43. Since

1.1K 102 2
                                    

—Bom dia a todos vocês. –O professor entrou em sala de aula– Sejam bem vindos a universidade. Vocês sabem o porquê de escolherem a administração? –ele caminhou até as escadas que davam direção aos assentos– Pretendo explicar a vocês tudo e ensinar tudo. Não pensem que irei pegar leve, pois não vou. Vocês podem me odiar, porém eu vou continuar meu trabalho.

Ele nos pediu para pegar nosso material e começarmos com nossas anotações.

Eu tô vendo que vou me foder muito.
Administração não é lá algo fácil de se aprender, mesmo que seja coisas simples e não é.

—A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.
A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Ele se sentou em sua mesa e cruzou seus braços olhando para algum ponto fixo.

—A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.
Há autores que consideram a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etcetera. –Ele olhou para mim logo em seguida– Você! Senhor...

—Jimin? –disse confuso, por não saber se era comigo mesmo.

—Senhor Jimin, pode me responder o que é e como serve a função administrativa?

Me levantei assentindo com a cabeça um pouco nervoso.

—A Análise SWOT, funciona como uma das ferramentas de análises de cenários futuros da Administração.
As funções administrativas norteiam os objetivos do administrador em sua rotina. Atualmente, as principais funções administrativas são:

Respirei fundo antes de continuar a dizendo, o professor sorria talvez por orgulho ou sei lá.

—Fixar objetivos (planejar);
Analisar: conhecer os problemas;
Solucionar problemas;
Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);
Negociar;
Tomar as decisões (rápidas e precisas);
Mensurar e avaliar (controlar).

—Ótimo senhor... –ele olhou a ficha em sua mesa– Park! Quero que me responda apenas uma última coisa. Qual o papel do administrador?

—Professor, apenas sei o básico mas vou tentar responder. O papel do administrador é As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias.

—Obrigado senhor Park, pode se sentar.

Então logo me sentei. As horas passaram rápido e as explicações a cada minuto edificavam em mim e só para reatar o que foi falado na primeira aula o professor nos pediu trabalho em grupo para amanhã.

Duas garotas e dois garotos ficaram em meu grupo e então decidimos que nada melhor que fazer em alguma cafeteria.

Para não gerar confusão, mandei mensagem a Jungkook falando que não voltaria tão cedo para casa, mas o mesmo visualizou e não respondeu.

—Hey Jimin. –a garota do meu lado me chamou– Você está com seu computador aí? Porque não trouxemos o nosso.

—Não, eu não estou. Mas por sorte a cafeteria é perto de casa, podemos ir lá pegar.

—Ótimo. –ela sorriu– deixe me apresentar o grupo formalmente. Eu sou Joy, ela é Wendy.

—Deixe que agora eu me apresento. –o garoto pulou e eu logo dei risada.– Eu sou Ji-hoon, e ele é o Shownu. Nós quatro somos amigos de infância.

—É bom conhecer pessoas legais como vocês, acho que este ano não estarei sozinho.

—Que nada. –disse Wendy– Agora você é nosso melhor amigo.

—Obrigado. –ela me abraçou de lado e sorriu.– Ah, eu estava precisando disso.

Passamos em minha casa e pegamos o notebook, e fomos direto para cafeteria. Ficamos por horas montando slides e gráficos. As apresentações seriam feitas pela Wendy. Já que ela disse que adora administração.

Talvez por ser algo que realmente vai ser difícil de explicar ou entender.

No final da tarde, já prestes a escurecer, nós estávamos tomando um cappuccino. A porta se abriu e com isso o sino de sinal de abertura fez barulho, tomando nossa distração.

—Uou, que lindinho. –Wendy disse, colocando seu canudo em sua boca.

—Lindinho o caramba, é um baita homem da porra. –Joy gargalhou com sua própria confissão.

Mas a verdade é que, aquele homem que elas estavam proferindo era nada mais, nada menos que Jeon Jungkook.
Ele estava comprando um kit para dois, de uns dos melhores lanchinhos e cappuccino.

Ele não me viu, nem sequer notou minha presença ali, simplesmente pagou e foi embora.

Ou melhor: foi para o outro lado da rua com uma garota.

—Aish, ele namora. –Joy bufou arrependida de seus elogios minutos atrás.

O clima animado ficou naquela mesa, mesmo depois de eu avisar que iria para casa, para terminar as redações, as ordens de cada setor e etcetera.

Eu estava na mesa da cozinha, fazendo minha tarefa e Jungkook, ainda não voltou.

Como está você e a garota?|

Eu realmente não sabia que poderia estar com tanto ciúmes, mas a verdade é quê, ele não é gay, ele é bissexual.

Sua mensagem me respondendo ao demorou para chegar. "Já estou virando a esquina de casa, quando chegar conversamos."

Eu não queria conversar, eu só queria sair dali, tudo estava praticamente pronto, eu precisava terminar algumas coisas sim, mas terminaria em outro lugar.

Subi rapidamente para arrumar uma pequena mochila e então pegar apenas o necessário.

—Jimin!? –a voz de Jungkook ecoou por toda a casa.– Jimin, cadê você?

Eu sempre fui o garoto com quem só deu dor de cabeça para ele, mas quero deixar ele um pouco sozinho, um pouco livre da dor de cabeça.

++++

Garoto novo do colégio| Jikook.Onde histórias criam vida. Descubra agora