Quarenta e Sete

1.9K 143 58
                                    

𖧹
semanas depois

O som das panelas no fogo e de Magdalena cantarolando ecoavam pela cozinha da casa de Rigoni e adentravam diretamente nos ouvidos de Ellen e das crianças naquele sábado. Os três estavam sentados no carpete da sala de estar, todos usando a mesa de centro para apoiar os cadernos, e, enquanto Gio pintava alegremente o desenho que sua professora passou como lição de casa, Fran resmungava por estar em outra questão de matemática e Ellen anotava mais uma ideia do que planejava fazer no prédio para depois dar início ao projeto.

— Mamãe... — Choramingou Fran, soltando o lápis sobre a mesa de vidro e abaixando os ombros. — Eu não entendo isso. Como que multiplica? E por que a letra X agora está misturada com os números? Coisa sem cabeça e nem pé. — Resmungou irritada e Ellen riu baixo.

As crianças já estavam em uma escola nova e a mudança só mostrou que eles estavam um pouquinho atrasados nas matérias por conta da escola anterior. Ellen e Emiliano tiveram que os ajudar, mais do que costumavam, com as lições de casa, e todos os dias agora era algo novo e que fazia Fran querer arrancar os próprios cabelos.

Ellen mal podia imaginar em como ela ficaria quando chegasse no ensino médio.

— Você não precisa ficar tão brava assim, meu bem. — Disse calma e a filha continuou com a cara fechada.

Ellen amarrou o cabelo em um coque alto e desajeitado, o prendendo com um dos lápis de cor do estojo de Gio, e puxou o caderno da filha para ver o que a questão estava pedindo para ela fazer.

— Fran, você já fez isso. — Comentou.

— Mas eu não lembro. — Murmurou ela.

— Monta a continha aqui. — Mostrou e a menina pegou o lápis outra vez. — Trinta e quatro. — Falou. — E aqui embaixo você coloca o “x” e o dois bem do lado, para deixar claro que é multiplicação.

— Tá.

— Sempre começa pelo número que está aqui. — Apontou. — Então fica dois vezes quatro. Quanto é?

— Eu vou saber, mamãe?! — Indagou indignada e Rivera segurou o riso.

— Você vai aprender. — Garantiu. — É só contar o quatro duas vezes. Vai, faz nos dedos. — Incentivou e Fran suspirou, levantando as duas mãos e começando a contar.

— Quatro. — Formou em uma mão. — Quatro. — Formou na outra e contou baixinho. — Oito.

— Dois vezes quatro?

— Oito? — Perguntou e Ellen levantou as sobrancelhas. — Oito. — Disse com mais certeza e viu a mãe confirmar com a cabeça e sorrir. — Só isso?

— Só isso.

— Coisa mais idiota. — Murmurou e Rivera riu, a vendo anotar o resultado. — Dois xizinho três... — Sussurrou.

— Vezes. — Corrigiu Ellen.

— Dois vezes três. — Fran repetiu e levantou os dedos novamente contando. — Três aqui e três cá. Um, dois, três, quatro, cinco, seis. Seis?

— Seis. — Confirmou. — Que número ficou?

— Sessenta e oito. — Respondeu após pensar alguns segundos.

Ellen ━━ Emiliano RigoniOnde histórias criam vida. Descubra agora