Em uma vez que João Rodolfo teve que se ausentar em uma viagem , Eduardo pensou que esse era o momento certo de dar um corretivo em Damião para assustar o pobre escravo, ja que este sabia do envolvimento dele com Maria Eugênia.
E assim que o irmão já estava longe ele viu Damião fazendo o serviço dele na casa grande e o chamou .
_ Negro!
Damião olhou para o rapaz e respondeu
_ Sinhô?
_ Vamos comigo até a lavoura pois preciso de um braço forte para ajudar na colheita .
Damião largou o que fazia e seguiu Eduardo.
Foram andando em um caminho totalmente contrário a plantação e Damião percebeu que alguma coisa estava errada e falou.
_ Sinhô! A plantação e para lá, aonde é que nos estamos indo ?
Eduardo olhou para Damião com um sorriso maligno no rosto e falou.
_ mudanças de plano escravo , nós vamos a um outro lugar .
E continuaram andando .
_ Assim que estavam bem afastados da Fazenda ele apeiou do cavalo e pegou uma corda e amarrou as mãos de Damião.
E logo o pobre negro estava amarrado em uma árvore, e foi aí que Eduardo pegou um chicote e falou .
_ Lembra daquela vez em que ia açoitar você negro? E que o intrometido do meu irmão o salvou ? Pois é, agora ele não vai estar aqui para te socorrer .
Damião ficou assustado e com medo do que iria acontecer .
E de repente Eduardo tirou a camisa dele e começou açoitar o pobre coitado.
Deu muitas chibatadas na costa do escravo que ficou em carne viva .
Damião gritou de dor e quanto mais ele gritava mais Eduardo o açoitava. Assim que terminou de bater em Damião ele falou .
_Isso é só um aviso negro ! Se eu souber que você falou alguma coisa eu vou te matar , só não faço isso agora porque não quero problemas com meu pai e o idiota do meu irmão, mas você está avisado que se contar o que sabe sobre mim e sinhá Maria Eugênia eu acabo com sua raça seu negro imundo !
E soltando Damião de suas amarras Eduardo montou em seu cavalo e deixou o pobre negro todo machucado no chão e foi embora.
Damião com muito sacrifício conseguiu chegar até a casa grande e assim que o viu todo ensanguentado, Zilá gritou e o acudiu , levou o pobre negro para seu pequeno quartinho e cuidou das feridas em sua costa .
_ Foi sinhozinho Eduardo que fez isso com você meu filho?
Damião não respondeu e começou a chorar .
Zilá comovida com tanto sofrimento colocou a cabeça de Damião em seu colo e chorou junto com ele.
Assim que ele se acalmou ele falou.
_ Porquê temos que passar por tudo isso mãe Zilá? O que fizemos de mal para sofrer tanto?
Será que Deus nos esqueceu e só viemos nessa terra para sofrer tanto assim?
_ Oh meu filho ! Não fale assim de Deus nosso Senhor , pois ele sempre está zelando por nós.
_ Desse jeito? Eu não acredito nisso não Zilá! Esses malditos brancos pensam que podem fazer o que quiserem com a gente .
E muita humilhação, muita dor. Creio que Ele com certeza nos esqueceu.
_ Damião, tudo o que passamos é porque temos que passar, não há uma folha que caia que Deus não saiba . Ele está em tudo o que vemos é o que sentimos , se nós que somos negros temos que passar por isso e nos conformar com nosso destino, eu sei que e doloroso , mas vai saber o que fizemos de mal em nossas outras vidas que
agora temos que pagar
_ Eu não aceito isso Zilá ! O que eu posso ter feito de tão mal para sofrer desse jeito ?
Só que tem uma coisa , eu ainda vou me vingar desses malditos brancos , você pode acreditar no que eh estou dizendo!
_ Até mesmo do sinhozinho João Rodolfo Damião?
Perguntou Zilá.
Damião olhou assustado para a velha negra e baixou e suspirou.
_ Pelo teu silêncio, eu creio que não né! Oh Damião você acha que eu não sei o que acontece dentro e fora dessa casa , sou uma velha negra que já viveu o bastante para perceber o que se passa nos corações das pessoas. E sei que o que você sente por sinhozinho João Rodolfo, e o que ele sente por você . Acha que não percebo os olhares? Sim Eu percebo. E temo que se um dia alguém descobrir o que se passa entre você e o sinhô João Rodolfo sei que não vai ser nada bom pra você . Tome bastante cuidado meu filho pois a corda só arrebenta pro lado mais fraco e pode crer que vou sofrer muito se isso um dia acontecer , pois tenho você como se fosse meu filho que eu nunca tive .
Damião voltou a chorar e Zilá afagou a sua cabeça até ele adormecer.
No outro dia João Rodolfo chegou de viagem e assim que entrou na casa grande procurou por Damião.
Zilá mentiu dizendo que ele estava doente, pois queria evitar um confronto entre os dois irmãos .
_ Zilá, assim que ele melhorar diga para me procurar pois tenho muitas coisas para ele fazer para mim , mas o que ele realmente tem?
Perguntou João Rodolfo.
_ Ele só está com um pouco de febre sinhozinho, mas eu já dei umas bebedeiras de ervas e logo logo ele melhora!
_ Tudo bem Zilá, deixe que ele descanse o dia de hoje, mas amanhã quero ele bom para cuidar de minhas coisas!
No outro dia Damião que já estava um pouco melhor foi procurar o seu amo e assim que ele entrou no quarto João Rodolfo falou.
_ já melhorou da febre Damião?
_ Sim sinhô...
_ Muito bem ... Então sele meu cavalo que vou cavalgar e você vai comigo .
Damião assentiu e saiu sem mais nada falar.
João Rodolfo achou estranho o silêncio do negro e percebeu que em sua ausência algo tinha acontecido , quando estivesse a sós na cabana com ele iria descobri o que era .
Assim que os dois chegaram na cabana João Rodolfo se aproximou de Damião e o abraçou. O negro gemeu de dor quando o rapaz o tocou pois ainda estava recentes as feridas em suas costas .
João Rodolfo estranhou aquilo e pediu que Damião tirasse a camisa.
O rapaz negro baixou a cabeça e tirou.
Foi aí que João Rodolfo percebeu o que aconteceu e perguntou .
_ Quem foi que fez isso com você Damião?
Damião nada falou.
_ Responda! Quem foi que fez isso com você?
Damião sabia que não podia esconder do rapaz é falou com uma voz sumida
_ Sinhozinho Eduardo....
_ E porque ele fez isso? Você por acaso fez algo errado para ele te açoitar?
_ Não sinhô...
_ Miserável! Eu vou acabar com a raça de Eduardo.
Falou João Rodolfo com ódio.
_ Não por favor sinhozinho ! Não faça nada, pois sinhô Eduardo se souber que eu falei pra o sinhô, vai me matar!
_ Ele que tente fazer algo com você!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor além do tempo... 2°parte
RomansaA segunda parte de amor alem do tempo, vai contar as vidas passadas de André e Danilo, no tempo da escravidão. , todos personagens envolvidos em uma trama envolvente. Os personagens da primeira parte e os da segunda parte . Danilo- João Rodolfo...