Introdução: O Florescer Tímido

53 5 2
                                    

Há um motivo para escolhermos a saudadina como a flor que deixamos nos túmulos daqueles que partiram em Nov'era

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Há um motivo para escolhermos a saudadina como a flor que deixamos nos túmulos daqueles que partiram em Nov'era. Seu caule fino não aguenta o peso das pétalas, tornando-o envergado e caído, assim como nós quando não suportamos o fardo do luto.

Diferentemente da maioria das flores, a saudadina floresce somente ao fim da primavera, sempre atrasada. Ela é resiliente, persistente, pode perdurar por várias semanas e cresce em qualquer rachadura se tiver sol e água.

As feridas em nossos corações — que logo se tornarão cicatrizes — dão a brecha para que a saudade floresça. Não que isso seja algo ruim; muito pelo contrário. Lembrar-se de alguém que já se foi é um ato de amor. Os mortos só conseguem viver em nossas memórias.

O florescer tímido e tardio da saudadina remete a isso. O sentimento de perda e de abandono é como uma semente solitária: só o tempo pode transformá-la em uma bela flor.

Essa história contada pelos antigos de Nov'era tem o mesmo tema deste livro: o amadurecimento. Da tempestade à bonança. De uma fase ruim a uma boa. A vida nos ensina a aprender com nossos erros. Tenha paciência. Não deixe que seu passado comprometa seu futuro. Ou pior: o presente.

***

"Ladrões de Túmulos" foi escrito durante a pandemia dos anos de 2020 a 2022. Mais de 690 mil pessoas faleceram em decorrência ao coronavírus só no Brasil. Todos perderam muito neste período conturbado, seja um ente querido, um amigo, ou até mesmo a si próprio, com o psicológico fragmentado.

A doença trouxe inúmeros problemas consigo; não só o risco do contágio, o distanciamento social e os terríveis sintomas, mas também, o medo e a insuficiência, os quais serão assuntos recorrentes nesta trama.

Ser um vencedor e superar tais frustrações é uma tarefa nada fácil. Trata-se de uma longa jornada que demora anos, ou até mesmo décadas. Por isso, cada obstáculo enfrentado, mesmo com o fracasso, é um progresso. Nunca se esqueça: qualquer um pode ser um herói.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Recado: Palavras que aparecerem em negrito estão relacionadas ao vocabulário de Nov'era e terão uma descrição mais detalhada por meio de comentários feitos pelo autor em seu respectivo parágrafo. Recomenda-se que os leia após a leitura completa do capítulo!

--------------------------------------------------------------------------------------------

O CASTELO animado. Direção de Hayao Miyazaki. [S. l.]: Studio Ghibli, 2004. GIF: Out There Films. Disponível em: https://64.media.tumblr.com/78aedb1f51cdc233511d4b6874e3ca83/tumblr_ms0zh6GyMa1s9816mo1_500.gifv. Acesso em: 16 abr. 2023.

Ladrões de TúmulosOnde histórias criam vida. Descubra agora