OFF

877 48 4
                                    

Síndrome de Estocolmo - Filmes

Saiba mais sobre a Síndrome, conheça três filmes que mais ou menos tem a doença apresentada nos seus personagens, sejam eles os principais ou coadjuvantes.

SUÍTE FRANCESA...

"O filme se passa no período da segunda guerra mundial, mais precisamente na França

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

"O filme se passa no período da segunda guerra mundial, mais precisamente na França. No enredo, a protagonista Lucille mora com a sua sogra e está à espera da chegada de seu marido que foi para o combate na guerra. Porém, a cidade onde vive é tomada por alemães que estão agora no comando da cidade.

E como consequência, vários oficiais vão se estabelecendo nas casas dos moradores do vilarejo. Na casa da protagonista quem vai é o oficial Bruno van Falk, pelo qual Lucille acabará se apaixonando."

O filme não trás VISIVELMENTE a Síndrome de Estocolmo, mas de maneira sutil e até um pouco inteligente. Em nenhum momento do filme o tenente Bruno faz algo para com Lucille, o que logo nos faz questionar: então, por que ela sentiria algo diferente ao ódio, se o próprio ódio não existe?

Aí é que está: ele existe. No entanto ele vem de uma maneira bem mais patriótica do que pessoal entre os protagonistas. O fato de serem de diferentes nacionalidades e de países que estão em confronto faz com que esteja aí o sentimento de ódio. É como se você sem querer se apaixonasse pelo seu pior inimigo, e aí que trás um toque diferente de muitos outros filmes que contem a síndrome em seu 'recheio'.

APRISIONADA (KEPT WOMAN)...

"É um filme mais tradicional quando relacionado com a Síndrome de Estocolmo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


"É um filme mais tradicional quando relacionado com a Síndrome de Estocolmo. Em Aprisionada, Jessica e Evan são um casal apaixonado que estão noivos e prontos pra casar, até que infelizmente um acontecimento os faz ter que mudar de casa e ir para um conjunto e que logo quando chegam já se deparam com o vizinho Simon, um professor simpático e muito educado. No entanto aos poucos, Jéssica começa a questionar sobre quem realmente Simon é, e acaba descobrindo que ele nem sempre é tão simpático assim."

 O filme mostra um lado um pouco mais doentio e interessante do vilão, que tem um toque retro e singular em seu modo de agir, como se tivesse parado nos anos 60.

ELLE...

"Em Elle, Michèle é uma executiva e chefe de uma empresa de videogames que sempre muito irônica e fria leva sua vida como qualquer outro, até que isso muda quando um estranho invade sua casa e a estupra

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


"Em Elle, Michèle é uma executiva e chefe de uma empresa de videogames que sempre muito irônica e fria leva sua vida como qualquer outro, até que isso muda quando um estranho invade sua casa e a estupra. Porém, mesmo depois do acontecimento, Michèle ainda decide viver normalmente e não tentando demonstrar remorso ou medo. O problema é que o perseguidor não vai desistir dela."

É um filme um pouco diferente dos outros dois sejam nas cenas mais explícitas, ou nos personagens. Em primeiro temos: o vilão até então é desconhecido. Segundo, a síndrome não é tão colocada em ação no filme, mas assim que ela descobre quem a violentou isso acaba se tornando mais visível.

Além disso, o modo como o vilão é desmascarado difere de muitos, sendo revelado muito antes do clímax do filme o que torna tudo muito interessante ao ponto de que você se pergunta: o que será que vai ser o clímax do filme?

Outro ponto interessante é que de cara, você vai ter algumas suspeitas, no caso, dois personagens que podem ser o estuprador, mas na verdade ele é o terceiro que talvez você suspeite, mas o filme tenta tirar a visão de que a terceira opção seja de fato o estuprador. O filme em si não foca tanto nisso e sim mostra o vivenciar dessa mulher que tem que passar por: sua mãe pegando um cara muito mais novo, seu filho sendo pai, seu ex-marido pegando uma garota nova, além dos problemas no trabalho, e com seu "namorado" persistente.





(NÃO É ROMANTIZAÇÃO DE ABUSO. ESTÁ OBRA É BASEADA NA SÍNDROME DE ESTOCOLMO, QUANDO VOCÊ SE APEGA A ALGUÉM QUE LHE FEZ MAL)

SE VOCÊ SE SENTE SENSÍVEL COM ESSE ASSUNTO, POR FAVOR, NÃO LEIA!

SE VOCÊ VIVENCIA QUALQUER SITUAÇÃO PARECIDA, POR FAVOR, PROCURE AJUDA. VOCÊ, MULHER, NÃO MERECE ISSO.

AQUI É APENAS UMA HISTÓRIA.

Sequestrada Pelo Amor (Uma Vida em Cativeiro)Onde histórias criam vida. Descubra agora