🌹🌹Capítulo 44: Na feira de escravos...🌹🌹

51 5 0
                                    

Foi num dia em que João Rodolfo saiu para a cidade , que Eduardo e Maria Eugênia colocaram o seu plano em prática para vender Damião,  sem que este soubesse da venda do escravo .
Damião estava cada vez pior de sua doença,  pois Bento o envenenava todos os dias para ele não ir para lavoura .
Todos tinham saído para trabalhar, mas Eduardo ordenou ao feitor que deixasse Damião na senzala , e assim ele poderia levá-lo à feira de escravos na cidade .
Damião dormiu um pouco , de repente acordou com o barulho do portão da senzala se abrir e se assustou quando viu Eduardo e o feitor Lourenço o olhando.
_ levanta escravo!
Ordenou Eduardo.
Damião obedeceu de cabeça baixa e logo o feitor o acorrentava.
_ Sinhozinho o que está acontecendo ?
Perguntou Damião sem entender nada , já que se encontrava doente.
_ Calado negro !
Traga ele Lourenço,  vamos levar esse negro para ser vendido , já que não tem mais serventia para a lavoura .
Damião se assustou quando ouviu a palavra " vendido" .
Mas como não podia fazer nada obedeceu a ordem do seu senhor.
Logo estavam saindo para fora da Fazenda.
Zilá que tinha levado algumas roupas pra por no sol viu quando levavam Damião. E correu para chamar João Rodolfo,  procurou por toda parte , é foi aí que ela se lembrou que ele já havia saído para trabalhar na cidade num pequeno posto médico.
Maria Teodora que estava descendo do quarto viu o nervosismo de Zilá e resolveu perguntar o que estava acontecendo para ela estar daquela maneira .
_ Que foi Zilá? Aconteceu alguma coisa para você estar assim esbaforida ?
_ Sinhá... sinhô Eduardo está levando Damião,  eu não sei para onde ! Alguma coisa está acontecendo sinhá!
_ Calma Zilá...não estou entendendo nada do que você está dizendo .
Eduardo levou Damião? Para onde?
_ Eu não sei sinhá! Só sei que ele estava acorrentado!
_ Vamos ver o que está acontecendo .
Maria Eugênia que ouvia tudo escondida , sorriu ao saber que tudo estava saindo de acordo como planejado .
Infelizmente,  Maria Teodora e Zilá chegaram tarde fora da Fazenda.  Pois já tinham levado Damião.

Beatrice e Juarez resolveram passear na cidade , depois que o rapaz tinha se declarado para ela , não se largavam mais . Ela também gostava muito dele , e depois que teve uma conversa com Valentina,  a irmã a aconselhou a viver esse grande amor com Juarez. E deixar o passado para trás.
E foi o que ela fez, aos poucos os dois se conheciam cada vez mais . Saiam quase todos os juntos para andar pela cidade e pelo campo as vezes .
O rapaz  estava cada vez mais encantado com Beatrice. A cada dia que passavam juntos ele tinha certeza que era com ela que gostaria de se casar e passar o resto de sua vida.
Ela o achava maravilhoso,  totalmente diferente dos homens que um dia passaram por  sua vida. A respeitava, nunca foi ousado,    ela estava muito feliz ao lado dele .
Enquanto caminhavam , Juarez teve a ideia de fazer o seu pedido de casamento , pois já não tinha mais dúvidas em relação a isso , iria falar com o pai dela.  O senhor Luís Alberto, mas antes gostaria de saber se essa era realmente a vontade dela também.
_Beatrice,  você sabe o que sinto por você não sabe? O quanto é especial para mim.
_ Sim Juarez ...eu sei. E eu também sinto o mesmo por você.
_ Então... Eu pensei muito e acho que está na hora de pedir você em casamento , eu queria falar antes com você,  mas se aceitar eu vou falar com seu pai ainda hoje.
