Diante da evocação, Mariana não hesitou em alçar o seu olhar, cativando o retrato de um jovem dotado de uma considerável altura, de um possante físico e de um conjunto de vestes, calçado e acessórios que, nitidamente, expunham a sua abastança. Contudo, era a curiosidade e, sobretudo, intensidade no seu encantador castanho, bem como o sorriso que lhe ornava os másculos traços faciais, que provocaram o atípico aumento cardíaco da agente de autoridade que, até então, se havia considerado impenetrável, e imensamente racional, no que ao público masculino dizia respeito.
— Peço perdão por lhe haver chamado daquela forma mas, na realidade, não sei o seu nome e queria solicitar-lhe por informações. — A primogénita dos Vilela foi coagida a abandonar as suas reflexões introspectivas e depositar o seu foco no indivíduo que ocupava a, agora, integralidade do seu campo de visão, expectando por um maior desenvolvimento do seu discurso, que a conduzisse à conclusão sobre o motivo da abordagem. A ausência de qualquer pronúncia, bem como a linguagem assertiva, transportou-a à resolução definitiva de que o sujeito não era natural de qualquer ilha do denominado "triângulo" ou de outro grupo, dos três que compunham o arquipélago.
— Claro, diga-me, para que me seja possível compreender se o posso ajudar. — Ainda assim, sem nunca dar a conhecer o seu nome próprio — pelo menos, por enquanto, pois a intensa preparação e aprendizagem para a sua profissão, bem como a exercício da mesma, haviam-lhe ensinado sobre conservar-se, continuamente, vigilante e o estudo das reais intenções humanas —, expressou a sua disponibilidade, conquistando como reação, a gratidão do atraente moreno, acompanhada do seu — naturalmente — sedutor sorriso.
— Por acaso, conhece os proprietários daquela loja? — Indicou na direção da construção que, automaticamente, Mariana identificou como a pertencente aos seus avós. O erguer da sua sobrancelha afigurou-se inevitável mas, de qualquer das formas, expectou que o do sexo masculino prosseguisse. — É que tentei procurar por um maior esclarecimento acerca dos serviços que eles possuem para oferta e, entretanto, não se encontra ninguém para prestar o devido atendimento. — Perante a adição do estranho, o membro da força policial não evitou o léxico de baixo calão, enquanto, mentalmente, ultrajava os irmãos, pela tamanha irresponsabilidade em que haviam incorrido, ao, simplesmente, desvanecerem do espaço e não o encerrarem ao público, daquele modo, favorecendo a possibilidade de a barraca, e também a família, serem alvos de um roubo.
Instigada pela cólera que a envolvia, e sem nunca redarguir às sentenças do jovem, a morena de vinte e três primaveras restringiu-se a aproximar-se do local, que encerrava o empreendimento fundado pelos anciãos, liberando um audível suspiro de alívio, ao denotar que os materiais, bem como o dinheiro inserto na caixa registadora, encontravam-se intactos. No seu mais ínfimo ser, e pela gentileza e união do povo açoriano, não acreditava que fossem vítimas de um assalto, todavia, era sempre recomendável uma precaução, porque a ilha não se encontrava apenas povoada pelas gentes locais. E o desconhecido que havia escoltado a sua ritmada marcha e que, naquele específico momento, situava-se a uma curta distância de si, era um indício daquela mesma realidade.
— Espere. É você quem gere? — Surpreso pela descoberta, o rapaz inquiriu, enquanto observava a graciosa rapariga organizar os petrechos que, em anterior momento, detinha em sua posse, e que indiciavam a atividade que a rapariga havia realizado.
— A minha família. — Concedeu-lhe uma instantânea resposta, contudo, sem nunca o vislumbrar, exatamente, porque possuía uma estranha incapacidade de colidir o seu azul com o castanho dele, e que lhe irritava, sobretudo porque, nunca antes, se havia confrontado com qualquer dificuldade em olhar nos olhos de outrem. — Era suposto estarem aqui, e neste momento, os idiotas dos meus irmãos mas, pelos vistos, evaporaram-se, sem qualquer justificação e, principalmente, sem encerrarem a barraca. Irresponsáveis de um raio. — De modo involuntário, o vitupério escapuliu por entre as suas cordas vocais, incitado pelo impacto que ainda sentia pelas imponderadas ações de Matilde e Mateus quando, tal não era característico de qualquer um deles.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Morena | Rúben Dias
FanfictionOnde Mariana reencontra o amor que nunca lhe souberam mostrar nos braços do rapaz que, de melhor, o soube dar. "Ela é sol, é verão É poema, é canção que alegra o meu coração Morena, me encantei com o seu jeito de olhar"