Mais um dia pesado, de tristeza e desesperança. Ulisses descobriu que a dor que sente na coluna não é por causa da fibromialgia. Ele está com câncer.
Ulisses é professor de física na rede pública de Roraima e é tão querido e amado que eu penso ser ele o anjo em nossas vidas. Nós somos vinte e quatro amigos ao todo, mais as mulheres e a criançada. Nós crescemos juntos, todos nós, inclusive os meus comandados na DPF. Ulisses tem 28 anos e vai para São Paulo onde espera conseguir tratamento melhor... meus dons de nada adiantaram para ajudá-lo. Parece que há uma barreira em redor de seu corpo que não me deixa usar minhas energias para favorecê-lo ...
Na hora de ser um anjo eu não funciono... e não encontro um palavrão decente para xingar neste momento: Ulisses não vai suportar o tratamento. Terá apenas três meses de vida. Eu enfiei o rosto no colo de Mônica e choramos juntos por muito tempo.
Poucas coisas me trazem felicidade ou me tiram do meu estado agressivo. Certa vez, na DPF, foi preciso que cinco dos meus comandados me levassem até a parede para que eu ficasse quieto. Não adiantou nada! Eu comecei a espernear! Quando estava pronto para atacá-los usando os meus dons de anjo, nossa servente gritou "Aí seu Delega, não fica bravo não, o pó do café não acabou! Tem café quentinho feito agora!" A raiva foi embora, claro, depois de eu lhe lançar um olhar de cão raivoso e ela acrescentar: "Cara feia é sinal de fome! Por que você não vai lá na copa comer o bolo de laranja que eu trouxe, hem?"
Bolo de laranja da Dona Clara? Acho que isso passou pela cabeça de todo mundo! Na hora a repartição inteira se moveu interessado no bolo, até eu! Dona Clara é uma doceira de mão cheia. Como nós ajudamos a pagar o mestrado de seu filho, ela sempre nos agradece com o que faz de melhor: doces! Além de sua saudável mania de cantarolar enquanto trabalha. Com coisas assim, não dá mesmo para manter a raiva. O mais engraçado é que ela é a única pessoa que não tem medo de mim! E não tem mesmo! Ela até já me chamou para andar de bicicleta quando eu estava por pouco de quebrar a sala inteira; já me impediu de socar a parede ao encostar os dedos levemente em meu braço; a criatura tem um dom raro de ser intrometida na hora certa, além de fazer os melhores pasteis de forno do mundo!
Teve um dia, após a noite com sonhos tão terríveis que eu me sentia enfiado em um filme de terror, e estando com minhas emoções em risco, Dona Clara se aproximou de mim, com uma caixinha de Pasteis de Belém, dizendo: "Esconde de todo mundo. É somente teu!"
Eu sou proativo no trabalho; respeito hierarquias desde que não me sacaneiem; eu nunca falto e estou sempre me atualizando através de cursos, ou educando as habilidades que preciso para lidar com traficantes; tenho respeito pelas mulheres policiais, incentivo suas qualidades, costumo selecionar semanas de chefia para aquelas que possuem perfil de comando ou para aqueles que querem se testar, dou um dia de folga para que resolvam problemas pessoais e que possam passar mais tempo com a família, exijo que todos façam cursos direcionados a outras áreas, pois nunca se sabe; meu supervisor conhece os meus rompantes, todo mundo tem certeza que eu posso latir e que posso morder fundo; lido claramente com o conceito de núcleo familiar no ambiente de trabalho, não tenho preconceito religioso, se querem cantar um mantra que cantem, se querem gritar aleluia que gritem, só não me venham com papo de Deus e Igrejas e rezas antes do dia começar pois, aí, eu viro o bicho que eu sou na verdade. Dona Clara, para variar, vem com as suas 'mesinhas' de cantos da Umbanda e, antes que eu lhe toque porta à fora, ou que lhe passe o descarrego de palavrões que ela merece, eu percebo, sem saber como, que os mantras da Umbanda não me afligem. Muitos nem tocam no nome de Deus, mesmo subtendida a menção a ele... E assim ela vai cantando, limpando aqui, arrumando ali, discreta, rápida e organizada, ela sabe que eu gosto da papelada em ordem e, com mãos ágeis, ela ordena tudo com perfeição, sem ter um só pingo de curiosidade. E voltou a estudar à distância; nos lhe damos duas horas por dia para acessar as aulas em nossos computadores potentes. Ela não deseja muito, está fazendo um curso de gestão de negócios para administrar a loja de doces que abrirá um dia: "Será tão boa que vão montar franquias pelo Brasil! " Eu tenho certeza de que sim, mas eu vou pagar a ela, por fora, para que nunca deixe a DPF. Por ela e seus quitutes eu seria corrupto sim! E daí? Poucas coisas me fazem sorrir...
No dia após eu ver que Ulisses não suportaria o tratamento devido à gravidade de seu câncer, do modo como eu cheguei na DPF, dona Clara logo notou que meu estado deprimido ia bem além da conta, por certo. Ela, muito educada e discretamente, pediu a todos que se mantivessem tranquilos, cada um com seu trabalho, manter um ambiente de companheirismo e leveza na nossa repartição. Depois, ela sentou a um canto da minha sala e lá ficou absurdamente quieta até a hora de ir embora. Parece que, com ela, todas as minhas lágrimas internas foram lavadas e, assim, eu aceitei o destino de Ulisses, ainda que, como todo mundo, colocasse em questão sua juventude e que muita gente ruim devia morrer no lugar dele.
11 de setembro de 2012
Dia e Madrugada dos mortos. Eu só lamento por tantos enganos... Lamento em como as mentiras históricas se tornam conclusivas verdades humanas... Chega...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cotidiano de um Anjo
Paranormal"Não existe um só dia em que eu não esteja em confronto com Deus! Mas eu posso! Eu sou um anjo!" - Diz Pedro, em seu diário. Pedro é um anjo revoltado com seus dons e poderes. Mesmo ao encontrar o seu caminho divino, se enfurece e se volta n...