Eduardo Antunes sempre cuidou com mão de ferro os escravos da Fazenda de seu pai , era sempre cruel com os pobres negros que trabalhavam na lavoura .
E nesse dia ele estava muito irritado pois soube que um dos negros tinha passado mal no cultivo de café. E que outro tinha parado o trabalho para cuidar do que estava mal . Com certeza os dois combinaram para fazer corpo mole e não trabalharem , pensou Eduardo,o feitor Lourenço veio avisar a ele o que estava acontecendo, saiu chispado para a lavoura, nem almoçou com a família.
João Rodolfo observou que o irmão estava nervoso e resolveu segui-lo para ver o que estava acontecendo realmente.
Assim que ele saiu da casa viu o escravo Damião preso ao tronco prestes a ser açoitado pelo irmão e um outro negro deitado no chão se tremendo e espumando pela boca .
Ficou horrorizado quando o irmão desferiu a primeira chicotada nas costas do negro que gritou de dor , quando ele já ia dar a segunda ele agarrou o braço de Eduardo .
Este ficou com uma cara de espanto pelo atrevimento do irmão e berrou .
_ O que significa isso ? Enlouqueceu João Rodolfo?
_ Quem enlouqueceu foi você Eduardo, porque tanta crueldade com esses pobres coitados? Não está vendo que o negro está tendo uma convulsão?
_ E eu com isso ! Com certeza ele está é fingindo para não trabalhar.
_ Eu sou médico e sei quando alguém realmente está doente Eduardo. E o caso desse rapaz que está deitado aí no chão. E porque você está açoitando o outro?
_ Porquê ele parou para ajudar o negro que está fingindo ! E é por isso que ele vai apanhar até aprender que não pode fazer isso . Com certeza os dois estavam de combinação para não trabalharem .
_ Não! Ele não está fingindo, e você não vai bater mais nesse negro.
_ Lourenço, pode soltar o negro e levar ele para senzala agora !
Ordenou João Rodolfo.
Lourenço já ia fazer o que o patrão mandou quando Eduardo gritou com ele.
_ Você vai deixar esse negro ai Lourenço! Quem manda aqui sou eu !
O feitor não sabia o que fazer pois os dois eram seus patrões e então ficou parado sem ação.
_ Esqueceu que eu também sou dono de tudo isso aqui Eduardo, e que sou mais velho que você?
Eduardo ficou com os olhos vermelhos de tanta raiva que sentiu pelo irmão naquele momento.
_ Vamos Lourenço! Tira esse rapaz agora do tronco como eu ordenei .
_ Você não vai interferir no meu trabalho João Rodolfo, pois eu sempre cuidei dessa fazenda enquanto você estudava na cidade grande. Agora quer me fazer de idiota na frente dos negros?
_ Claro que não Eduardo! Mas estou vendo que você sempre foi muito cruel com essas pessoas e não é assim que tratamos um ser humano !
Eduardo começou a gargalhar ao ouvir seu irmão falar dos negros como se eles fossem pessoas como ele.
_ Você realmente está louco João Rodolfo! Aonde já se viu comparar esses bichos como gente.
_ Claro que eles são pessoas como nós meu irmão. A única diferença é que eles tem a cor de pele diferente da nossa e são forçados a nos servir como escravos , mas isso não quer dizer que não são seres humanos como nós .
_ Vamos Lourenço, tira esse rapaz daí agora !
Ordenou novamente João Rodolfo.
Lourenço obedeceu o filho mais velho do Barão
Enquanto Eduardo observava com ódio o que o irmão tinha acabado de fazer .
Humilhou ele na frente de todos e saiu pisando fundo para a casa grande.
João Rodolfo pediu que dois negros bem fortes levassem o rapaz que estava mal no chão para a senzala e se encaminhou para lá para cuidar dos dois negros.
Pediu que cobrissem o negro com uma manta , e tocando em seu pescoço percebeu que ele estava muito quente.
Estava com febre alta .
O negro era Bento, que teve uma crise de epilepsia , quando Damião percebeu que o amigo estava passando mal resolveu ajudá-lo. E por isso que ele foi castigado, por tentar ajudar o amigo .
Depois de cuidar de Bento, João Rodolfo foi ver o ferimento nas costas de Damião, que estava sangrando pela chicotada que o irmão desferiu.
Limpou todo o sangue mandou o negro se deitar de costas para repousar.
Damião obedeceu calado , e se deitou.
Assim que João Rodolfo ia saindo ele falou com ele.
_ Sinhozinho. Porque o sinhô está fazendo isso ?
João olhou bem dentro dos olhos do negro e respondeu .
_ E porque é o certo a fazer, eu não sou a favor da escravidão e nem da crueldade que as pessoas usam para punir vocês. Detesto isso , infelizmente não posso fazer muita coisa sozinho , mas não vou tolerar mais tanta maldade aqui na fazenda , agora que voltei .
Damião ficou emocionado com as palavras de João Rodolfo e antes de ele sair o agradeceu por sua bondade e adormeceu.
Nesse instante Eduardo passou rápido por sua mãe e quando chegou em seu quarto começou a jogar tudo no chão para descontar o ódio que estava sentindo pelo irmão e naquele momento jurou que João Rodolfo iria pagar pela humilhação que causou a ele na frente de todos .
Ele iria se vingar ! ...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor além do tempo... 2°parte
RomansaA segunda parte de amor alem do tempo, vai contar as vidas passadas de André e Danilo, no tempo da escravidão. , todos personagens envolvidos em uma trama envolvente. Os personagens da primeira parte e os da segunda parte . Danilo- João Rodolfo...