Capítulo 02

2.1K 129 2
                                    


Fernanda on



____Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.
A minha infância se baseou neste estudo tão complexo, algo tão incompreensível para nós, embora a ciência explique como ocorre a mesma é incapaz de garantir quem pode sair vitorioso nessa guerra.

_Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas.

_Nossas vidas podem mudar em questão de segundos por causa de células invisíveis a olho nú. Nos tornamos reféns de nosso próprio corpo, do qual um dia é nosso amigo e no outro nosso pior adversário.

_Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

Isso é o câncer, o causador de inúmeras mortes pelo mundo a fora.
O sofrimento vivido por quem carrega está doença é imensurável, as dores, a incerteza da cura, a tortura do tratamento, tudo é um peso constante que atormenta a alma de um corpo doente.

O fato é que somos obrigados a conviver com um corpo enfermo e a mente perturbada.

A prevenção é o melhor tratamento, essa sim é a única garantia de sucesso.

(Todos me olham atentos. A verdade é que, após seis meses viajando pelo mundo e conhecendo diversas culturas, eu retornei, decidida a fazer a diferença na vida de alguém.
Informação nunca é demais, as pessoas precisam se prevenir, e mesmo que eu precise gritar essas informações todos os dias eu o farei.)

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.

Os vários tipos de câncer são classificados de acordo com a localização primária do tumor. 

A incidência, a morbidade hospitalar e a mortalidade são medidas de controle para a vigilância epidemiológica que permitem analisar a ocorrência, a distribuição e a evolução das doenças. Conhecer informações sobre o perfil dos diferentes tipos de câncer e caracterizar possíveis mudanças de cenário ao longo do tempo são elementos norteadores para ações de Vigilância do Câncer - componente estratégico para o planejamento eficiente e efetivo dos programas de prevenção e controle de câncer no Brasil. A base para a construção desses indicadores são os números provenientes, principalmente, dos Registros de Câncer e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS).

___Em 2018 houveram 29.340  mortes por câncer de mama. Eu perdi uma amiga, irmã para está doença. Ela era mãe, filha, e muito amada, ela lutou bravamente contra este mal, mais infelizmente o câncer venceu. Hoje nós choramos sua partida, os filhos sofrem a perda da mãe e a família nunca mais teve o mesmo sorriso no rosto.

_O câncer pode ser silêncio, ele pode não dar alarde de sua presença, ele é traiçoeiro e letal, por está razão venho até vocês com informações, e pedir que façam sua parte. Busquem a prevenção para que não haja a necessidade de um tratamento.

_Também em 2018 houveram 59.700 mil mortes de homens por causa do câncer de próstata.
Isso é assustador, principalmente porque sabemos que hoje essas pessoas poderiam estar vivas se não tivessem o preconceito instalado na própria mente.
Não há necessidade de sentir vergonha por buscar a prevenção que garantirá a sua vida. Não há motivo de vergonha em procurar um profissional capacitado que com toda ética fará o seu trabalho.
Sua vida vale mais do que o seu preconceito. A sua família deve ser mais importante do que o seu orgulho.
Você pode achar que minhas palavras são pesadas, mais as suas atitudes atingem a quem não deveria sofrer as consequências do seu orgulho.
Seus filhos, sua esposa, seus pais, eles também sofrem. Então por que não deixar de lado o preconceito e buscar a prevenção?
O que há de errado nisso?

Há vida é um bem único, não temos outras chances, então não desperdice o que lhes foi dado com tanto amor e carinho.

Eu estou morrendo.
(Digo por fim, com a voz mais branda a informação que poucos sabem)
Não há esperança para mim, nunca houve porque a vida não me deu essa chance.
Mais vocês tem, então porque não lutam?

Eu tenho um filho, ele vai completar um ano de vida em breve, e eu não sei até quando vou permanecer ao lado dele.

A verdade é que eu queria ficar, criar, cuidar e ver todas as fases que ele vai passar e superar.
Ele vai cair também, e eu queria estar aqui para estender minha mão e dizer que vai ficar tudo bem. Ensinar que os tombos fazem parte da vida, só que eu não vou poder fazer isso pelo meu filho. Dói demais saber tudo o que eu vou perder,enquanto vocês que tem uma chance valiosa em mãos desperdiçampor causa de besteiras.

Eu vim aqui hoje para trazer um pouco do meu conhecimento a vocês. Mais eu queria estar lá ao lado deles, porque eu não sei o que vai ser de mim no minuto seguinte, então por favor, parem de preconceitos bobos e deem mais valor as oportunidades que vocês jogam fora todos os dias.

Vocês sabem a verdadeira importância de um abraço?

Eu sei a falta que ele faz, porque não existe um único dia em que eu não houvesse desejado receber um dos meus pais.

Vocês imaginam o quão importante é ouvir um "Eu te amo"?

Eu sempre quis ouvir essas palavras da minha família, e hoje eu posso morrer e nunca ouvirei.
Valorizem mais o que a vida te dá, e não o que o mundo te oferece.

(E foi assim que eu me virei e fui embora, sobre os aplausos de uns, e olhar assustados de outros. A única verdade aqui é que muitos estão por conveniência. Nem tudo é um mar de rosas, há muitas famílias abandonadas neste hospital para morrerem sozinhas porque há um filho ou parente que nunca pode cancelar uma reunião de negócios para acompanhar os pais na quimioterapia. Pessoas egoístas que priorizam o dinheiro e não a vida,
mais em eventos como o de hoje comparecem para aparecer nos jornais como o bom samaritano.

A ESPERA DE UM MILAGRE 2Onde histórias criam vida. Descubra agora