Capítulo 46

281 20 27
                                    

— "Sinapomorfia" — repetiu Sakura. — O termo é "sinapomorfia".

Ela apontava, com a caneta, para a palavra em destaque no livro de Biologia; enquanto isso, Naruto olhava para a palavra em questão com dúvida.

— E o que isso significa mesmo? — perguntou ele.

— Basicamente, são "as características exclusivas de algum grupo" — respondeu Sakura.

— Como em "sinapomorfia do Reino Plantae", que significa "características exclusivas do Reino Plantae", certo? — era Hinata quem perguntava, dessa vez, a fim de auxiliar Naruto.

— Isso mesmo — concordou Sakura. — Entendeu agora, Naruto?

A dúvida ainda transparecia no rosto dele, no entanto, ficou evidente que ele havia entendido, apesar de não concordar, diante da pergunta que fez em seguida:

— E por que é "sinapomorfia"? Não seria mais fácil falar simplesmente "características exclusivas de algum grupo"?

— Seria, mas as coisas são como são — respondeu Sakura.

Ele assentiu como se aceitasse a resposta, mas, no minuto seguinte, estava riscando a palavra do livro, como se assim pudesse a banir do universo. Sakura quase revirou os olhos.

Naruto merecia um desconto.

As semanas anteriores foram repletas de avaliações: trabalhos, provas, práticas em laboratório... Sakura pensava na estreia da temporada, e nas ocasiões em que podia ficar sozinha com Sasuke, como bússolas para lhe guiar por todo aquele período estressante e, de fato, conseguiu passar por ele sem acabar tendo que participar da semana de recuperações. Sasuke também. Hinata, com muito esforço, teve um resultado similar. Naruto, ao contrário, em virtude de ser o centro da estreia da temporada, atrapalhou-se o suficiente para ficar de recuperação em Biologia.

Atualmente, com o fim do período de provas oficial e apenas o cronograma de recuperação em vigor, todos, com exceção dele, não precisavam mais ir para o colégio se não quisessem. Entretanto, aquele era um dia atípico por vários motivos: primeiro, porque era o dia da prova de recuperação de Biologia; segundo, porque havia sido o dia eleito para uma pequena comemoração de despedida das formandas do time de líderes de torcida; por fim, porque, pelo que Sasuke havia dito, também era o dia da despedida dos formandos do time de beisebol.

Mais do que lamentou ter ficado de recuperação, Naruto lamentou não haver um dia para a despedida de torcedores natos. Ainda assim, considerando que o baile seria logo no dia seguinte e, a cerimônia de formatura, em menos de uma semana, o clima de despedida era geral: todos estavam se despedindo daquele ambiente, daquela fase da vida.

Sakura pensava ser bom estar no colégio sem ser para assistir a uma aula ou fazer uma prova.

— Isso está certo? — perguntou Hinata a Sakura, mostrando um exercício do caderno de Naruto.

Sakura analisou a questão momentaneamente.

— Está.

— Te disse, estou preparado — garantiu Naruto à Hinata. — Pelas próximas duas horas, serei um especialista em botânica. Depois disso, é provável que eu comece a esquecer tudo.

Hinata e Sakura riram.

— Estará perdoado se esquecer — respondeu Hinata, que não era famosa por suas habilidades em Biologia também.

Ele sorriu de volta para ela. Hinata não percebeu; estava distraída dando uma colherada em sua sobremesa ecologicamente correta e saudável.

Faltava cerca de vinte minutos para o fim do horário de almoço.

End GameOnde histórias criam vida. Descubra agora