Juarez ouviu tudo o que Beatrice contou, e ela ficou esperando a reação dele .
Por um tempo ele ficou parado olhando para ela , com um olhar indefinido . Ela nervosa, não sabia o que fazer. Ele foi até ela e abraçou bem forte , depois que a soltou olhou bem nos olhos dela é falou.
_ Eu entendo agora , porque você ficava angustiada , porque achava que eu não iria entender o que você passou não é?
Beatrice assentiu ,mas continuou em silêncio.
_ Eu jamais julgaria você pelo seu passado Beatrice, agora sabendo toda a verdade , sei o quanto deve ter sofrido por tudo que passou , graças a Deus você encontrou seu pai. O senhor Luís Alberto é um homem muito honrado mesmo , se eu o admirava antes, agora o adimiro mais ainda.
_ Então quer dizer que você me aceita assim mesmo? Sabe que não sou mais donzela virgem.
_ Eu não me importo com isso Beatrice, o que importa pra mim é o amor que eu sinto por você, e isso já me basta, e eu quero sim casar com você o mais rápido possível. Você que casar comigo?
Com lágrimas nos olhos Beatrice falou a Juarez.
_ Oh Juarez! Você realmente é um homem muito especial, é sim... eu aceito me casar com você.
Os dois se abraçaram e Juarez a beijou .
Assim que parou de beijar a moça, Juarez falou tentando disfarçar o desejo que sentia por aquela mulher. Mas não queria que ela pensasse mal dele , agora que sabia que um dia ela foi prostituta. Queria começar do zero com Beatrice.
_ Então... já que nos acertamos , tenho que ir em sua casa para fazer o pedido ao seu pai. Minha mãe deve chegar essa semana, eu devo levar ela para conhecer a família de minha futura esposa . Aí aproveito para pedir sua mão ao senhor Luís Alberto, como é de costume .
Beatrice estava tão feliz, que até se esqueceu da mãe de Juarez, será que ela pensaria da mesma forma que o filho? ,uma sombra passou em sua mente , mas resolveu não deixar que isso afetasse esse momento tão feliz. E pra disfarçar mudou de assunto .
_ Agora que está tudo certo entre nós, gostaria de falar com Damião. Será que ainda esta dormindo ?
_ Vamos lá ver seu novo amigo . Creio que ele já deve ter acordado e creio eu que deve está sem entender nada do que aconteceu na sua vida agora .
Falou Juarez.João Rodolfo assim que chegou em casa , foi cercado por Zilá, que estava muito nervosa. A velha negra o chamou para a cozinha e contou o que havia acontecido a Damião.
Assim que soube, João Rodolfo ficou enfurecido. E ao mesmo tempo ficou triste , pois não tinha como ele saber o que aconteceu de verdade a Damião.
Foi para o quarto para se acalmar , pois não queria mostrar o quanto estava com raiva do irmão, até porque ele de alguma forma era responsável pela fazenda junto com o pai .E não queria dar na vista o que estava sentindo .
Quando passou, encontrou Maria Eugênia, a mesma olhou com ironia para ele sorrindo. Ele ignorou e foi para o seu quarto para pensar no que iria fazer para descobrir o que realmente aconteceu com Damião.
Não poderia chegar e perguntar a Eduardo, pois o mesmo iria desconfiar, e não queria problemas com o irmão.
Ele nem desceu para jantar, pois se sentia muito triste . Mais tarde foi que sua mãe foi ao seu quarto para perguntar se ele estava bem . E levou uma bandeja com algumas frutas e chá com pedaços de pão para ele. Ele mal tocou na comida e Maria Teodora resolveu perguntar a ele o que o afligia .
_ Você está bem meu filho? Sinto uma grande angústia em você.
_ Estou sim mãe... Eu só estou um pouco cansado.
_ Tudo bem meu filho... sabe que se precisar conversar estarei aqui sempre que precisar .
_ Eu sei mãe... agradeço a sua preocupação.
Maria Teodora já ia saindo quando ele perguntou a ela .
_ Mãe ! Posso lhe perguntar uma coisa ?
_ Claro João Rodolfo... O que quer saber ?
_ Eu soube que o Damião, aquele escravo que me servia há um tempo atrás foi levado para algum lugar. A senhora sabe o que houve com ele?
_ Olha meu filho, você sabe que não me meto nesses assuntos de seu pai ,mas ouvi Eduardo explicando para ele que teve que vender o escravo , pois o mesmo estava doente, e não servia mais para o trabalho.
_ Entendo... queria saber porque ele era um bom escravo e me servia muito bem, e Zilá me contou que ele foi levado pelo feitor e Eduardo.
_ Sim ... creio que realmente ele foi vendido para outra pessoa. Se você quiser eu tento descobrir com seu pai e seu irmão o paradeiro dele.
_ Sim Mãe... Eu gostaria sim de saber o que houve com ele .
_ Vou tentar meu querido , se eu descobrir alguma coisa eu conto para você. mas agora coma um pouco é tenta dormir .
_ Obrigado mãe... amo a senhora.
