffin Peterson. Por outro lado, às vezes assisto filmes da Hallmark ou leio livros da Harlequin para ter mais criatividade, ou assisto séries como CSI, MacGyver, Desventuras em Série e Chesapeake Shores.
1 - Quando surgiu seu interesse pela escrita?
Eu escrevo desde que me conheço por gente. Ou melhor, desde que aprendi a escrever. Aos 7 anos, participei de um concurso de poesia em meu colégio e ganhei; repeti a dose aos 12 anos. Naquela época, escrevia um livro infantil sobre uma garota, um balanço e um universo alternativo, a qual se perdeu em um vírus de computador. Pretendo reescrevê-la um dia. Depois escrevi fanfics de Harry Potter, McFly, One Direction e The Vamps (algumas se encontram no Wattpad, aliás), mas logo não consegui me prender às personalidades que os artistas (ou personagens) mostravam. A verdade é que, apesar de sempre escrever como forma de me expressar, nunca tinha pensado em escrever como missão de vida. Não até o nono ano, quando um professor me disse que eu tinha potencial e que poderia continuar fazendo o que sonhava. Na época, meu sonho era me tornar biomédica para descobrir a cura do câncer (falava isso desde os 6 anos), mas sempre achei que livros podiam salvar almas, apenas não achava que eu pudesse fazer isso. Hoje, após relatos de vários leitores, acredito que um dia conseguirei. Agora não sei mais viver sem meus livros, sem passar minhas mensagens ao mundo, e espero que as pessoas apreciem isso, quase tanto quanto eu.
2 - Tem alguma referência literária?
Um dos motivos para eu ter começado a escrever foi ter lido "A Marca de Uma Lágrima", de Pedro Bandeira. Achei sensacional a ideia e ela deixou várias sementes de enredos em minha mente. Depois conheci Jane Austen, Rick Riordan, Nora Roberts e Ray Tavares. Os cinco são minhas maiores inspirações literárias. Não conheço Rick e Nora ainda, e não poderei conhecer Jane, mas conheço Pedro Bandeira e Ray Tavares. Melhores momentos de minha vida, aliás, e melhores fotos. Chorei depois das duas situações... Três, na verdade, pois encontrei Ray duas vezes.
3 - Como você lida com as críticas?
Quando eu escrevia fanfics, recebi uma crítica que me atingiu de tal forma que apaguei toda a história (até hoje não encontrei a fic novamente). Eu tinha 15 anos na época, recém completados, então acho que a falta de maturidade também contribuiu. No entanto, desde que escrevi Manual, tenho me dado muito bem com críticas. No geral, uso-as para melhoras minha escrita e posso ver uma evolução expressiva de um livro para outro. Aliás, acho que eu sou minha maior crítica, então talvez seja por isso que as críticas dos outros não me atingem mais.
4 - Como é sua relação com seus leitores?
Meus leitores, Little Lovers (eles se deram esse nome, pois eu sou muito baixinha), são meus amigos. Nos comentários e nos grupos do WhatsApp e do Facebook, procuro conhecê-los. Sempre converso com eles quando precisam, ou quando eu preciso. Eles me pedem conselhos, ou ajuda, e eu procuro estar sempre lá. Conto muito de mim para eles e acho que, fora minha família, são as pessoas que me conhecem melhor. Sempre fazemos brincadeiras, piadas ou qualquer coisa do gênero com meus livros, e os deixo fazerem perguntas importantes de tempos em tempos. Sempre tento responder os comentários.
5 - Quando e como descobriu o Wattpad?
Em 2015 eu estava com a ideia de um livro, o Manual, no caso, e precisava de algum lugar para expôr meu trabalho. Foi então que me lembrei que uma amiga minha havia me indicado, pelo Twitter, um site para que eu escrevesse minhas fanfics. Assim o Wattpad entrou na minha vida e não saiu mais.
6 - Qual dos seus livros você mais gostou de escrever?
Eu costumo me apaixonar sempre pelo livro que estou escrevendo, então eu sempre vou dizer que prefiro meu livro atual. Acabei de escrever Realeza Assistida, um livro que me trouxe tremenda satisfação. Entretanto, já estou escrevendo outro livro, Iminência Estelar, quarto livro da série Sonhos Canadenses, então devo dizer que o livro que estou mais apreciando escrever é justamente esse.
7 - Livro preferido?
A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista (físico) e Headline (Wattpad).
8 - Um filme?
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
9 - Kennedy ou Hope?
Hope, pois ela é muito mais corajosa e decidida do que Ken.
10 - Algum conselho para os novos escritores?Eu ficaria horas e horas falando sobre dicas de escrita, ou para bloqueio criativo (meus leitores sabem bem disso), mas há apenas uma dica que eu dou para qualquer escritor, seja ele novato ou não, e que acho que vale a pena decorar. Apenas escreva o que ama, de verdade. Não mude seu livro porque um leitor não gostou de algo, ou porque alguém pode não gostar do que você pensou inicialmente. Se escrever pensando nos outros, nunca escreverá algo que reflete sua alma. Poderá não amar a história como deveria. Por isso, só escreva se estiver 100% apaixonado pelo que está criando, caso contrário, deixe esse livro de lado e comece outro. Quando você amar de verdade o que fez, não terá tantas inseguranças quanto a sua obra. E, lembre-se, desistir de um livro não significa desistir de escrever. Se você ama mesmo escrever, faça isso até o último dia de sua vida. O mundo precisa de bons escritores e você pode ser o próximo melhor escritor do país. Apenas seja fiel ao que acredita.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aquelas Autoras
RandomSabe aquela sua autora favorita? Aquela que criou seus personagens favoritos e até mesmo o seu crush literário? Encontre-a aqui. Esse é um livro de entrevistas com algumas, das muitas, autoras do Wattpad. • Capa e GIFs por @123_Maria_123