Aquela M. A. Andrade

137 11 3
                                    

× × × × ×

Oi gente! Tudo bem? Meu nome é Maria Augusta (Tem quem me chame de Mags ou só Maria) mesmo), sou baiana, tenho 22 anos e atualmente faço faculdade e escrevo nas horas vagas.

1 - Quando surgiu seu interesse pela escrita?

Bem, vamos lá. Escrever para mim é como respirar, sempre foi. Não me lembro de ter tido um momento em que decidi começar a escrever porque acho que é um hábito muito antigo, nasceu comigo. Quando eu era pequena colecionava diários e mais diários e tenho eles até hoje. É a maneira que a minha mente super fértil e inquieta encontra de ter um pouco de paz.

2 - Tem alguma referência literária?

Depende. Sempre fui uma leitora assídua então conheço muitos livros incríveis! Eu, pessoalmente, já escrevi sobre vários gêneros diferentes e para cada gênero tenho autoras que me inspiram. As que vem à minha mente agora são a Sarah J Mass, Colleen Houver, Megan Cabot, Paula Pimenta, Julia B. T, Gillian Flynn, G R R Martin... Deu pra ver que sou muito eclética, né? Risos!

3 - Como você lida com as críticas?

Primeiro, gostaria de dizer que é necessário ter uma coragem muito grande pra expor sua arte (qualquer que seja) para o mundo. E acho que mesmo sabendo que é impossível agradar à todos quando comentários negativos surgem, esse tipo de crítica pode deixar a gente balançado. É normal. No entanto, acho essencial que saibamos filtrar o que é construtivo e o que apenas ofensivo ou maldoso, especialmente na internet. Eu sempre foco nas críticas construtivas de pessoas que apreciam o meu trabalho e só querem me ajudar a melhorá-lo. Particularmente nunca recebi opiniões muitas duras em relação à minha escrita mas tendo a ficar extra sensível quando criticam as atitudes dos meus personagens preferidos hahahaha meu ponto fraco, fazer o quê!

4 - Como é sua relação com seus leitores?

Ótima! Várias das minhas leitoras viraram amigas que eu adoro e mantenho contato diário! Eu sou muito aberta e tento sempre responder quem fala comigo... Mas nunca deixa de me admirar e amolecer o coração quando elas vem até a mim elogiar a minha história. Toda vez, parece que é a primeira vez. Já recebi textos lindos e também áudios de uma leitora em prantos e dizendo que me odeia (hahaha tá tudo bem agora, ela se acalmou e acho que não me odeia mais). No geral, eu tenho muita sorte porque sempre que ganho uma leitora, elas são fieis! Algumas já tenho contato há anos e pretendo conhecê-las pessoalmente um dia 💛

5 - Quando e como descobriu o Wattpad?

Eu descobri através da minha prima em 2014. Ela me contou sobre o app, me explicou como funcionava e me incentivou a publicar lá. Eu fiz a conta, mas só tive coragem de publicar mesmo em 2015. A partir daí nunca mais saí do Wattpad.

6 - Qual dos seus livros você mais gostou de escrever?

Difícil! Pra cada livro, teve um "mood" diferente. Eu sempre escrevo o que eu quero ler então sempre muda... Mas para responder a pergunta, acho que fico com Tudo Pela Reportagem. Nada se compara a experiência que foi escrever ele. Especialmente porque foi o primeiro!

7 - Livro preferido?

Sou absolutamente péssima para escolher algo preferido porque amo TANTOS mas vou tentar escolher dois dos meus preferidos do mundo inteiro: Muito Barulho Por nada, Shakespeare (Clássico Tragicomédia, no qual me inspiro muito) e do wattpad, tem que ser o da minha amiga perfeita, Julia B T, Eu Cupido.

8 - Um filme?

The Handmaiden

9 - Elizabeth ou Maria Madalena?

Acho que a Elizabeth combina mais com a minha eu de 15 anos que a escreveu. Escolho a Madá porque ela tem qualidades que eu queria muito ter.

10 - Algum conselho para os novos escritores?

Seja verdadeiro a você mesmo. No momento em que você começa a escrever pensando nos outros talvez queiram ler e não do que o seu coração diz, vai perder o sentido. E você não vai experimentar da mágica que isso de escrever realmente é. Phoebe Waller-Bridge uma vez disse "Nós escrevemos para experimentar na vida duas vezes". E pra mim é isso. Escreva de dentro, vai ser tão real e tão forte que vai parecer que você está vivendo aquilo de verdade.

Aquelas AutorasOnde histórias criam vida. Descubra agora