Beatrice foi pega de surpresa  , sabia dos sentimentos do rapaz em relação a ela , mas não imaginava que a pediria em casamento logo, achava que ele gostava da companhia dela , mas não a ponto de querer casar com ela.
_ Oh Juarez! Eu sinceramente estou muito surpresa ,e lisonjeada com seu pedido... Mas sei lá, acho que é muito cedo para que isso aconteça. E tem coisas sobre mim que você não sabe , coisas do meu passado . Talvez você não vá gostar de saber ...
_ Eu entendo ...  Olha eu realmente sinto que algo angústia você, mas seja lá o que for , tente me confiar em mim e me contar , creio que não pode ser tão grave a ponto de eu não querer você como minha esposa. Prometo que vou tentar te entender , e não julgar você.
Beatrice abaixou a cabeça,  e resolveu acabar logo com essa angústia e contar tudo para ele.
_ Juarez eu...
Ela já ia começar a falar quando viu algo que lhe chamou a atenção. Acorrentado e sendo puxado por um homem,  vinha alguém que ela conhecia.
Era o negro que a ajudou na fazenda Santa Rosa , no dia em que Maria Eugênia a destratou na frente de todos no batizado da filha dela  lembrou- se dele na hora . Ele estava sendo levado para feira de escravos.  Com certeza iria ser vendido . Alguma coisa muito forte tomou conta do seu coração,  e sabia que tinha que fazer algo por aquele homem . Num ímpeto pegou na mão de Juarez é falou.
_Juarez, venha comigo por favor !
_ Como? Não estou entendendo Beatrice! A gente estava conversando sobre nós,  o que aconteceu para você ficar nervosa desse jeito ?
_ Por favor ... confie em , eu preciso ajudar uma pessoa que eu vi agora mesmo.
Deixa eu te perguntar uma coisa . Você tem dinheiro suficiente para comprar um escravo ?
Juarez não estava conseguindo entender Beatrice,  mas confiava nela , é respondeu.
_ Aqui não,  mas tenho um nome , e posso comprar sim um escravo para você.
_ Então vamos ! Antes que alguém compre o escravo que eu quero,  sei que você está confuso, mas depois que conseguirmos o que eu quero,  te explico tudo .
Damião foi levado para a feira,  assim que chegaram lá,  foi colocado num palanque e amarrado como um animal .
Eduardo resolveu que ia ficar para saber quem iria comprar o maldito negro . Depois iria embora para dar a boa notícia  à Maria Eugênia.
Comeram a dar lances  em alguns outros escravos , até que chegou a vez de Damião.
Alguns donos de fazenda deram lances bem baixos no escravo. Foi quando um rapaz deu um lance bem acima dos outros, 
E os senhores de engenho não quiseram competir com o tal rapaz , e então o mercador vendeu Damião para aquele estranho rapaz.
Beatrice ficou escondida em um canto para não ser reconhecida por ninguém. Até que viu o cunhado de Maria Eugênia receber uma promissória de Juarez pela compra ,  e percebeu que ele estava muito satisfeito pela venda do escravo .
Eduardo agradeceu a Juarez,  e por curiosidade , perguntou o nome do tal rapaz
_ Eu sou... aliás eu era o dono do escravo que o senhor comprou,  espero que faça bom uso dele de agora em diante senhor? Como é  mesmo o seu nome ?
_ Me chamo Juarez Almeida,  e  o senhor como se chama ?
_ Eduardo Antunes,  filho do barão Antunes da Fazenda Santa Rosa.
_ Muito bem senhor Antunes,  creio que fizemos um bom negócio.  Nessa promissória o senhor pode receber em minha casa o dinheiro pela venda do seu escravo para mim . Se quiser pode ir hoje mesmo pegar o dinheiro .
_ Muito bem senhor Almeida,  eu mesmo não posso ir pegar ,pois tenho negócios a tratar, mas meu capataz irá com o senhor para levar o escravo e pegar o dinheiro.
_ Perfeito!,  posso levar o escravo agora mesmo se o senhor autorizar .
