Desde que João Rodolfo soube que seu irmão Eduardo tinha açoitado Damião, ele que já não falava mais com ele desde o episódio em que ele evitou que mais uma vez Damião fosse açoitado .
Não pôde nem tirar satisfação com Eduardo, pois então poderiam desconfiar do relacionamento dele com o negro .
Mal conseguia disfarçar o ódio que sentia por Eduardo por ele ser tão cruel com os negros, principalmente com Damião.
Nas refeições os dois não conseguiam se encarar .
Eduardo olhava com cinismo para João Rodolfo e o mesmo olhava para ele com desprezo .
A mãe dos dois não entendia porque os filhos se odiavam tanto , mas não interferia para não magoar nenhum nem outro.
Um dia quando estavam jantando Eduardo chegou com as mãos cheias de sangue, e João Rodolfo deduziu logo que ele tinha castigado algum negro . Eduardo sabia que João Rodolfo não gostava disso e olhou com cinismo para ele.
_ Que foi Eduardo? Porque está me olhando desse jeito ?
_ Ora irmão... Não posso olhar pra você mais?
_ Não dessa maneira , sei que você me olha porque sabe que fez algo errado e sabe que não gosto!
E esse sangue nas suas mãos já falam por si só pelos seus atos . Com certeza deve ter açoitado algum negro para descontar a sua frustação.
_ Ah sim... me esqueci que você é defensor dos pobres negros!
Falou Eduardo com ironia .
Maria Teodora que também se encontrava a mesa juntamente com Maria Eugênia resolveu intervir na discussão dos filhos.
_ Vocês querem parar com essa discussão.
Eduardo por favor vá se levar por favor . Não admito que você venha sentar a mesa desse jeito !
_ Tudo bem mãe! Eu vou me retirar para me assear.
Assim que Eduardo saiu , João Rodolfo também levantou-se da mesa e foi para seu quarto .
Maria Eugênia o seguiu.
E viu quando João Rodolfo se encontrou com o negro Damião na porta do quarto.
E resolveu se esconder para ouvir o que os dois conversavam . Ela sabia que Eduardo tinha castigado o negro . O próprio contou a ela quando se encontraram .
João Rodolfo não aguentava. Mais ver esse tipo de situação com os pobres negros, nunca foi a favor desse tipo de castigo e quando viu Eduardo entrar com as mãos sujas de sangue, lembrou -se que o mesmo tinha espancado Damião. E isso o revoltou muito. Se segurou para não esmurrar o irmão.
E quando viu o negro que ele tanto amava imaginou o que ele sentiu enquanto era açoitado. E isso o entristeceu.
_ O sinhozinho está bem?
_ Não Damião. Eu estou péssimo.
_ Porquê sinhozinho?
_ Não aguento mais viver assim , escondendo o que sinto, tendo que disfarçar e não poder ser feliz com a pessoa que amo.
Damião baixou a cabeça, mas ficou feliz por saber que João Rodolfo o amava .
Sem saber que a Maria Eugênia os observava Damião se aproximou do moço e o abraçou.
Esse correspondeu ao abraço.
Maria Eugênia ficou ao mesmo tempo que indignada com aquela situação, como enojada pois esperta como era deduziu que naquele angu tinha caroço, e como o seu marido não a procurava na cama , ja tinha percebido o porque .
O ódio que ela sentiu naquele momento quase a sufocou .
Ela. uma mulher bela ser trocada por um maldito negro !
Ela foi para o seu quarto para pensar em como iria agir , a primeira coisa era saber se isso que ela viu era verdade mesmo. Se suas suspeitas não eram infundadas .
Pensou em contar para Eduardo, mas como sabia que o rapaz era muito impetuoso iria logo fazer uma besteira .
Ela decidiu que assim que João Rodolfo e o negro saíssem para seus passeios matinais iria dar um jeito de seguir os dois e descobrir se isso que ela viu era mesmo verdade e se fosse ela iria se vingar dele e do negro maldito ...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor além do tempo... 2°parte
RomanceA segunda parte de amor alem do tempo, vai contar as vidas passadas de André e Danilo, no tempo da escravidão. , todos personagens envolvidos em uma trama envolvente. Os personagens da primeira parte e os da segunda parte . Danilo- João Rodolfo...