🌹🌹Capítulo 43: A venda de Damião...🌹🌹

42 6 0
                                    

_ Você está louca mulher! Eu não posso vender um escravo assim só porque você quer !
Eduardo falou alto para Maria Eugênia sobre os planos dela de vender Damião para poder se livrar dele de uma vez,  só que Eduardo estava irredutível,  não queria de maneira alguma fazer o que ela pedia .
_ Eduardo...  por favor , eu preciso me livrar daquele negro maldito ! Isso não sai da minha cabeça.
_ Meu  Deus Maria Eugênia! Será que você não pode esquecer isso é prosseguir com  a sua vida ? Parece uma obsessão isso, eu não gosto de João Rodolfo,  mas tento não ligar pra isso, eu evito de falar com ele para não me aborrecer .
_ Olha Eduardo,  se você não  me ajudar , eu juro que nunca mais venho ao seu quarto! Você acha certo o que seu irmão faz com aquele negro? E me humilha dessa  forma !
_ Eu sei... Mas não posso me desfazer de um negro assim ,só porque você quer! Mesmo tendo autonomia para poder fazer isso. Vou ter que me explicar com meu pai sobre isso , ainda mais ele sabendo que Damião é um negro forte para trabalhar na lavoura . Se ele estivesse doente  ou velho , meu pai até não ligaria para a venda , pois seria um estorvo para nós,  mas ele não está doente e nem velho . Então não tenho como vender o negro maldito.
_ Ah então se ele adoecer , a venda poder ser feita ?
_ Sim... Aí eu poderia me explicar para papai o porque eu tive que vende-lo .
_ Entendi...
Maria Eugênia já sabia o que ia fazer para que seu plano desse certo .
Mas pra isso teria que contar com a ajuda do outro negro ,
O tal de Bento,  ela tinha que dar um jeito de falar com ele para por seu plano em prática.
E essa oportunidade surgiu , em um dia em que ela saiu de manhã para passear com a filha , ela avistou o negro indo para lavoura e pediu ao feitor que o chamasse para conversar com ela. Damião que estava junto , estranhou a sinhá Maria Eugênia querer falar com Bento, ele tinha certeza que coisa boa não era vindo daqueles dois. Mas não podia ficar pra saber o que era, pois o feitor já o chamava para caminhar para a lavoura.
Assim que Bento chegou perto da sinhá, ela pediu que a mucama fosse passear com Maria Clara, para poder falar a vontade com o negro.
_ Então Bento,  você disse que se eu precisasse de você para me ajudar em alguma coisa , estaria disposto a fazer o que eu mandasse não foi?
_ Sim sinhá... A senhora manda,  eu obedeço.
_ Muito bem ... eu quero que você me faça um favor .
Tem como você fazer algo para Damião que fique muito doente, algo que faça com que ele não tenha mais condições de trabalhar na lavoura ?
Bento estranhou o que Maria Eugênia pediu a ele,  mas como não era de sua conta o que ela queria com isso,  assentiu que sim.
_ Pois então faça isso o mais rápido possível,  pois tenho  tenho pressa que isso aconteça. Eu saberei como ser grata a você no futuro .
_ Eu vou fazer sim sinhá,  é pode crer que eu irei cobrar esse favor !
_ Olha a ousadia negro ! Mas tudo bem , assim que conseguir o que eu quero , vou te ajudar em algo que você queira muito . Agora volte para o trabalho,  é assim que obter o que eu quero me avise.
_ Sim sinhá... eu aviso a senhora.
João Rodolfo que estava saindo e viu quando Maria Eugênia conversava com o negro se aproximou e perguntou .
_ Bom dia Maria Eugênia,  posso saber o que você falava com aquele escravo?
_ Ora João Rodolfo...eu apenas pedi a ele que procurasse algumas ervas para mim , pois ultimamente tenho me sentido um pouco mal do estômago, só isso.
_ E porque foi pedir logo para o Bento,  e não pra Zilá?
_ Ah porque ele ia passando e eu o chamei,  tem algum problema nisso por acaso ?
João Rodolfo nem respondeu e saiu para a cidade para o posto médico aonde ele trabalhava como médico. Mas sabia do que Maria Eugênia era capaz,  é resolveu que ia ficar de olho nela.

Bento já sabia o que iria fazer , ia fingir que estava de bem com Damião novamente e iria dar uma beberagem para ele adoecer .
Passou -se o tempo ele foi se aproximando de Damião aos poucos , para não levantar suspeitas.  Damião estranhou o comportamento de Bento,  mas inocente não percebeu as reais intenções do outro,  e voltou a falar com ele .
Uma noite Bento resolveu fazer uma bebida feita de ervas pra os dois , e Damião aceitou beber com ele.
Fingindo estar de bem com ele o negro na realidade estava era envenenando Damião.
No outro dia Damião começou a passar mal , a vomitar,  e reclamou que estava doente,  o que ele tomou foi um tipo de erva que o deixava muito fraco .
Ele não sabia por que estava se sentindo assim , e o feitor achando que ele estava fazendo corpo mole deu algumas chibatadas nele , e o estado dele só piorava.
As negras até tentaram cuidar dele,  mas não adiantou muito.
E cada dia mais ele ficava pior .
Bento , fingindo ser seu amigo novamente , disse que iria fazer um remédio de ervas pra ele,  e no entanto fez foi colocar mais da erva que o fez passar mal.
Damião teve febre , não conseguia mais se levantar pra trabalhar .
O feitor avisou a Eduardo o que estava acontecendo , e escondida , Maria Eugênia ouviu tudo e viu que era a hora de fazer  com que Eduardo vendesse o negro.
A noite quando estavam juntos,  ela tocou no assunto:
_ É verdade que aquele maldito negro está doente ?
_ Você ouviu a minha conversa com feitor Lourenço não é?
_ Sim... eu ouvi, será que essa não é uma boa oportunidade para se desfazer desse negro?
_ Não sei ... O que eu ganharia com isso afinal?
_ Ganharia mais a minha estima , e nos livrariamos de um possível escândalo de família,  pois essa situação com teu irmã um dia pode vir a tona , e seus pais iriam ficar desmoralizados diante da cidade se todos descobrirem que ele gosta de se deitar com homens , e pior! Com escravos, e ainda poderia lucrar com um dinheiro a mais para comprar outros escravos para lavoura .
_É... olhando por esse ângulo até que você tem razão,  sei que isso tudo é para afastar meu irmão de Damião, e eu não gosto muito disso ,mas também não gostaria que meu pai , apesar de sempre ter preferido João Rodolfo,  ficasse mal diante de toda cidade por causa dessa nojeira em que meu irmão se meteu . Vou pensar bem no assunto,  e falar com meu pai .
_ Pra que falar com seu pai ? Só vai despertar nele alguma desconfiança,  você tem autonomia para fazer isso,  então porque não fazer logo , sem ninguém saber?
De preferência que João Rodolfo também não saiba, pois com certeza se souber,  vai tentar te impedir de vender o maldito negro .
_ Tem razão... Vou resolver isso só com Lourenço e vai ser logo .
_ Muito bem... Não vejo a hora de me livrar desse negro,  espero que a pessoa que o compre , o leve pra bem longe de todos nós.
E falando isso Maria Eugênia se entregou mais uma vez para Eduardo,  se sentindo triunfante por ter conseguido o que queria...

Amor além do tempo... 2°parte Onde histórias criam vida. Descubra agora