quarto capítulo.

617 39 50
                                    

Em lentas passadas, Mariana alcançou, então, a mesa que era ocupada pelo prodígio benfiquista, observando que o funcionário lhe dirigia algumas palavras que, pela expressão facial do lisboeta, não se revelavam agradáveis  ao próprio.

       — Está tudo bem por aqui? — Envolvida por uma curiosidade e, concomitante, apreensão pelo possível desfecho do confronto entre o assalariado e o visitante do arquipélago açoreano, quis conhecer o motivo do conflito.

       Foi surpreendida pelo toque do defesa central, cujo tonificado braço direito lhe abraçou a definida cintura, provocando a dissipação da racionalidade e capacidade de agir que, usualmente, a natural da cidade capital possuía — por vezes, até em demasia, sobretudo, no que à sua atividade profissional referia.

Como lhe estava a falar, a minha namorada estava mesmo a chegar e, aqui está ela. — O único irmão de Ivan voltou a dominar o parlatório, surpreendendo-a com as palavras que se evadiram por entre as suas cordas vocais. Todavia, tomou a decisão de permanecer em silêncio, expectando o momento em que estariam a sós, a fim de lhe demandar por uma explicação. — Além disso, e enquanto esperava a sua companhia, estava a consumir e a pagar por esse mesmo consumo. Por essa razão, tenho o mesmo direito de aqui permanecer, tanto quanto os restantes presentes. E, apesar de não ser o típico turista estrangeiro que vocês, tanto, adoram, sou um português, que está a pagar o mesmo que todos eles para poder aqui estar. — Rematou, marcando encontro com a comodidade proporcionada pela cadeira que, em anterior momento, ocupava.

De bom grado, acolheu o pedido de perdão apresentado por aquele que se dedicava ao atendimento ao público, procedendo aos pedidos para o casal, e que, tal como o próprio convite, já, mencionava, se revelava ser o famoso gin, confecionado pelo próprio estabelecimento, sito no centro histórico da cidade da Horta.

Perdoa-me pelo constrangimento mas, indiretamente, pediram-me que deixasse o estabelecimento, quando ainda consumia, ainda que apenas uma garrafa de água, e quase no seu final, para sentar os turistas e, desta forma, aliviar a fila que se encontra na principal porta do café, foi pouco profissional. — O antigo capitão dos diversos escalões de formação do clube fundado por Cosme Damião antecipou-se, antes que o membro da força policial pudesse intervir, requerendo por uma elucidação, quando ele já se encontrava disposto a conceder-lhe.

       — Por muito custoso que me seja proferi-lo, é, exatamente, para situações como estas que o livro de reclamações existe. — A rapariga rememorou a presença do caderno destinado ao registo de possíveis queixas, por parte dos consumidores acerca dos serviços prestados pelos diversos estabelecimentos comerciais.

       — Prefiro não alimentar a confusão. Foi, apenas, um mal entendido e, sobretudo, porque funcionário admitiu o seu erro e manifestou-se arrependido. — Diante da compreensão expressa pelo prodígio vermelho e branco, a morena esboçou um comedido sorriso, de modo a não dar a conhecer o quanto aquela sua característica a encantava. — E quanto a ti? Aquela situação sobre a loja e a irresponsabilidade dos teus irmãos? — Foi a vez do segundo rebento de Bernardete e João procurar conhecer maiores pormenores, conquistando, num primeiro momento, a nítida cólera que a de azuis íris ainda nutria para com toda a, entretanto elucidada e, consequentemente, resolvida, questão.

       — Segundo a narração da Matilde, a minha irmã, e na qual acredito ser verdadeira, ela foi comprar uma garrafa de água de 1,5L, aqui no Peter, exatamente, por ser a uma distância de escassos minutos mas, como era de esperar, o estabelecimento encontrava-se repleto de turistas e, até, locais, e permaneceu por mais tempo à espera do que aquele, pela própria, previsto. — Exibiu um erguer de ombros, enquanto pausava o discurso, com o intento de recuperar o fôlego. — E claro, instigada pela crença, que também tenho, de que por o povo conhecer-se um ao outro, nada de errado aconteceria, decidiu mesmo esperar até ao final, para que lhe fosse possível comprar a bebida. Quanto ao Mateus, o meu irmão, o meu avô contactou-o, solicitando pelo seu auxílio e, entretanto, só regressou no período da tarde. — Rematou, no entanto, nada mais acrescentando, por virtude da prontidão dos seus pedidos, e que eram transportados pelo responsável do negócio local que, já ciente do ocorrido, em anterior momento, dialogou com Rúben, que se demonstrou, propenso a olvidar o episódio e não permitir que tal denegrisse a incrível imagem que, até então, e apesar da sua, ainda, curta estadia, construía do paraíso insular. Antes de retirar-se, a fim de prosseguir com o cumprimento do expediente e supervisão do serviço prestado à multidão, o homem informou sobre o consumo do casal ser sob a responsabilidade do próprio Café, ofertando, igualmente, a possibilidade de a parelha desfrutar de uma refeição. Instigados pela satisfação, que ainda sentiam pelo jantar degustado, Mariana e Rúben, educadamente, recusaram, no entanto, consentindo no consumo dos petiscos disponíveis. — E tu? Quando me convidaste para esta noite, conhecias o sítio e o que tinha como notável no seu cardápio. Já aqui estiveste? Ou melhor, há quanto tempo aqui estás? — A sócia do Sport Lisboa e Benfica interrogou, sem que possuísse qualquer oportunidade de refrear a sua curiosidade. O camisola seis liberou um fraco riso, antes de ingerir um curto trago da bebida alcoólica.

Morena | Rúben DiasOnde histórias criam vida. Descubra agora