Maria Teodora voltou e beijou a face do filho, e depois saiu deixando João Rodolfo com seus pensamentos .Damião acordou, estava bem melhor, mas estava ainda um pouco confuso com tudo o que havia acontecido nas últimas horas em sua vida , adoeceu, foi vendido , estava em uma casa estranha , mas tinha a estranha sensação que sua vida iria melhorar , mesmo que continuasse sendo escravo , pelo menos ali naquela casa ele foi bem tratado. Ele sonhou com sua mãe lhe falando que pessoas boas o ajudaria a sair da tristeza que era a sua vida . Ele estava cansado de ser tão maltratado pelos brancos .
A moça e o rapaz que compraram ele, pareciam serem pessoas de coração bom . Mas mesmo assim tinha receio , pois não queria mais se iludir, sua realidade era que sempre seria um escravo . Como ele sentia falta dos tempos em que vivia na África, sua terra natal , em que era livre , e podia andar a vontade sem ter que ser açoitado e usado pelos homens , se sentia magoado com João Rodolfo, pois este teve como o libertar quando podia , na época em que era seu escravo peessoal , mas preferiu usá-lo para ter prazer próprio, e ainda falava que sentia amor por ele . Esperava nunca mais ve- lo, ao mesmo tempo sentia falta de seus carinhos , pois quando estavam juntos ele era um homem muito especial com ele. Mas também era só nesses momentos que ficavam assim, depois ele sempre voltava pra senzala e o rapaz para a casa grande , como a vida era injusta com os negros, pensou Damião. Antes ele que era livre e em seu país natal ele poderia amar quem ele quisesse, pois era livre para isso .
De repente a porta do quartinho aonde ele estava se abriu, era o outro negro, Joaquim, que cuidou dele assim que ele chegou naquela casa .
_ Olá amigo... Espero que tenha descansado bem , pois agora meu senhor quer falar com você, e pede que venha comigo .
Damião assentiu e seguiu o outro negro.
Assim que ele chegou na sala, estava a moça que se chamava Beatrice e o seu novo dono, que pelo que ouviu se chamava Juarez.
_ Olá Damião, você descansou bem ?
Perguntou Beatrice ao pobre negro .
_ Sim ... Sinhá .
_ Que bom! olha sei que deve estar se perguntando porque Juarez e eu , o compramos . E estou aqui para explicar tudo a você.
Em primeiro lugar não me chame mais de sinhá, e sim de Beatrice, pelo menos quando estivermos a sós, não gosto muito dessas formalidades, só quando tiver outras pessoas junto conosco entendeu ?
Damião cada vez mais estranhou aquelas pessoas. Nunca ninguém o tratou daquela maneira , pelo menos os brancos com quem ele conviveu , nunca foram tão gentis com ele desse jeito.
Beatrice continuou.
_ Eu o trouxe para cá, porque senti em meu coração que seria uma forma de ajudar você. Pois naquela noite na fazenda dos Antunes, você foi muito gentil comigo . E sinto uma conexão de almas entre nós.
E sei que se fosse para outra fazenda iria sofrer muito .
Damião baixou a cabeça e lágrimas escorreram de seus olhos .
Beatrice se comoveu diante de tanta tristeza e sofrimento daquele rapaz, ela não sabia , mas sentiu que ali estava uma pessoa que passou por muita privação.
Ela detestava a escravidão, achava que os negros eram tão gente como os brancos , mas eram tratados como animais. Esperava que um dia isso acabasse e que tantos os negros como os brancos fossem tratados com igualdade.
_ De agora em diante você será meu amigo e de Juarez, é claro que tera um trabalho aqui dentro da casa , mas será recompensado com boa comida e dormida .
__Eu e a senhorinha Beatrice vamos nos casar e realmente vamos precisar de mais empregados em nossa casa, foi bom de alguma forma ter comprado você Damião, claro que no intuito de ajudá-lo mas realmente vamos precisar de pessoas para nos auxiliar em nossa casa .
E não vai mais precisar trabalhar na lavoura, e sim dentro de nossa casa .
_ Juarez se permitir , gostaria de ter Damião como meu ajudante pessoal , claro que tenho uma mucama , e jamais pediria a ele que desempenhasse tal papel , mas ele seria uma espécie de guarda costas para mim o que acha ?
_ Se é isso que você quer minha querida, será feito , claro que se Damião aceitar é claro !
_ O que acha Damião?
_ Sim... Sinhá eu aceito , e agradeço a bondade para comigo.
Prometo que nunca deixarei que alguém faça algum mal a senhora Beatrice, pois vejo que é uma pessoa de um bom coração.
Beatrice estava feliz, pois tinha encontrado um novo amigo e Damião também se sentia bem diante daquelas duas pessoas , queria esquecer o passado e olhar para seu futuro , e tentar esquecer toda a tristeza que passou na fazenda Santa Rosa...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor além do tempo... 2°parte
RomanceA segunda parte de amor alem do tempo, vai contar as vidas passadas de André e Danilo, no tempo da escravidão. , todos personagens envolvidos em uma trama envolvente. Os personagens da primeira parte e os da segunda parte . Danilo- João Rodolfo...