🌹🌹Capítulo 21: Quem usou quem?🌹🌹

68 8 0
                                    

João Rodolfo se encaminhou para se encontrar com Damião na beira do rio para contar tudo o que estava acontecendo com ele .
A ligação que ele tinha com o negro era muito forte , apesar de saber que ele era apenas um escravo de sua fazenda .
Assim que o avistou sentado na margem ,uma tristeza assolou seu coração, pois sabia que as coisas não seriam mais como eram , ja que agora ele estava comprometido com Maria Eugênia.
O negro abriu um largo sorriso ao avistar o rapaz, mas percebeu que algo estava acontecendo de errado.
Ele sabia que muita coisa tinha acontecido na casa grande desde o incêndio na lavoura , mas como ele era só um escravo não tinha como saber o que se passava lá dentro.
Assim que João Rodolfo se aproximou dele o abraçou e começou a chorar .
_ O que houve sinhozinho ? Porque está chorando ?
_ Ah Damião, tanta coisa acontecendo em minha vida, coisas que infelizmente está afetando a todos nós.
Damião ficou sem saber o que falar pois não conseguiu entender o que se passava na cabeça do pobre moço.
João Rodolfo continuou .
_ A minha vida vai mudar muito daqui a três meses .
E acho que isso vai afetar o que está acontecendo entre nós dois .
_ Como assim sinhozinho?
_ Infelizmente eu vou ter que me casar com uma moça para poder salvar a fazenda Santa Rosa da miséria e da ruína se é que você me entende .
Damião ficou surpreso com a notícia inesperada . Mas sabia que um dia isso poderia acontecer com João Rodolfo. Pois ele não iria ficar solteiro a vida inteira e mesmo não tendo estudo ele sabia que aos olhos dessa sociedade , a relação que os dois tinham era proibida, passível até de serem punidos e serem enforcados .
_ Entendo sinhô...
Foi só o que Damião falou.
_ Você não imaginar o que eu estou sentindo , não amo essa moça, mas tenho que me casar com ela, pois meu pai recebeu uma soma em dinheiro para poder reerguer a fazenda e poder plantar para uma nova safra de café.
Damião continuava  calado e de cabeça baixa tentou entender o porquê o rapaz estava contando tudo isso para ele, ja que era apenas um escravo .
_ Mas eu tenho uma notícia boa para você.
Continuou João Rodolfo vendo que o negro não demonstrava nenhuma reação.
_ E o que seria sinhozinho?
_ Eu pedi ao meu pai um escravo pessoal para cuidar de minhas coisas , ou seja eu mesmo irei escolher esse escravo pessoalmente , e é você que irei escolher . Você vai sair da senzala  e vai passar a viver na casa grande .
Vai ficar junto com os demais escravos que fazem o serviço dentro de casa . Não vai ter que trabalhar mais na lavoura .
Damião continuava calado e nesse momento pensou que mesmo saindo da senzala ainda continuava sendo um escravo , só ia mudar de lugar para outro . E se sentiu mais humilhado do que nunca pelo homem que ali estava em sua frente.
No início ele se aproximou de João Rodolfo para de alguma forma se beneficiar com esse jogo de sedução.  Mas com a convivência com o moço foi aprendendo a gostar dele de uma forma diferente , ou seja ele o amava de verdade.
_ Sim sinhô...
_ O que houve Damião?  Não gostou do que falei pra você? 
Perguntou João Rodolfo vendo o negro cabisbaixo.
Revoltado Damião resolveu falar .
_ E um escravo como eu tenho que gostar ou desgostar de alguma coisa sinhô?  Eu aprendi que tenho que aceitar aquilo que me é oferecido . Sou apenas um negro e o sinhô  e meu dono então eu tenho que saber aonde é o meu lugar .
João Rodolfo se sentiu magoado pela forma como Damião falava com ele.
_ Eu pensei que você iria gostar de saber que não vai ter que trabalhar mais na lavoura como os demais negros , e sim melhorar um pouco sua situação.
_ Sinhozinho, eu vou continuar sendo escravo de qualquer maneira, e isso não vai mudar só porque vou ter que conviver na casa grande !
_ Você sabe que se eu pudesse eu o libertaria Damião, mas não posso , pois meu pai é que é o dono da Fazenda , mas posso tirar você de onde você está pra se sentir um pouco melhor. Ter mais um pouco de conforto , enfim... Você vai conviver comigo, e assim podemos ter mais liberdade para nós encontrarmos as escondidas e claro .
Damião assentiu e pensou , ele achava que estava usando o sinhô João Rodolfo, mas na realidade era ele que estava sendo usado o tempo todo  e isso o entristeceu completamente, mas infelizmente essa era sua vida e ele tinha que se conformar com as migalhas que o rapaz oferecia a ele ...

Amor além do tempo... 2°parte Onde histórias criam vida. Descubra agora