décimo-primeiro capítulo.

485 32 13
                                    

       — Estás bem? Pareces dispersa. — O grave timbre da voz do capitão sem braçadeira coagiu Mariana a abandonar as suas reflexões introspectivas e regressar à realidade. Alçou o seu azul do cardápio, que segurava entre as suas mãos, apesar de, nele, já há muito tempo, não depositar a sua concentração e sustentou contacto visual com o moreno da Amadora, que a mirava, nitidamente, apreensivo. — O teu tornozelo está a causar-te incómodo? — Prodigalizou sobre um dos possíveis motivos para o anómalo alheamento da mais velha de três irmãos.

Está tudo bem. — Foi veloz a retorquir, ofertando-lhe o melhor dos seus sorrisos, ainda que não, totalmente, genuíno. — Estava apenas imersa nestas inúmeras e, aparentemente, deliciosas opções do menu, que não sei qual escolher. — Procurou equivocá-lo, todavia, o erguer da sobrancelha que ele lhe endereçou, transportou-a à conclusão de que o seu intento havia sido em vão. O antigo jogador do Estrela da Amadora não acreditava. — E tu, por qual prato, te decidiste? — Interrogou, numa tentativa de evitar abordar o que a estava a atormentar.

       Não era detentora da valentia suficiente para lhe revelar que os seus pensamentos ruminavam as palavras que o próprio lhe havia dirigido, naquela manhã, sobre a vida e sua precisão de a viver, exatamente, como ela própria desejava e a sua vontade, assim, o ditava. Encontravam-se a desfrutar do período correspondente ao almoço e, o restante do dia, era propício à consumação da outra aventura, pelo casal, determinada, pelo que a funcionária do Estado não almejava corromper o que ainda detinham para usufruir. Por essa mesma razão, impeliu-se a envergar a mais jovial das suas armaduras e retardar o corroer, provocado pelo turbilhão das suas reflexões, para o final do dia, quando já se encontrassem entregues a um profundo descanso, ainda que algo lhe dissesse que, naquela noite, não iria dormir. E não ia. Nenhum dos dois.

O atum parece-me o mais apelativo. — Um dos melhores, e mais aclamados, jogadores na sua posição tática concedeu-lhe uma resposta, o que a fez dispor o seu foco na seção do pescado, que encerrava uma abundante oferta, claramente justificada pelo facto de uma das actividades características da região insular portuguesa ser a pesca.

Também vou enveredar por esse caminho. — Com o auxílio de um gracejo, e uma risada, a primogénita de Pedro e Luíza determinou, com o intuito de transmitir a mensagem de que o seu espírito se encontrava rejuvenescido e a apreensão expressa pelo talento futebolístico não tinha razão de ser.

       Instantes depois, foram abordados pela jovem, e simpática, funcionária do restaurante que, durante o percurso haviam localizado e, consequentemente, deliberado ensejar, que anotou os respetivos pedidos do casal e, até, o auxiliou na seleção das entradas, indicando como bom o, sempre imprescindível, pão de alho, com uma cobertura de queijo de São Jorge liquefeito que, instantaneamente, cativou a atenção, e o apetite, do defesa-central, que aceitou a recomendação.

       — Acho que vais deixar os Açores muito mais esquecido. — Mariana fez uso da expressão popular, mencionado o gosto e, sobretudo, o considerável consumo de queijo por parte do camisola quatro da seleção portuguesa de futebol.

       — Não te preocupes que não me esqueço de ti. — Diante da sentença de um dos responsáveis pelo centro da defesa encarnada, a polícia de segurança pública não evitou o profundo torcer do seu brilhante azul claro.

A sério? É que eu nem já me recordo de quem possas ser tu. — A veia maléfica, e que era uma de constante utilização quando na interação com o colega de posição de Ferro, incitou-a a pronunciar, consecutivo, de um sorriso povoado por um claro escárnio.

       — Ai não? Mas posso, não só fazer-te recordar de quem sou mas também, mostrar-te quem és, e quem ainda podes ser, quando estás comigo. — Sem hesitar, o natural da região lisboeta da Amadora articulou, provocando o engolir em seco da surfista que, irrefletidamente, buscou recurso no vinho tinto, considerado o melhor a nível nacional, no ano de 2019, denominado "Papa-Figos", e um dos seus prediletos, ingerindo um extenso trago da bebida alcoólica. — E essa sede toda é mesmo porquê? Calores súbitos e específicos?  — Não desperdiçou a oportunidade de a inibir, conquistando como ação oposta o erguer do dedo do meio, após Mariana apreciar ao seu redor e asseverar-se que ninguém os mirava.

Morena | Rúben DiasOnde histórias criam vida. Descubra agora