Rafaella
Dou duas batidas na porta do consultório da doutora Bete, quando escuto ela dizer que pode entrar, giro a maçaneta e entro no consultório da pediatra de Dalila.
Assim que me vê, Bete abre um sorriso largo e seus olhos se parecem se inundar de lágrimas.
Ela da a volta em sua mesa e então me cumprimenta com um abraço apertado, sorrio e então nos afastamos.- Como você está, querida? E a Dalila?
- Estamos bem! Deixei Dalila com Pedro, ele está em horário de almoço.
Ela respira fundo e senta em sua cadeira, pede para eu me sentar é o faço, sentando na cadeira de frente para sua mesa.
- Eu vim porque queria pedir tirar umas dúvidas com a senhora.
- O que houve?
- Não. Não é nada ruim. Eu até acho que é uma coisa boa... - sorrio. - Raissa sempre falava que queria amamentar Dalila, que a amamentação deixava o vínculo entre mãe e filho mais forte, que amamentar era algo divino, que o leite materno é extremamente importante para um bebê e muitas outras coisas - sinto meus olhos encherem de lágrimas. - Minha sobrinha tem se alimentado com o leite que me receitou e com uma mamadeira. Ela é tão pequena e não é a mesma coisa que ser alimentada por leite materno.
Dra. Bete presta atenção em cada palavra que falo, ela está com os olhos cheios de água, assim como os meus, que a essa altura, já está abandonando meus olhos.
- Eu prometi a minha irmã que seria a melhor mãe para Dalila, uma mãe espetacular, uma tia mãe, eu prometi a Dalila que eu seria uma boa mãe a ela... - minha voz embarga. - A senhora conhece a lactação induzida?
- Eu... eu... - ela limpa suas lágrimas. - Eu conheço sim, querida! É um dos meus estudos mais recentes, eu... - Ela abre um sorriso largo - Rafa, você quer amamentar a Dalila?
- Eu quero!
Acabo falando com a voz completamente embargada.
- É um gesto muito bonito...
- Eu sou estudante de fisioterapia e eu já ouvi falar sobre a lactação induzida, mas eu não sei muita coisa porque não estudei a fundo. A senhora poderia me explicar melhor?
- É claro! É claro que sim!
Bete levanta e então senta na cadeira ao meu lado, me viro e ela pega minha mão, sinto meu coração se encher de amor quando sinto o toque dela, é como se fosse o toque da minha mãe.
Estou chorando, minhas lágrimas descem por minhas bochechas sem freio algum.- Como você já é quase uma fisioterapeuta, eu vou te explicar da forma que eu sei que entende, tudo bem?
Balanço a cabeça assentindo, ela sorri e limpa suas lágrimas.
- A lactação induzida funciona assim: fixamos uma fita em uma das extremidades de uma sonda na região areolar do seio da mãe e mergulhamos a outra extremidade da sonda em um recipiente que tenha leite, pode ser uma mamadeira. Então, posiciona o bebê na mama de forma que a criança abocanhe - ela explica fazendo gestos com a mão - a região areolar e a sonda.
- A sonda funciona como canudinho, certo?
- Isso! Isso mesmo - ela diz sorrindo. - Funcionará como um canudo. Conforme o bebê suga a mama, ele puxará o leite que estará na mamadeira ou qualquer outro recipiente. Conforme ele suga e recebe o leite, o bebê permanecerá sugando e a sucção estimulará a produção do leite da mãe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
De repente mãe - Completa - Em Revisão
RomanceAtenção: Plágio é crime! Todos os direitos dessa obra são da autora. A estudante de fisioterapia Rafaela Maldonado viu sua vida mudar de forma drástica após sua irmã, Raissa Maldonado, morrer no parto e descobrir que a irmã pediu, como último desejo...