Eduardo assentiu e pediu a Lourenço que levasse Damião até casa do tal Juarez Almeida é saiu para a fazenda .
Damião foi levado até uma casa estranha,  e  triste viu que não havia mais como voltar a fazenda . Ele pensou se João Rodolfo estava sabendo de sua venda para outra pessoa, mas ele já nem se importava mais com isso. Pois já tinha sofrido demais naquele lugar .
Assim que chegaram na casa do seu novo dono , Lourenço o  entregou ao rapaz e assim que recebeu o dinheiro foi embora .
Juarez percebeu que o escravo não falava nada e resolveu conversar com ele .
_ Bom , aqui será sua nova casa , e eu sou seu novo dono daqui por diante , para começar gostaria de saber como é seu nome.
Damião não falou nada apesar de sentir uma certa bondade na voz do rapaz.
Juarez já ia perguntar novamente , quando ouviu uma batida na porta. Era Beatrice que entrou esbaforida  e foi direto para ver Damião.
_ Olá! Não sei se você se lembra de mim , mas eu com certeza me lembro de você.
Damião olhou para a moça em sua frente e a reconheceu de imediato.
Era a moça que estava perdida nos jardins da Fazenda Santa Rosa em uma festa que eles deram para o batizado da menina filha de João Rodolfo.
Beatrice percebeu que o pobre escravo ainda estava acorrentado e olhando para Juarez que até agora não entendia nada pediu .
_ Juarez ... por favor ,tem como você pedir a alguém que tire essas correntes do rapaz ?
_ Como ? Beatrice sinceramente eu não sei se é uma boa ideia ...
_ Olha eu sei que você está muito confuso, mas depois que você fizer o que eu estou pedindo,  eu vou explicar a você pode ser ? E não se preocupe , esse rapaz é inofensivo .
Juarez assentiu e ele próprio tirou as correntes de Damião.
Que também estava confuso com tudo o que estava acontecendo com ele. Nunca ninguém o tratou dessa maneira,  com tanta gentileza,  a não ser João Rodolfo é claro .
_ Então... meu nome é Beatrice,  eu acho que o seu nome se não me falha a memória é Damião,  estou certa ?
Damião assentiu.
_ Você deve estar muito confuso e cansado de tudo isso não é Damião?
Juarez , você tem um quarto de empregados aqui em sua casa para podermos instalar o nosso novo amigo?
Juarez chamou um outro negro que trabalhava para ele , e que se chamava Joaquim. O mesmo levou Damião para a área de empregados e falou para ele tomar  um banho.  Deu roupas limpas para ele e também comida . Viu que o pobre negro também estava meio doente e como conhecia um pouco das curas das ervas deu logo uma infusão para ele,  assim que tomou banho e comeu alguma coisa Damião se deitou é dormiu.
Assim que ficaram à sós Beatrice contou toda a história para Juarez de como conheceu Damião,  este ouviu com atenção e sorriu para a moça.
_ Você realmente é surpreendente Beatrice. Você fez tudo isso para ajudar esse pobre negro.
_ Sim ... não sei explicar Juarez,  mas algo dentro de mim falava que eu tinha que fazer alguma coisa por esse rapaz  , pois mesmo foi muito gentil comigo quando precisei naquela noite na fazenda aonde ele morava antes. E sinto que ele será um bom amigo para nós.
_ Entendi... que bom que pude ajuda- la . Agora chegou a vez de voltarmos ao assunto que estávamos tendo antes de tudo isso acontecer .
O que você ia falar pra mim antes de eu ter que comprar o seu amigo ?
_ Tudo bem Juarez ...eu vou contar toda a minha vida para você,  pelo que você fez hoje por mim e por Damião,  eu creio que você merece saber a verdade,  se por acaso , você não me quiser mais,  vou entender e vou dar um jeito de pagar o que você gastou na compra do pobre Damião...
E Beatrice contou tudo a Juarez que ouvia atentamente toda sua história....

Amor além do tempo... 2°parte Onde histórias criam vida. Descubra agora