Princesa Shahnaz POV:
Volto apressada até a árvore e vejo as damas vindo ao meu encontro.
— Onde estava, Princesa? – Zena pergunta, genuinamente preocupada e depositando um cesto na grama.
— Admirando a paisagem, o que mais me é permitido fazer? – disfarço a minha euforia do encontro mentindo.
— Muitas coisas, não seja injusta. O grande Imperador sempre faz as suas vontades, afinal deixa Milady treinar como um homem e faz questão de lhe ensinar as artes da luta, além disso pode bordar, cerzir, cozinhar, dançar, cantar, tocar instrumentos, ler, passear pelo palácio, andar a cavalo, brincar com os animais... – Lila diz e eu a interrompo.
— Viver presa no palácio... – digo.
— Ainda às voltas com essa história de sair do palácio? – Pari pergunta.
— Sim, quero ter mais liberdade. – digo com veemência.
É verdade que o meu pai, apesar de ser rígido e muito austero com todos, até mesmo com meu irmão e a Imperatriz, minha mãe, é misericordioso e atencioso comigo, não sei bem ao certo o porquê de ter alcançado a sua benevolência, talvez porque temos muito mais do que a aparência em comum, mas o modo de reger o império, afinal concordo com muitos dos seus métodos e o apoio.
O grande Shahanshah faz questão de me ensinar as artes de como manejar a espada e o arco e flecha, porque acredita que mesmo uma mulher deve saber se defender, principalmente sendo uma futura Rainha ou Imperatriz, mas não me questione o motivo pelo qual ele não quer ensinar a grande esposa real ou suas demais filhas, ninguém jamais ousa inquirir o Imperador.
Enquanto é o mais liberal dos pais ao me ensinar uma arte dominada apenas por homens, é ao mesmo tempo rígido ao me trancar no interior do palácio em Persépolis, com a justificativa de me proteger de um ataque ou retaliação do inimigo, que podem atingir o que o Imperador tem de mais precioso, seus filhos, sua continuidade e o seu legado.
É certo que em ocasiões festivas saímos do palácio rumo às províncias, momento em que finalmente vemos nossos súditos e consigo reparar na imensa desigualdade em que vivem, enquanto temos fartura em nossos banquetes, diversos tecidos e roupas, adornos e joias, de tudo o povo carece, mesmo assim parecem felizes.
Esses passeios são situações mais raras, é verdade.
Os Imperadores Shahanshah e Vashti preferem oferecer grandes bailes e festas em seu grandioso palácio, que são sempre magníficos e elogiados por todos. Então todos os anos comemoramos as temporadas e colheitas, assim como realizamos as celebrações religiosas, sempre com muita abundância, fartura e beleza, ocasião onde podemos e devemos confraternizar toda a nobreza das demais províncias, vendo novas alianças se estabelecendo, intrigas crescendo em nosso meio, novos amores florescendo, inclusive os romances proibidos, a incessante guerra pelo poder e traições, situações que uma Princesa como eu não deve ver, mas o grande Imperador faz questão de me preparar para governar em seu lugar, mesmo que todos esperem que o Príncipe Mirza tome posse de tudo que pertence a ele.
— Não considero Mirza forte e impetuoso como você, Shahnaz. Vejo em ti as qualidades necessárias para uma governante, mesmo que não tenha nascido homem, isso não importa realmente e todos terão que aceitar a minha decisão. Lhe treinarei e ensinarei tudo o que sei, serás ainda melhor do que seu pai e sua glória e esplendor infinitamente maiores do que o meu. – o Imperador faz questão de me dizer certa vez e dela nunca me esqueço.
— O que está pensando, Princesa? – Pari pergunta, me tirando de distração.
— Nada. – respondo e recosto sobre a sombra da árvore, pego um livro e começo a folhear sem muito interesse.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Shahnaz - Orgulho do Imperador
Romance⚜️ VENCEDORA DO WATTYS 2022⚜️ Sinopse De um lado Shahanshah o grande e temido Imperador da Pérsia, cujos interesses são galgar vitórias e territórios para seu império, preparando sua herdeira como sucessora, para manter seu legado vivo... Do outro a...