Psicopatia
A psicopatia está entre os mais difíceis de diagnosticar e detectar. O psicopata pode parecer normal e até mesmo ser encantador. No entanto, ao psicopata falta consciência e empatia, tornando-o manipulador, volátil e muitas vezes (mas não é sempre) criminoso. Este distúrbio é objeto de fascínio popular e angústia clínica: a psicopatia adulta é amplamente impermeável ao tratamento, embora existam programas para tratar jovens insensíveis e sem emoção na esperança de impedir que eles se transformem em psicopatas.
Sociopatia x Psicopatia
Muitos forenses, psiquiatras e criminologistas usam os termos sociopata e psicopata de forma intercambiável. Os principais especialistas discordam sobre se há diferenças significativas entre as duas condições. Entretanto existem distinções claras e significativas entre eles.
A quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-5), divulgada pela Associação Americana de Psiquiatria em 2013, lista tanto sociopatia quanto psicopatia sob o título de Transtorno de Personalidade Anti-social . Esses distúrbios compartilham muitos traços comportamentais comuns que levam à confusão entre eles. Os traços-chave que os sociopatas e os psicopatas têm em comum incluem:
° Um desrespeito pelas leis e costumes sociais;
°Um desrespeito pelos direitos dos outros;
°A falta de remorso ou culpa;
°Uma tendência para mostrar comportamento violento;
Além de suas semelhanças, os sociopatas e os psicopatas também possuem características comportamentais únicas.
Sociopatas
Os sociopatas tendem a estar nervosos e facilmente agitados. Eles são voláteis e propensos a explosões emocionais, incluindo ataques de raiva. É provável que não sejam educados e vivam nas margens da sociedade, incapazes de manter um emprego estável ou ficar em um lugar por muito tempo. É difícil, mas não impossível para os sociopatas formar grupos com os outros. Muitos sociopatas podem formar um apego a um determinado indivíduo ou grupo, embora não tenham em conta a sociedade em geral ou suas regras. Nos olhos dos outros, os sociopatas parecerão muito perturbados. Qualquer crime cometido por um sociopata, incluindo o assassinato, tenderá a ser casual, desorganizado e espontâneo, em vez de planejado.
Psicopatas
Os psicopatas, por outro lado, são incapazes de formar vínculos emocionais ou sentir empatia real com os outros, embora muitas vezes tenham personalidades sedutoras ou mesmo charmosas. Os psicopatas são muito manipuladores e podem facilmente conquistar a confiança das pessoas. Eles aprendem a imitar as emoções, apesar da incapacidade de senti-las, e parecerão normais às pessoas desavisadas. Os psicopatas são muitas vezes bem educados e mantêm empregos estáveis. Alguns são tão bons na manipulação e simulação, que eles têm famílias e outros relacionamentos de longo prazo, sem que aqueles que o rodeiam suspeitem de sua verdadeira natureza.
Nota da autora: Felipe é classificado em ambas as situações... Tanto como "Sociopata" como "Psicopata".
(NÃO É ROMANTIZAÇÃO DE ABUSO. ESTÁ OBRA É BASEADA NA SÍNDROME DE ESTOCOLMO, QUANDO VOCÊ SE APEGA A ALGUÉM QUE LHE FEZ MAL)
SE VOCÊ SE SENTE SENSÍVEL COM ESSE ASSUNTO, POR FAVOR NÃO LEIA!
SE VOCÊ VIVENCIA QUALQUER SITUAÇÃO PARECIDA, POR FAVOR PROCURE AJUDA. VOCÊ, MULHER, NÃO MERECE ISSO.
AQUI É APENAS UMA HISTÓRIA.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sequestrada Pelo Amor (Uma Vida em Cativeiro)
RomanceFelipe (Caio Castro) é dono da maior rede de Hotéis do Rio de Janeiro, mas sua vida não é completa sem Danyella (Taís Araújo), por quem ele mantém uma irresistível obsessão. Durante dois anos, Felipe formou um plano: Sequestrar Danyella e levá-la pa...