A tradição oral originária dos diversos povos que viveram ao norte do Grande Rio da Floresta de Sangue possuía três grandes histórias ritualísticas. Uma sobre o surgimento do Mana e do Universo, outra sobre o surgimento da Vida, e uma perdida, sobre a grande Morte e o Fim de tudo.
A Mana e o Universo.
Nunca houve um começo, apenas a divisão do todo.
No princípio havia apenas a escuridão e o grande Mana, e este permanecia adormecido no âmago das trevas, mas nenhum princípio é o começo verdadeiro: houvera sempre uma pré-história do Mana, e em cada vez este surgiu, cresceu e se extinguiu, afim de renascer de novo no infindável círculo da existência. Até que, incapaz de conter a si mesmo em tantos renasceres, o Mana não pôde mais comportar a si e se dividiu. De seus fragmentos surgiram, sonolentas e indiferentes, às diversas entidades que vagavam pelo nada.
Estas forças, originalmente, apenas existiam, e com isso se equilibravam; mas então uma delas tomou a Consciência de si. O despertar desta consciência, despertou
o Anseio. A Dúvida logo surgiu e então a primeira pergunta rompeu o silêncio... todas as
outras forças, a partir daí meditaram infindavelmente sobre a terrível questão, e então
passaram a chamar a si mesmas de Potências. Porém o vácuo agora era limitado em seu infindável, e por isso sentiam-se vazias e desocupadas: no tédio da eternidade surgiu o Desejo e então decidiram criar um universo onde cada um poderia ter seus domínios.Ainda assim as antigas Potências não conseguiam convergir em equilíbrio sobre como deveria ser este universo, pois os seus desejos eram muitos e, diversos que eram, as consumiam de diferentes formas. Logo, as potências começaram a antever o nascer da Fúria, da Luxúria, do Amor, e da Inveja. E sua fragmentação apenas as atormentou ainda mais.
Quando por fim adivinharam o Desespero, perderam quase totalmente a razão e, nesta loucura, o Mana de seus cernes disseminou-se e não foi mais possível conter a formação de um universo em meio ao Caos, repleto de astros e energia.
Este era ainda demasiado hostil e sem propósito, mas com ele surgiu uma fagulha de razão e esperança entre as Potências. A fagulha se ascendeu em meio as trevas, sua fogueira forjando o nosso Mundo em meio as chamas. Surgiram a Terra, a Água, os Ventos, o Trovão... todos continham o mana em si. Só a Vida ainda não se sentira compelida ao Nascer.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cicatrizes da Magia - Memórias de Outrem
FantasiE se a queda do mundo houvesse criado uma era medieval mágica, onde existe um império repleto de elementos brasileiros? E se nesse mundo o dom da magia se revelasse muito mais como uma árdua provação do que uma benção? No Império de Cerne, pessoas p...