vem hablar você também

1.1K 126 40
                                    

Oi, galero! Um "aviso" sério/talvez não tão sério aqui. 

É mais um desabafo e para saber o que você estão pensando. Queria dizer, em primeiro lugar, que sou muito grata pelo crescimento da história e os comentários que vocês fazem e até mesmo aqueles que não comentam mas estão sempre presentes deixando seu voto. 

Recentemente, eu tenho visto algumas críticas (não é hate, são coisas construtivas), e queria saber mais da opinião de vocês. Não vim aqui fazer nenhuma vitimização nem nada, e como escritora, eu sei que em algum momento elas aparecem. Sempre haverão pessoas que não vão gostar de x coisa enquanto outras vão, mas é aquele famoso "é sobre isso e tá tudo bem", isso faz parte. Porém, tem uns comentários recorrentes acerca dos mesmos assuntos e eu queria saber realmente a opinião geral para saber no que posso melhorar.

O ponto que eu vejo mais o pessoal falando são os flashbacks e o formato que mescla passado e futuro. Quando escolhi fazer dessa forma, foi pegando o modelo da série em que LITNB foi inspirada, Orange is The New Black, onde o passado tem as respostas do futuro e muitas vezes casam com o que está acontecendo. Como por exemplo, o fato do Jungkook ser fascinado por cartas ser porque seus inimigos do passado estão sempre de olho nas coisas que ele faz. Já outros, são críticas sociais, porque o intuito da história não é somente falar sobre o que acontece com o Yoongi mas criticar o sistema em GERAL. Eu tenho medo de que tudo acabe ficando muita informação, mas são coisas necessárias para o planejamento. 

Algumas pessoas vieram falar que pulam os flashbacks e eu não sei se é porque acham cansativo ou chato. E, assim, eu entendo que alguns assuntos causam gatilhos como a última atualização do passado do Hoseok onde ele sofreu abusos ou o caso do Changkyun que era vítima de violência doméstica e bullying. Esses casos eu não incluo porque eu sei que são temas sensíveis e nem todo mundo fica confortável em ver a abordagem, eu super-entendo, estou falando dos outros mesmo. 

Que fique claro também, não quero obrigar ninguém a ler o que não quer. Se você gosta só da parte que conta sobre o Yoongi e os outros, ok, eu queria mesmo entender se está realmente cansativo ou desinteressante porque a tendência é corrigir e melhorar. 

Eu comecei a planejar e escrever LITNB em 2018 e tem muita coisa que hoje eu olho pra trás e teria feito diferente, mas isso é apenas questão de amadurecimento, tanto de mim quanto da minha escrita. Alguns coisas eu corrigi melhor no livro e acredito que possa corrigir nos outros volumes. Eu gosto de escrever para mim, mas não posso deixar de pensar no público, porque vocês consomem. 

Sobre as narrações: eu (opinião pessoal) acho que consigo escrever comédia melhor em primeira pessoa que em terceira e histórias mais sérias em terceira, por isso os flashbacks tem um formato diferente. E mesmo tendo muitos personagens, é um gosto pessoal mesmo gostar de fazer pontos de vistas diferentes sem ter exatamente um narrador só "observando", mas eu tenho diminuído a frequência porque já disseram que é confuso, mesmo estando escrito quem está narrando. Essa parte eu não pretendo mudar porque é um gosto pessoal mesmo, mas para ser uma via de mão dupla, tenho diminuído pra vocês. 

No entanto, eu queria realmente saber a opinião de vocês, seja da estrutura ou seja do enredo em si. Eu fiz um roteiro pra história mas tenho mudado várias vezes ao longo do tempo, por isso que também a história acabou demorando. Eu tenho descartado coisas que penso que serão desnecessárias ou fortes demais e tentando reformular para não ficar confuso. A história tem uma trajetória planejada, mas o que está mudando é o rumo e eu gostaria muito de construir melhor com a opinião de vocês também.

Agradeço se você leu até aqui e me ajudar a entender o lado de vocês. 

Lemon is The New Black | myg + jjkOnde histórias criam vida. Descubra agora