× × × × ×
Meu nome é Bruna, eu tenho vinte e *lamentos incoerentes* anos e escrevo uns livros estranhos. Sou péssima em falar sobre mim de uma maneira geral porque me acho absolutamente desinteressante.
1 - Quando surgiu seu interesse pela escrita?
Não "surgiu", porque é algo que sempre esteve presente na minha vida. Eu escrevo diários desde os sete anos de idade e tenho todos até hoje! Mesmo lá eu já tinha algum rascunho de alguma história. Desde que eu me alfabetizei eu escrevo, é algo que faz parte de quem eu sou, então acho que essa pergunta não tem resposta, haha.
2 - Tem alguma referência literária?
Não tenho um autor ou autora como referência, mas alguns livros me fazem desejar que eu os tivesse escrito (cada um por uma razão diferente). Eles são: O Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley; Persuasão, de Jane Austen; e As Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
3 - Como você lida com as críticas?
Eu começo separando o que realmente é uma crítica do que é só um comentário de ódio. A crítica te faz pensar, te ressalta um problema real e reconhecível sobre o que você escreveu e te dá vontade de fazer melhor, mesmo que tenha sido feita de forma dura. O comentário de ódio é só isso: ódio gratuito. As críticas são todas bem-vindas: anoto elas no meu caderninho, penso sobre, levo um tempo para entendê-las e, se eu sentir que é certo, as transformo em mudanças. Os comentários de ódio eu apago e ignoro.
4 - Como é sua relação com seus leitores?
Como nenhuma outra relação que eu já tive! Não que eu seja velha, mas eu sou bem mais velha que algumas pessoas que me leem, e isso coloca as relações numa perspectiva interessante. Às vezes eu me sinto como aquela tia caçula meio doida e estranhada pela família, que volta de uma viagem pelo mundo com histórias e surpresas na mala. Tenho conversas que nunca se teria com seus pais, mas tenho autoridade pra dar aquele esporro quando alguém fala ou faz alguma coisa ofensiva e errada. E me importo de verdade com cada um. Quero saber se estão bem, se estão gostando do livro, se estão passando por alguma coisa e precisam conversar. É uma relação bem única.
5 - Quando e como descobriu o Wattpad?
Perseguindo a Aimee Oliveira na internet. É sério.
6 - Qual dos seus livros você mais gostou de escrever?
A Casa Das Comuns é o livro que eu sempre quis escrever. Está em hiatus agora, mas quando eu voltar vou me dedicar muito para que ele se torne o que sempre sonhei e sempre quis passar para quem me lê.
7 - Livro preferido?
Físico: O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini.
Wattpad: no momento, é O Mundo Dá Voltas, da Aimee Oliveira (alerta de fã).
8 - Um filme?
A Origem. Christopher Nolan é o meu diretor favorito, Leonardo DiCaprio é meu ator favorito então... não tinha chance para nenhum outro.
9 - Valéria ou Alana?
Não me pede pra escolher entre minhas filhas!!!!!!!! Mas, sério: cada uma tem sua importância para mim, e isso tem a ver com o momento em que ambas surgiram na minha mente/na minha vida. Não tem como escolher entre essas duas partes de mim mesma.
10 - Algum conselho para os novos escritores?
Não pare de escrever. Escreva todos os dias, transforme isso num hábito. Escreva mesmo se estiver achando horrível. Deixe o texto descansar. Volte a olhar para o que você escreveu depois de algum tempo, tenha consciência de que você sempre pode melhorar. Um conselho especial para escritores do Wattpad é que VOTOS E VISUALIZAÇÕES NÃO FAZEM DE VOCÊ UM BOM ESCRITOR! Não duvide de você e da sua história só porque ela não "bombou". Não é tão simples assim, e com o tempo você começa a entender o porquê.
Obrigada pelo carinho e pela oportunidade de falar um pouco com o público do Wattpad. Espero que tenham gostado das respostas. Um beijo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aquelas Autoras
De TodoSabe aquela sua autora favorita? Aquela que criou seus personagens favoritos e até mesmo o seu crush literário? Encontre-a aqui. Esse é um livro de entrevistas com algumas, das muitas, autoras do Wattpad. • Capa e GIFs por @123_Maria_123