décimo-sétimo capítulo.

357 29 10
                                    

       Uma vez finda a palestra orientada pelo treinador de profissão, o luso Jorge Jesus, retornado ao clube que, um dia, comandara, seis anos mais tarde, o conjunto de vinte e oito atletas aprontou-se para abandonar o amplo auditório e regressar aos respetivos quartos, com o intento de recolher os seus essenciais haveres e partirem rumo ao seu reduto, e palco de mais uma jornada a ser realizada naquela mesma noite, o Estádio da Luz.

O mais promissor defesa-central da sua geração foi um dos primeiros a alçar o seu físico e dirigir-se para a porta de saída, enquanto resgatava o seu aparelho electrónico do bolso das suas calças de fato de treino, alusivas à instituição com quem celebrara um contrato válido até ao ano civil de dois mil e vinte e três, e tencionava contactar a sua namorada, Mariana, prestes a adentrar na sala de aula e ser submetida a uma avaliação de conhecimentos relativos à disciplina de Anatomia — e a primordial razão da agitação que envolvia a estudante universitária que, por sua vez, despontava a veemente apreensão do prodígio benfiquista.

       — Eita, oh Rúben, para onde vais com tanta pressa, mano? — A voz do número vinte e um dos encarnados, dotada de uma concomitante curiosidade e preocupação, provocou a cessação dos movimentos do internacional português de vinte e três anos de idade, que diante da interrogação do colega de balneário, e amizade próxima, não refreou um pesado suspiro.

A Mariana está prestes a fazer a frequência de Anatomia e, através das mensagens que me envia, sou capaz de sentir o seu pânico. — O segundo rebento de Bernardete e de João justificou a velocidade das suas passadas, enquanto retomava o ritmo anterior, imediatamente, escoltado pelo esposo da empresária, Maria Barros, e progenitor dos irmãos Afonso, de quatro anos de idade e Francisco, com apenas um.

E então? Como é que ela está? — Incitado pelo conhecimento que possuía — um dos poucos no balneário vermelho e branco que era detentor daquela informação —, acerca da realidade que o camisola seis auxiliava a sua cara-metade a enfrentar, e que nunca desejava que ninguém arrostasse, o natural de Bragança inquiriu, pisando a parte interna do aposento pertencente ao internacional português e vedando o acesso ao mesmo, através do fecho da porta.

       — Insiste em negar que tem um problema e resiste à ajuda profissional, apesar de eu já ter ido em busca dela. — Nitidamente prostrado pela negação da companheira, o antigo capitão dos diversos escalões de formação do clube fundado por Cosme Damião revelou, no decorrer do tempo em que colhia a sua bolsa de exígua dimensão e acomodava-a sob o seu tonificado braço.

Mas ela não tentou mais vez alguma o... — O bragantino manifestou-se inábil a concluir a sua sentença, todavia, nem necessitou de o fazer, face à facilidade que o jovem prodígio detinha de compreender.

Não. — No imediato, e patentemente serenado por aquele mesmo facto, um dos responsáveis pelo centro da defesa encarnada apresentou uma negativa réplica, acompanhado de um engolir em seco, ao rememorar o momento em que a mãe da estudante do ensino superior lhe havia narrado a tentativa protagonizada pela filha de tirar a sua própria vida. — Foda-se, não. — Voltou a proferir, daquela vez através do léxico de baixo calão, agitando a cabeça, quase como modo de afugentar o horripilante cenário que dominara os seus pensamentos.

       — Que bom, sinto que esse é um enorme progresso. — Com honestidade, o de trinta primaveras pronunciou, dispondo duas ligeiras pancadas com a palma da mãos nas costas do nascido no mês de maio, como expressão do seu suporte, que lhe endereçou um sorriso munido pela sua mais genuína gratidão.

       — Sim, também gosto de acreditar nisso. — Rúben proferiu, enquanto digitava outra comunicação escrita à apaixonada, informando-lhe que, dentro de instantes, já lhe contactaria via FaceTime. — Apesar de a Mariana recusar-se a admitir que tem um problema, acho que, no fundo, sabe que ele existe e, mais do que isso, que precisa de o curar. E, uma vez, que não tem coragem suficiente para o admitir através de palavras, fê-lo por ações. — Procurou amparo ao colocar-se confortável sobre o colchão. — Tenho buscado ajudá-la, não deixando de conceder o tempo que sei que precisa. Só quero que recupere e ficarei, totalmente, tranquilizado quando já estiver na companhia dos meus pais e do Ivan. Ele prometeu que me manteria atualizado. — Rematou, obtendo como ação oposta o firme anuir do médio benfiquista, que transportava consigo a totalidade do seu suporte.

Morena | Rúben DiasOnde histórias criam vida. Descubra agora